Pobres Jovens, opções preferenciais: Jesus se fez pobre e jovem por amor... Deus veio para todos.

Papa abre lavanderia para pobres e moradores de rua em Roma

Espaço conta com seis máquinas de lavar e ferros para passar as roupas

AFP

11/04/2017 - 08:28

https://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/papa-abre-lavanderia-para-pobres-moradores-de-rua-em-roma-21190951

____________

Jesus está vivo em nosso meio, em especial nos humildes e pobres. "Bem-aventurados os pobres, deles é o Reino de Deus. " Jesus anuncia com voz firme e a todos os homens de boa vontade.

Puebla, México, em 1979,nome do Documento da Igreja Católica Romana na América Latina e Caribe, afirma sobre 2 opções preferenciais: aos pobres e aos jovens. Deus veio para todos. Jesus se fez pobre e jovem por amor...

_____________

Artigos

Publicado em Janeiro - Fevereiro Ed. 325 - Ano 60

História da Catequese: Puebla, México, 1979

Por Irmão Nery, fsc

Introdução

Celebramos, em 2019, os 40 anos da 3ª Conferência Episcopal Latino-Americana e do Caribe, que ocorreu em Puebla, no México, marcando os dez anos de Medellín.

Tal evento eclesial em Puebla, programado para 1978, teve de ser adiado para 1979, entre os dias 27 de janeiro e 13 de fevereiro, em razão do falecimento dos papas Paulo VI e João Paulo I e da eleição do pontífice Karol Wojtyla, que escolheu o nome de João Paulo II. Participaram de Puebla 356 bispos.

(...)

O ponto de partida da 3ª Conferência, a pedido de Paulo VI, foram as conclusões de Medellín e seu pano de fundo, bem como a Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, de 1975, fruto do Sínodo de 1974 sobre “a evangelização no mundo contemporâneo”.

Referências bibliográficas

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Catequese renovada: orientações e conteúdo. São Paulo: Paulinas, 1983. (Documentos da CNBB, 26).

DOCUMENTOS DO CELAM: conclusões das Conferências do Rio de Janeiro, Medellín, Puebla e Santo Domingo. São Paulo: Paulus, 2004.

PAULO VI. Evangelii Nuntiandi. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1975.

SAGRADA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO.

Ritual da iniciação cristã de adultos. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1972.

Irmão Nery, fsc, natural de Machado-MG, é membro do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (Irmãos de La Salle).

É formado em Filosofia e Teologia pela Universidade Lateranense (Roma, Itália), com especialização em Catequese.

Foi assessor nacional de catequese (de 1983 a 1987) e presidente da Sociedade de Catequetas Latino-Americanos (Scala).

É escritor, com 70 livros publicados, conferencista e presidente da Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat).

Reside em São Paulo-SP.

E-mail: irmaonery@gmail.com

https://www.vidapastoral.com.br/edicao/historia-da-catequese-puebla-mexico-1979/

J B Pereira e https://www.vidapastoral.com.br/edicao/historia-da-catequese-puebla-mexico-1979/
Enviado por J B Pereira em 11/03/2020
Reeditado em 12/03/2020
Código do texto: T6885636
Classificação de conteúdo: seguro