O PEQUENO CAMINHEIRO
PARTE VIII 
O AMOR -  ENCONTRO COM O HOMEM TRISTE E OS PÉS DE DEUS.
(Sócrates Di Lima)


O dia amanheceu.
Todos estavam ao redor do pequeno caminheiro,
Quando de repente:
- Socorro, gritou o bicho preguiça.
Todos acordaram assustados...
- Um urso...um urso...vai nos comer...
- Calma ai dona preguiça, o urso é amigo, ontem a noite enquanto vocês dormiam, eu o encontrei sozinho e triste, então trouxe ele pra cá, disse a tartaruga.
- Está bem, está bem, junte-se a nós seu urso.
- Obrigado, obrigado, meu nome é Pandolé...obrigado....
Então todos se reuniram, cercaram o urso e...
- Eu sou a borboleta, bem vindo...
- Eu sou a tartaruga, agente já se conhece,
- Eu sou o bicho preguiça, bom dia...
- Eu sou a falcão, fica com a gente,
- Eu sou o Urubu, legal ter você aqui.
- Eu sou a cobra, vamos vencer juntos,
- Eu sou o cavalo, carrego todo mundo quando estão cansados, mas, você é pesado, não vai dar não, mas, vem com a gente.
- Eu sou o pequeno caminheiro, junte-se a nós, e aumente nossa família de amigos.
- Obrigado gente...obrigado. Falou o urso com lágrimas nos olhos.
- Bom, então vamos andando....o sol já se levantou, “ simbora” povo meu.
- he...he..he...Vamos lá povo hebreu, é isso ai Moises...ironizou o falcão, rindo de perder penas.
Seguiram então cantando e brincando uns com os outros, até que!
Parou o menino, fez sinal para todos e falou:
- Olha lá, aquilo é um homem?
- É sim, falou o urso. – E ele está chorando, vamos lá.
- Homem...seu homem...bateu o menino ás costas do homem.
Virou-se e viu todos os animais, deu um pulo de susto e gritou:
- O que é isso? Quem são vocês?
- Calma seu homem... “ vá ca carma” falou o bicho preguiça.
- Olha, eu sou um caminheiro e esses aqui são meus amigos, não temos destino, seguimos o sol, a lua e as estrelas, estamos sós no mundo e assim vivemos.
- Está certo, respondeu o homem enxugando suas lágrimas.
- Porque o senhor está chorando? Perguntou a borboleta.
- Eu hoje sou um homem infeliz, meu coração está triste, minha vida está acabada, respondeu o homem.
- Ora..ora...senhor, porque sua vida está acabada, o que aconteceu?
- Depois de tantos anos de vida mal acompanhada, encontrei um amor, o grande amor da minha vida, vivemos juntos por um longo tempo, fizemos loucuras de amor juntos, e eu fiquei doente do corpo e da cabeça e a deixei.  Então, ela é linda, tem os olhos tão belo que meus olhos cintilavam quando os viam. Tem um sorriso tão lindo, tão alvo que parece nuvens, tem as mãos tão macias que nem sei o que é rudez. Ela tem a fala tão doce que parece uma melodia, e o seu jeito de ser, uma simplicidade tão intensa que nem parece um ser humano. Ah! Meus amigos, que mulher...que mulher...Falou o homem com lágrimas nos olhos.
- ô meu amigo, o que poderemos fazer para você não chorar mais, falou o menino.
- Nada, não podem fazer nada, eu fui egoísta, fui tolo, fui arrogante, bobo, fui intolerante e deixei que ela fosse embora da minha vida. Ela não queria ir, chorou na despedida e eu tive a certeza do quanto amor e dedicação ela teve para comigo. Fui injusto com ela, ingrato, pensei só em mim, nos meus problemas financeiros e preferi renunciar ao meu amor que levei meio século para encontrar.
Um silencio profundo e todos estavam lacrimejando...
- Que triste isso seu homem...mas, cadê ela?
- Não sei, seu último soluço ainda está na minha mente, mas, ela foi embora, não sei "onde estará o meu amor".
- E você não falou mais com ela, vejo que o senhor tem um telefone celular ai na sua cintura, porque não liga pra ela?
- Eu tentei, mas, só dá caixa postal...e não vou tentar mais, não vou mais ligar, já se passaram 3(três) dias e não vou mais chorar por amor algum.
- è tão bom chorar por amor, falou a borboleta?
- Como você sabe borboleta, você já chorou?
- Eu não, mas, já li nos contos de fada, e o amor é tão lindo.
- É verdade, borboleta, é verdade, o amor é lindo. Disse o homem.
Todos se sentaram ao redor do homem e ali ficaram horas discutindo sobre o amor, e o homem paciente com eles dividia sua experiência de amor e os ensinava um pouco sobre o amor.
