FLIN E A CIDADE ENCANTADA.

Capitulo um –

Inconfundível qualquer semelhança com as alamedas surtidas de Hortência coloridas da cidade serrana de Petrópolis na Primavera. O perfume incomum exalava uma harmônica sensação de torpor em meus sentidos, inebriante como um bom cálice de vinho. O som que repercutia atrás dos meus passos, naquela noite fria, lembrava muito as gotas serenas do orvalho despejadas nas folhas secas do inverno. Com exatidão eu mantinha a minha caminhada, fixa na sombra dos altos muros da cidade Colonial. A cadência de movimentos assolava a procura de abrigo, pois a chuva fina já começava a encharcar o casaco de camurça marrom preferido. O entardecer de uma cidade bucólica era algo meio sinistro. Tudo ficava repentinamente acinzentado, oferecendo um aspecto deprimente ao local. Uma sensação tênue póstuma de que ali já houvera seres vivos.

Minhas pernas estavam cansadas, mas a sensação nítida e inebriante de estar sendo observado e perseguido continuava por todo o percurso. Olhei de sorrateiro por entre as curvas das ruas a procura de alguma pista que justificasse aquela impressão clara de perseguição aguçada pelos meus sentidos. Um aroma forte entorpecia todo local, sentidos apurados pela fome e cansaço do dia. Próximo à casa de Santos D’umont, parei por alguns segundos, recusei-me a me confrontar com aquela busca esquisita e sem qualquer explicação. Virar-me repentinamente seria tolice, crendice de coisas que eu não acreditava. A busca de alguma coerência para aquela sensação fora em vão, pois não reconhecera nada estranho a minha volta que merecesse atenção. Alguns jovens riam uns dos outros perto da Universidade e pessoas, como eu andavam rapidamente em busca de abrigo.

O badalar do relógio informava com exatidão 21h00 horas.

O vento cortante lançava das árvores as folhas que caíam. Um cântico lamento sobrepôs à alameda, um choro baixinho de bebê com fome adentrou aos meus ouvidos. Olhei ao redor mais uma vez. Estranho e enigmático as gotas da chuva aumentaram e os pequenos telhados não permitiam mais segurança. Corri mais uma vez, agora de encontro com um enorme carvalho, cujas folhas e galhos permitiam que me mantivesse seco. Não percebera, no entanto, que ao tomar esta atitude, a sensação de companhia aumentara. Algo sobrenatural me abraçara, envolvendo-me por completo. Braços contornavam o meu corpo, um afago e um sorriso. Dedos suaves pressionavam o meu braço, puxando-me para bem perto do tronco como uma corda. Apático aos olhos de outros, me dispus a crer que o dia fora imensamente cansativo e que não passara de uma alucinação. Agarrei-me a fé que nunca tivera. E só quando a chuva se conteve corri o mais longe possível daquele local. A sensação de arrepio ainda percorreu os meus dias por um longo tempo.

brisse
Enviado por brisse em 29/08/2018
Código do texto: T6433439
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.