Honda: Uma história quase da Carochinha


     Em 17 de novembro de 1906 nascia no Japão o filho mais velho de um ferreiro. O nome do menino: Soichiro. Desde muito cedo o moleque ficava observando a oficina do pai, encantado com as ferramentas, seus barulhos, cheiros e segredos!
     Aos 13 anos, o menino muito curioso e enxerido, já havia construído uma bicicleta e mais uma série de pequenas “invenções”! Logo que pode foi ser aprendiz de mecânico, e, aos poucos, abriu a própria oficina.
     Trabalhando dia e noite, além de pequenos consertos que mantinham sua subsistência, continuava inventando suas máquinas malucas. Toda vez que apresentava seu trabalho a uma grande empresa, diziam-lhe que seu produto não interessava ou não obedecia aos padrões exigidos pela indústria.
     Soichiro, muito insistente, continuava a buscar seus sonhos e, muitas vezes, era vítima da maior chacota de seus conhecidos que o tachavam de “visionário“.
     Depois de alguns anos de pesquisa e experimentações, Soichiro conseguiu finalmente um bom contrato e montou uma pequena indústria. Porém, durante a guerra, sua fábrica foi bombardeada e grande parte dela, destruída.
     Tudo indicava que o curioso inventor estava fadado ao fracasso.
     Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de muitos produtos, inclusive a gasolina. Em todo o país as pessoas não conseguiam usar seus automóveis para se locomover. Soichiro, então, adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai pelas ruas. Ele havia criado um meio de transporte barato e, melhor, que usava muito pouca gasolina!
     Todos que o viam ficavam maravilhados e passaram a querer as chamadas “bicicletas motorizadas“. Ele, rapidamente, começa a montar e vender, montar e vender... Mas eram tantas encomendas que logo fica sem mercadoria.
     Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção.
     Como não tem dinheiro, procura ajuda financeira em lojas espalhadas pelo Japão que passariam a ser suas possíveis distribuidoras. Com uma ideia tão brilhante, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantaram o capital necessário para a indústria.
     Esta indústria, cuja história parece uma lenda, existe até os dias de hoje e chama-se Honda. Foi fundada pelo “visionário” Soichiro Honda e é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro.
     Tudo porque seu fundador não se deixou abater pelos obstáculos que encontrou pela frente, pelos inventos que fracassaram, nem pelas críticas e zombaria de seus conhecidos.

      "Muitas pessoas sonham com o sucesso. Para mim, o sucesso pode ser atingido por inúmeros e repetidos fracassos. O sucesso representa 1% do seu trabalho, que resulta exclusivamente dos 99% que são chamados de fracassos.   
Soichiro Honda