CRONOLOGIA DA LITERATURA BRASILEIRA, DO PRÉ-DESCOBRIMENTO ATÉ 1922 (HÁ 95 ANOS)

A) FASE PRÉ-GREGÓRIO DE MATOS:

-1453 – QUEDA DE CONSTANTINOPLA-FIM DA IDADE MÉDIA E INÍCIO DA IDADE MODERNA.

-1487 - BARTOLOMEU DIAS DOBRA O CABO DAS TORMENTAS, QUE PASSA A CHAMAR-SE CABO DA BOA ESPERANÇA.

-1492 – CRISTÓVÃO COLOMBO, A SERVIÇO DA COROA ESPANHOLA, DESCOBRE A AMÉRICA.

-1493 – PAPA ALEXANDRE VI ASSINA A BULA “INTER CÉTERA”, QUE FIXAVA O DOMÍNIO ESPANHOL. TAL BULA DIZIA QUE UMA LINHA TRAÇADA DE NORTE A SUL DO PLANETA, A PARTIR DE 100 LÉGUAS DA ILHA DOS AÇORES E DA ILHA DA MADEIRA; TUDO A OESTE ERA (OU SERIA) DA ESPANHA!

-1494 – ESPANHA E PORTUGAL ASSINAM TRATADO DE TORDESILHAS, DEPOIS REFERENDADO PELO VATICANO, MODIFICANDO A LINHA DIVISÓRIA DA BULA ANTERIOR, A BULA INTER CÉTERA. TAL LINHA NÃO MAIS ESTARIA À 100 LÉGUAS DOS AÇORES E DE MADEIRA, MAS À 370 LÉGUAS DAS ILHAS REFERIDAS. (SOMENTE UM TERÇO DO ATUAL TERRITÓRIO BRASILEIRO ATENDERIA A ESSE TRATADO).

-1498 – VASCO DA GAMA, NAVEGADOR PORTUGUÊS, CHEGA À ÍNDIA, FAZENDO NOVO PERCURSO (CONTORNANDO A ÁFRICA).

-1500- EM 22 DE ABRIL DE 1500 DÁ-SE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL, POR PEDRO ÁLVARES CABRAL.

-1500-EM 01 DE MAIO DE 1500, PERO VAZ DE CAMINHA ESCREVEU UMA CARTA AO REI DE PORTUGAL, RELATANDO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL. TAL CARTA FOI LEVADA PELO COMANDANTE GASPAR DE LEMOS E GUARDADA NA TORRE DO TOMBO, EM LISBOA.

-1532- FOI PUBLICADA A “PRIMEIRA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA”.

-1549-CHEGADA DE TOMÉ DE SOUZA (PRIMEIRO GOVERNADOR GERAL DO BRASIL).

-1580-PUBLICAÇÃO DOS “OS LUSÍADAS”, POR LUÍS VAZ DE CAMÕES.

B) FASE PÓS GREGÓRIO DE MATOS:

-1636-NASCIMENTO DE GREGÓRIO DE MATOS.

-1640-PORTUGAL LIVRA-SE DO DOMÍNIO ESPANHOL.

-1695-MORRE GREGÓRIO DE MATOS.

-1724-FUNDADA A ACADEMIA BRASÍLICA DOS ESQUECIDOS.

A Academia Brasílica dos Esquecidos foi fundada na cidade de São Salvador da Bahia de Todos os Santos em março de 1724, com o objetivo de ampliar a produção letrada e escrever sobre a história do Brasil enquanto parte do Império Português. As atividades dessa instituição duraram até fevereiro de 1725.

-1752-FOI FUNDADA, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, A “ACADEMIA DOS SELETOS”. OBSERVAR QUE, SEGUNDO O HISTORIADOR ANTÔNIO CÂNDIDO, A LITERATURA BRASILEIRA COMEÇOU A PARTIR DESTE PERÍODO.

C) INÍCIO DA LITERATURA BRASILEIRA:

-1759-É FUNDADA EM SALVADOR (BA), A “ACADEMIA DOS RENASCIDOS”.

-1808-CHEGADA DA FAMÍLIA REAL DE PORTUGAL AO BRASIL. DOM JOÃO VI E FAMÍLIA, TROUXERAM PROFESSORES FRANCESES (MISSÃO FRANCESA). FOI ENTÃO CRIADA, POR DOM JOÃO VI, A “ACADEMIA DE BELAS ARTES”. DOM JOÃO VI TROUXE TAMBÉM PARA O BRASIL, A “IMPRENSA RÉGIA” QUE FOI, DE CERTA MANEIRA, A PRIMEIRA EDITORA DO BRASIL.

