ZUMBI E O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

ZUMBI E O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA:

ENREDO: No Brasil, comemoramos o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi. Lembramos a importância do Quilombo dos Palmares e de todas as pessoas comprometidas no combate ao racismo, na luta por uma sociedade capaz de assegurar justiça, solidariedade e igualdade com respeito à diversidade. As escolas não podem ficar de fora. No seu projeto Político Pedagógico, na sua concepção de currículo o compromisso com a erradicação do racismo, discriminação e preconceito deve estar presente. Nesta radionovela estamos dando os primeiros passos...juntos.

Locução 1: (Narrador)-No Brasil, comemoramos o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi. Lembramos a importância do Quilombo dos Palmares e de todas as pessoas comprometidas no combate ao racismo, na luta por uma sociedade capaz de assegurar justiça, solidariedade e igualdade com respeito à diversidade.

Personagens (Narrador)-Toinzinho, Ana, seu Francisco, Mazinho, Joana.

Técnica: Música preferida pela raça negra e que tenha haver com suas tradições.

Técnica: Barulho de escravos trabalhando e conversando.

Locução 2: (Narrador)- (Conversa entre os participantes da novela-Elenco formado por crianças e adultos).

Locução 3(Narrador)- Mazinho e Ana correndo com um presente na mão encontram Toinzinho e convidam-no para o aniversário do bisavô da Joana!.

Mazinho e Ana gritam! Toinzinho! Toinzinho! Vamos pra festa de aniversário do bisavô da Ana! Toinzinho responde: Eu já ia mesmo te chamar, Mazinho!

(Mazinho)-Afinal, não é sempre que se comemora 110 anos! (Toinzinho)- É mesmo! Ele é o morador mais idoso da cidade! Merece todo nosso respeito! De repente Joana aparece e diz: Oi, turma! A festa já vai começar, vamos lá prá casa! Seu Francisco estava sentado numa cadeira quando a gurizada entrou gritando! Feliz aniversário, seu Francisco! O bisavô de Joana contente disse: Olá! E, cheio de felicidades abraça a todos! Emocionado diz: é muito bom ser lembrado e estar festejando com pessoas de vários povos!

Técnica: Música de aniversário.

(Toinzinho exclamou)- Como assim, seu Francisco? Nem sempre foi assim meu filho! As outras crianças ouviam atentas seu Francisco Falar: Antigamente, as coisas eram diferentes! Os negros como eu eram tratados como coisas, simples coisas, não como seres humanos!(Joana) de repente Joana fala para seus amiguinhos: É porquê nossa família foi trazida à força da África para o Brasil como escravos! Os amigos de Joana gritavam: eu conheço a África! É a terra dos leões... e dos filmes de Tarzan!

Técnica: Grito de Tarzan na selva.

Seu Francisco ficou imaginando e falando baixinho: Sim...e dos homens nus e selvagens...Elevou a voz: infelizmente essa é a imagem que a maioria das pessoas têm da África! Continuou: mas a verdade não é essa! Garotada! A África, antes de ser colonizada, era composta de vários Estados, reinos e até impérios! Isso quer dizer que lá existia uma organização social e política, território definido, vida organizada, cidades estruturadas, urbanização,enfim muita coisa havia...Falou um pouco mais alto dizendo: como por exemplo o Império de Gana no século XIII, de Mali no século XIV e o império de Songai, do século XVI ao XVIII.

Toinzinho abriu os braços e bradou: Quer dizer seu Francisco que a África estava inserida no mundo!!! Seu Francisco respondeu SIM!!! E continuou: os africanos comercializavam com a China! Por exemplo, veja esta gravura do século VII em que africanos são representados negociando com os chineses!

Locução 4:(Narrador)-Toinzinho e Mazinho perguntaram ao Seu Francisco?

Então os povos da áfrica se comunicavam entre si? Seu Francisco: É claro! Eles se conheciam! Exemplo disso é a expansão da tecnologia do ferro através do comércio, guerras e mudança de povos! O uso do ferro exigia conhecimentos de química , construção de fornos e sociedades organizadas! No deserto foram construídas cidades, organizadas rotas comerciais de caravanas e floresceram centro de estudos por viajantes do comércio!

Locução 5: (Narrador)-E, ‘continua animado contando a gurizada os feitos de seu povo’:

(Seu Francisco): Os grandes rios africanos foram fundamentais para o crescimento da população e transporte de produtos! Portanto, eles conheciam a tecnologia da navegação!

