DANÇANDO LAMBADA

Narrador: em Belém nos anos oitenta as FMs só tocavam músicas internacionais, pouco se ouvia até do M.P.B. Era nas periferias que se ouvia bastante os bregas românticos, as lambadas e o carimbo. Naquele ano de 1982, Casemiro, irmão de Luísa queria fazer uma surpresa para o Arthur, seu amigo, que estava aniversariando naquele dia 18 de Março. Falou com a sua irmã, que estava estudando como Joca na sala de estar.

Casemiro: Mana, sexta é p aniversário do Arthur, o que você acha da gente aprontar uma festa.

“Luísa: Pai d” égua!...Mas em que casa?

Casemiro: Já pensei em tudo. Podemos fazer na casa da irmã dele, a senhora Marina.

Joca: ei! Eu vou ficar de fora?

Casemiro: claro que não você tem um acervo muito bom de músicas.

Joca: é, mas tem gente que não gosta das músicas que tem lá em casa. Casemiro: Música é música, afinal. E aproposito, a Luísa fala com as colegas dela e trás os comes e bebes, enquanto nós providenciamos o chibé(a bebida).

Luísa: Puxa! Será uma festa Americana.

Joca: Insisto em dizer que muitos não sabem dançar as músicas que tenho.

Luísa: Que tipo de música é Joca?

Joca: é brega, lambada, e forró .

Narrador: Não deu outra. A menina fez uma cara estranha, enquanto o Casemiro... Para ele qualquer música era música.

Luísa: Credo, não tem música internacional?

Joca: não!

Casemiro: Ora Luísa tudo é música para dançar.

Narrador: Enquanto a discussão começava chegou Marina.

Marina: Luisa tu fizestes o trabalho de Física do professor Bené?... Ah oi meninos. O que vocês estão tramando?... Está todo mundo com uma cara esquisita.

Casemiro: não Marina. Aliás estamos querendo fazer uma surpresa de aniversário para o Arthur e em sua casa. O que você acha?...

Marina: Ah!...Como assim?...

Luísa: Marina o Arthur fará aniversário na próxima sexta e a gente quer fazer uma surpresa para ele. Os meninos oferecem às bebidas e as meninas as comidas, Joca oferece as suas músicas estranhas... Brega, Lambada e etc. E era disso que a gente estava falando quando você entrou. O que você acha?

Marina: Não sei não. E o que tem de errado com os Bee Gees, a Madona e o Michael?!...

Joca: ora gente. Música é música. Não tem cor e nem cheiro. Só alma. O som que embala, envolve e aproxima. Os passes são bacanas.

Luisa: não sei não, é muito estranho letras horríveis e as pessoas suadas ficam se esfregando na gente!

Joca: ah! Luisa deixe de coisa. Afinal, como dizia Sebastião Bach, “ Música sai do coração e para o coração vai.” Além de que você vai dançar e não sair cantando por ai.

Casemiro: Agora tu viajaste Joca. Mesmo assim você tem razão. É melhor vocês pararem com essa bobagem e deixe acontecer vamos ver no que vai dar.

Marina: é Luísa, nesse ponto não podemos opinar pelos outros.

Luisa: Mas eu sei o que eles gostam.

Joca : Não lê logo a minha mão.

Narrador; todos riram, mas os preparativos foram assumidos por cada um. E aquela sexta foi como um sonho. Marina, depois da aula levou Arthur para jantar na casa dos avós. Enquanto Joca, Luísa e Casemiro ornamentavam e ajeitavam o som, bem como recebiam os convidados.

Joca começou a animar a festa colocando lambada e o brega, que foi questionado por alguns, mas quando ele começou a ensinar a meninada e muitos começaram a pegar o embalo, foi só delírio.

Quando Arthur chegou, com os avós, sua mãe, seu pai e Marina foi ovacionado pelos colegas e a festa ficou do jeito de todos. A resistência foi só inicial, lá pela madrugada gostava-se de ver Luísa e Marina atracadas “dançando Lambada”.

Casemiro: olha só Joca as duas que reclamaram.

Joca: é amigo isso prova que música é ritmo. Não cabe discriminação é deixar a música embalar a alma e deixar o corpo ir.

Arthur: é!... O meu muito obrigado mesmo. Se não foi um presentão, será uma festa inesquecível... Olha só a vovó como o vovô?...

Narrador: Mais tarde a lambada estourou. Surgiu numa reportagem do Fantástico e começou uma febre no país, que era obrigação tocar em qualquer lugar. Mais quem queria aprender e um pouco depois, gradativamente, o brega começou a tomar corpo na FM Rauland. Hoje é vedete das grandes empresa fonográfica.