*O Menino Coletor*

Minha vida não era nada fácil...

Desde os nove anos, eu lavo carros, faço entregas, engraxo sapatos, limpo as garagens de casas e dos conjuntos residenciais aqui do lado.

Sou conhecido como Bombril e não acho ruim por terem me colocado este apelido, mas, só atendo o chamado, quando se trata de serviço, pois, o meu nome é Roberto.

Eu recolho jornais, garrafas, ferro velho, e também desmonto guarda roupas e camas que vão para o lixo... Esta foi a maneira que encontrei para ganhar dinheiro e ajudar a minha Mãe.

Estou super equipado... Tenho carinho de mão, de feira, martelo, chaves de fendas, alicates e mais um monte de ferramentas... Aprendi a consertar varias coisas e montar estantes e guarda roupas, também, de tanto desmontar as coisas, fui aprendendo.

Sexta feira depois da aula, eu corria para limpar a serralheria... Levava o meu carrinho de mão para poder carregar a sucata que eu recolhia e vendia no ferro velho, além disso, ainda ganhava cinco reais pela limpeza... Recebia da venda da sucata, de cinco a quinze reais e com este dinheiro, Vovó fazia a feira, enchendo a casa de frutas e verduras.

Hoje eu tenho quatorze anos e continuo trabalhando como Mamãe... Ela trabalha de domingo a domingo e eu também... Sábado e domingo era o dia da limpeza... Os ricos juntam tanta coisa e sou eu que retiro os pets, jornais, garrafas, espelhos e brinquedos quebrados...

Eu sou coletor e reciclador de materiais descartáveis... Sou também o rapaz de recados e aquele que é chamado para buscar algumas coisas que deixaram de comprar na farmácia ou no supermercado... Agora me chamam de ligeirinho, pois, tudo eu faço correndo, gosto de correr, a não ser quando o material pode quebrar.

Agora eu sou um rapaz informatizado e, além disto, disponho de um celular com jogos e cartão de memória... Dona Vanja comprou um notebook e me deu seu antigo computador e o Sr. Victor comprou um ifone lindo e me presenteou o celular que estou escutando musica agora e para minha alegria, ainda comprou um chip da Tim no meu nome e colocou doze reais de crédito... Eu o abracei e dei um beijo nele na frente de todo mundo e depois fiquei vermelho como um pimentão e todos riram... Eu fiquei tão feliz que pulava e dançava e a turma continuava a rir, foi muito bom...

- Agora os clientes me ligam, viu que chique?

Estou estudando de manhã, trabalho depois da aula e a noite eu faço as lições de casa,

leio livros que iam para o lixo, brinco um pouco no computador ou então tento consertar objetos que recolhi... Eu conserto e deixo em consignação em uma loja de material usado, lá perto da casa da minha tia... Anotamos todas as peças e quando são vendidas, eu dou baixa... Seu Pedro me ensinou o que é livro caixa, déficit e superávit e fundo de caixa, até mesmo o que significava balanço... Adoro aprender, é sensacional saber das coisas.

Era domingo a noite quando Mamãe me chamou... Ela estava felicíssima... Ela estava tão linda, minha Mãe sempre foi linda demais.

- Filho, Mamãe agora é gerente de vendas, dobrou o meu salário e, além disto, irei receber comissões se eu ultrapassar o mínimo de vendas... Estou muito feliz filho.

Corri e abracei a Mamãe, ela sempre foi uma batalhadora e nunca pode comprar as coisas de mulher... Vovó quem cortava o cabelo dela e lhe fazia as unhas.

- Mãe... A Senhora vai poder ir à cabelereira e a manicure? Poderá comprar aqueles perfumes do catálogo da sua amiga? Vai poder comprar aquele vestido das Casas Marisa, o azul claro da vitrine?

Ela com lagrimas nos olhos, respondeu.

- Vou sim meu filho e também vou poder comprar um tênis lindo para você e que tal uma calça jeans bem bacana?

- Sensacionaaaallll... Abracei a Mamãe e ficamos dançando, rodando e dando risada.

- Filho, tem mais uma coisa que quero falar, sente-se!

Sentei-me curioso e fiquei quieto aguardando... Ela se remexia, ajeitava a cadeira, como se estivesse pensando em como começar.

- Mãe... Conta logo... Estou curioso.

- Você conhece o Victor correto? O que lhe deu o celular... Pois bem, ele convidou a Mamãe para ir a uma festa, mas, vou te confessar uma verdade... Já tem uns dois anos que ele me faz este tipo de convite... Ele é um bom homem e acho que quer namorar comigo.

Mamãe falava isto com cara de preocupação, como se fosse necessária a minha aprovação... Como se ela não quisesse me magoar... Havia uma ponta de preocupação em sua face.

- Quer dizer que Mamãe anda conquistando corações? E foi conquistar o coração logo do Senhor Victor, o bonitão mais bacana do pedaço? É Mãe? É isso mesmo?

- É sim meu filho... Estou muito feliz mesmo... Escolhi bem? Você não vai ficar chateado por ver a sua Mãe namorando?

- Mamãe, a Senhora lutou tanto para cuidar da gente e esqueceu de cuidar de si própria... Já estava na hora não é mesmo? Estou muito feliz pela Senhora, feliz mesmo Mamãe... Muito feliz...

Camaro CMRS
Enviado por Camaro CMRS em 15/08/2012
Código do texto: T3831553
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.