Locução 6:(Narrador)- Toinzinho o mais curioso, indagou:

(Toinzinho)- Puxa...eu pensava que a África era toda igual!

(Seu Francisco)- Não é não! A África hoje é formada por 53 países, com religiões diferentes, costumes diferentes...Esses países estão bem organizados, assim como existe o Mercosul e outros blocos econômicos, os países africanos criaram em 1963 a Associação dos Países Africanos para cooperação mútua e eliminação do colonialismo! Temos que apagar as imagens que temos do continente africano e construir outras mais positivas! Os africanos estão integrados na base de formação étnica e cultural do Brasil! Por isso é preciso conhecer melhor a realidade dos negros no nosso país!

Locução 7: (Narrador)-Toinzinho espantado responde:

(Toinzinho) Seu Francisco o senhor sabe tudo isso?

Locução 8 :(Narrador)- Seu Francisco respondeu:

(Seu Francisco) Sim, minhas queridas crianças!

Locução 9 :(Narrador)-Toinzinho ainda admirado com todo desfecho da conversa disse:

(Toinzinho) Na escola aprendemos que antigamente existiam escravos negros no Brasil! O senhor conhece essa história? Sim! Meu pai e meu avô foram escravos! A escravidão só acabou no Brasil em 1888, o nosso país foi o último a acabar com a escravidão! Toda gurizada ficou espantada!

Técnica: som de espanto de criança!

Locução 10:(Narrador)- O seu Francisco colocou mais lenha na fogueira:

(Seu Francisco)-Os negros trabalhavam em sua maioria nas lavouras de cana-de-açúcar, nas minas de ouro e fazendas de café...

Locução 11-(NARRADOR)-Por um instante os meninos de afastaram e começaram a conversar entre si:

(Os meninos) que eram os pilares da economia do Brasil colonial! Já pensou se não fossem negros?

Locução 12(Narrador)- Seu Francisco interferiu na conversa dos garotos!

Técnica: Som de interferência.

(Seu Francisco) Exatamente! Prá vocês verem, os imigrantes só chegaram no final do século XIX! Antes disso o Brasil foi todo construído pelos que aqui estavam!

Locução 13(Narrador)- Novamente indagou Toinzinho?

(Toinzinho)-Mas então sem o trabalho dos negros o Brasil não existiria? Sim Toim...Inclusive alguns políticos da época diziam isso! Mas infelizmente isso era usado para justificar a escravidão, e não como base para reconhecer o direito desses seres humanos!!!

Locução 14(Narrador)- Joana entrou na conversa e indagou ao avô?

(Joana): Mas os escravos realizavam outros tipos de serviço, não é? Seu Francisco. Sim! Eram ferreiros, sapateiros, carpinteiros, vendedores... mas os negros não se acomodavam à escravidão! Eles se rebelavam através de movimentos como o de Palmares e outros quilombos! Ela continuou perguntando! E o que eram quilombos? Seu Francisco na sua sapiência ia explicando! Eram povo – ações escondidas nas matas, formadas pelos escravos fugitivos! Além das fugas individuais, havia violentos combates contra os senhores e os feitores...Para controlar os escravos e garantir a segurança dos senhores e a produção, os feitores e capitães do mato eram muito severos e desumanos, torturando escravos rebeldes até a morte...

Técnica: barulho de chicotadas.

Locução 15(Narrador): Por volta de 1675, o rei dos quilombos dos Palmares Ganzá-Zumba, negociou a paz com o governador Pedro de Almeida, recebendo terras do morro do Cucáu, mas foi traído e morto!

Seu Francisco já está cansado disse a garotada:

(Mazinho) Como seu Francisco nos deu uma grande lição sobre os Zumbis dos palmares e a história da África, vamos entregá-lo o presente e cantar mais uma vez parabéns...

Locução 16(Narrador)- Para coroar o final feliz da história todos alegres e abraçados comemoraram cantando os parabéns pra você!!!!

Técnica: Música de parabéns com algazarra.

Locução 17(Narrador)- E no final se despediram e foram todos para casa cantarolando, menos Joana que ficou fazendo companhia a seu avô!!!

Técnica: Música de criança cantarolando.

FIM

NOVELA DE RÁDIO

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-CONCLUDENTE DE JORNALISMO

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 19/04/2007
Código do texto: T455979
Classificação de conteúdo: seguro