 O cavalo um tanto triste manifestou-se:
- Eu amei uma “ potranca” linda, uma égua de dar inveja. Tinha a crina longa e branca e a calda longa até o chão....
- Calda? Égua tem calda seu cavalo? Perguntou o Urso.
- É que eu não quis dizer “ rabo” acho essa palavra feia. Mas, é verdade, ela tinha um rabo de causar pânico, quando ela passava. Levantava o rabo e sacudia de um lado para outro, a cavalada ficava alucinada e eu tinha que sair dando patada em todo mundo para defender minha “ potranca”.
- E o que aconteceu com ela? Perguntou a cobra.
- Ela morreu, foi ficada por uma serpente...
- Por isso que o senhor queria me quebrar a cabeça não é seu cavalo? Disse a cobra.
- É verdade. Mas, já passou e eu não tenho que generalizar, nem toda cobra é peçonhenta. Sofri muito, por isso entendo o homem ai, eu sofri igual a ele.
Sabe, o amor é uma doação tão grande, que a gente depois de um certo tempo fica dependente. O amor é uma luz intensa e a gente tem sempre que estar tomando cuidado para não apaga-la, pois, é ela quem ilumina a vida, quer seja um amor de mãe, que é incondicional, o maior amor do mundo, também o amor de irmãos, até mesmo por um animal de estimação O amor é sagrado, vem de Deus, e nós aqui, amamos uns aos outros. Mas, o amor de homem e mulher, quando sincero, verdadeiro, é também, um amor infinito enquanto durar e esse amor deve durar para sempre, mesmo que as pessoas se separem. Eu ainda a amo, apesar de saber que nunca mais a terei de volta. Disse o cavalo.
- É verdade meu amigo, o meu amor ainda está vivo, lá fora e dentro de mim, queima feito fogo, dói feito uma carne rasgada, e com isso, se fez uma saudade tão louca que rasga meu coração, enche meu peito e sai pelos olhos. Eu sou dono da minha tristeza, eu quis assim. falou o homem chorando.
- Olha, seu moço, seja forte, pensa no que foi bom, nos momentos maravilhosos que vocês dois viveram, nas loucuras que disse que fez, no carinho, na ternura...pense somente no lado bom do amor, não se entedie com isso, e nem se odeie por ter feito o que fez. A vida segue seu destino, você segue o seu e ela o dela. Provavelmente cada um de vocês encontrará um novo caminho, e um novo começo do amor, o importante é nunca desistir, nunca deixar de amar e nunca esquecer o amor vivido. E quando lhe perguntar se você o esqueceu, diga simplesmente que não chora quando se lembra dele. E, se chorar, diga que chora, pois, nunca devemos deixar de fazer aquilo que o coração manda, nunca deixarmos de ser nós mesmos em qualquer situação. Vem conosco, siga nosso destino, vamos em frente, você é nosso amigo, vem ....
- Não, seu sábio caminheiro, não posso, tenho ainda muito que fazer por aqui, não posso seguir um destino assim, não sou livre para ir, tenho muito que fazer. Vão vocês, adorei conhecê-los, vocês serão inesquecíveis. Vão, eu estou bem, minhas lágrimas não secarão, mas, serão amenizadas e eu ficarei com minha tristeza até meu coração suportar e minha alma permitir. Deus acompanhe vocês meus amigos....Até um próximo olhar, até um próximo encontro nesta vida que Deus nos deu.
Então em acenos e lágrimas, deixaram o homem e seguiram em frente...
Num derradeiro ato o caminheiro parou e gritou:
- Qual seu nome?
- Me chame apenas de um sonhador, um  sonhador.
- Está bem...adeus....e sem olhar para traz, foram embora e o homem ficou sentado sobre á sua pedra, chorando seu amor perdido.
Num dado momento o pequeno " andarino" caminhante menino, mandou que o cavalo fosse á frente para observar o caminho.
Enquanto isto, subiu até uma pedra e pôs-se a olhar o horizonte, quando seus olhos inocentes puderam ver os pés descanços de Deus caminhando sobre a terra.
Mas, só os olhos da sua inocência  poderiam enxergar e ali ficou estático olhando o infinito e os pés de Deus com o corpo encoberto pelas nuvens e sobre a planicie natural da vida, da terra criada por ELE.
Quis ele ter o poder de ver a face de Deus, mas, nem ele pode, apesar de sua alma ser leve e protegida por DEUS. 
Teve tanta vontade de apresentar seus amigos e caminharem logo atrás, mas, não pode, ainda tinha muito que viver, sonhar, aprender, conhecer  o amor e ser feliz.

Socrates Di Lima
Enviado por Socrates Di Lima em 13/05/2011
Reeditado em 13/05/2011
Código do texto: T2967778
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.