-1817-PUBLICADA, PELA IMPRENSA RÉGIA, A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA, PELO PADRE MANUEL AIRES DE CASAL, NO LIVRO “COROGRAFIA BRASÍLICA”. ESTE FOI O PRIMEIRO LIVRO PUBLICADO NO BRASIL, MAS É CONSIDERADA APENAS UMA “LITERATURA INFORMATIVA”. NELA, O PADRE AIRES FALA DA “CARTA DE PERO VAZ CAMINHA”, DOS FRUTOS, DOS ANIMAIS (ONDE INCLUÍA OS ÍNDIOS) E A TOPOGRAFIA. CONSTA-SE QUE ELE COPIOU TUDO, DESDE A CARTA ATÉ TEXTO, DE SANTA RITA DURÃO E OUTROS HISTORIADORES, E QUE DE FATO ELE NUNCA VISITOU NENHUM DOS LUGARES E NUNCA VIU NADA DAQUILO QUE RELATOU!

-1822-INDEPENDÊNCIA POLÍTICA DO BRASIL, POR DOM PEDRO I (OU DOM PEDRO IV, CONFORME OS PORTUGUESES).

-1836-FUNDADA, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, A “REVISTA NITERÓI”.

-1850-É PUBLICADO, EM LISBOA, O LIVRO CONTENDO COLETÂNEA DE POEMAS DE GREGÓRIO DE MATOS, COM O TÍTULO DE “FLORILÉGIO DA POESIA BRASILEIRA”, CUJA RECOLHA FOI FEITA POR FRANCISCO VARNHAGEN.

-1881-PUBLICAÇÃO DO LIVRO “O MULATO”, POR ALUÍZIO DE AZEVEDO.

-1922-ACONTECE, NA CIDADE DE SÃO PAULO, A “SEMANA DA ARTE MODERNA”. OS ARTISTAS E ESCRITORES, FINALMENTE, ROMPEM COM O VÍNCULO EUROPEU/GREGO: COMEÇA ENTÃO, DE VERDADE, A LITERATURA BRASILEIRA.

D) JORNAIS BRASILEIROS QUE DEFENDERAM IDÉIAS/IDEAIS NO PERÍODO ANTERIOR, DURANTE E APÓS A SEMANA DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO:

-1825: FUNDADO O "DIÁRIO DE PERNAMBUCO".

-1827:FUNDADO O "JORNAL DO COMÉRCIO".

-1830:FUNDADO O JORNAL "O REPÚBLICO".

-1844:FUNDADO O JORNAL "A LANTERNA MÁGICA".

-1850:FUNDADO O JORNAL "CORREIO MERCANTIL".

-1850:FUNDADO O JORNAL "DIÁRIO DO RIO DE JANEIRO".

-1854:FUNDADO O JORNAL "CORREIO PAULISTANO".

-1860:FUNDADO O JORNAL "A SEMANA ILUSTRADA", QUE POSTERIORMENTE PASSOU A SER CHAMADO DE "REVISTA ILUSTRADA".

-1864:FUNDADO O JORNAL "O DIABO COXO" (EM SÃO PAULO).

-1866:FUNDADO O JORNAL "O CABRIÃO".

-1874:FUNDADO O JORNAL " O MOSQUITO".

-1875:FUNDADO O JORNAL "O JORNAL DA TARDE", QUE APÓS PASSOU A CHAMAR "GAZETA DE NOTÍCIAS".

-1875:FUNDADO, POR UMA "ASSOCIAÇÃO COMMANDATÁRIA", O JORNAL "A PROVÍNCIA DE SÃO PAULO", QUE DEPOIS PASSARIA A CHAMAR "O ESTADO DE SÃO PAULO". OS REDATORES ERAM AMÉRICO DE CAMPOS E F. RANGEL PESTANA. É O JORNAL ININTERRUPTO MAIS ANTIGO DO BRASIL, EXISTINDO ATÉ OS DIAS ATUAIS.

-1877:FUNDADO O JORNAL "DIÁRIO DA BAHIA".

-1884:FUNDADO O JORNAL "O PAÍS".

POSTLOGO:COMPILADO DE TRABALHOS DE PEDRO CALMON ("A EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL BRASILEIRA" -LIV. JOSÉ OLYMPIO-1959), NELSON WERNECK SODRÉ, HÉLIO VIANNA E PROFESSOR MAURÍCIO MERLINI, DE SÃO LOURENÇO DA SERRA (SP).

Tio Babá
Enviado por Tio Babá em 04/12/2017
Código do texto: T6189874
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.