Pequeno Teatro da Civilização Ocidental - VI. Idade Média, das Nações ao Absolutismo

NARRADOR

O status social da nova aristocracia estava baseado em valores como lealdade, coragem e honra. Dona das armas e das terras onde servos e os vassalos podiam cultivar e habitar em troca de tributos, proteção militar e econômica, seu poder cresceu exponencialmente, eliminando a intermediação do sacerdócio e culminando na fundação das monarquias absolutistas. Essas dinastias familiares disputavam e unificavam grandes territórios da Europa através das guerras ou de laços consanguíneos ao mesmo tempo em que tornavam-se cada vez mais dependentes do Terceiro Estado, os chamados “burgueses livres”.

Descrição da cena:

Guilhaume e Jacques lideram os camponeses que protestam diante do senhor feudal Jean, protegido pelos portões. O imposto extra é a gota d’água e partem para invadir e saquear o castelo.

GUILHAUME

Por Deus, passamos fome!

JEAN

Calma, calma! O Rei já ordenou novo empréstimo para compra de víveres e de grãos nos burgos vizinhos.

JACQUES

Minha filha tem fome! Os doentes estão morrendo!

JEAN

Daremos o que comer aos famintos e inválidos. Acalmem-se de uma vez!

GUILHAUME

O clima ruim estragou a colheita e matou nossos porcos. Não sobrou nada!

JACQUES

Que se distribua o estoque dos nobres! Pelo menos, deem de comer aos órfãos e viúvas! (empurrando o portão) Queremos comida!

JEAN

Escutem! Os estoques reais não duram muito. A talha 24 tampouco foi suficiente para alimentar a nobreza ou os clérigos, quiçá o povo!

GUILHAUME

Por que Deus nos abandonou? Como permitiu que seu povo passasse fome? Não é divino o Rei? Não é?!? (começam a empurrar o portão)

JEAN

Acalmem-se, estão fora de si!

JACQUES

Não queremos mais desculpas! Queremos comida! Onde está a comida???

JEAN

Esperem! O Rei já vem tentando resolver a situação!

GUILHAUME

Mas como? (param, atentos)

JEAN

Os recursos logo estarão aqui e, com uma... taxa extra, logo pagaremos a obrigação...

JACQUES

Mais impostos?!? Basta!!! (enfurecidos) Não vamos tolerar mais abusos!

GUILHAUME

Chega de fome! (o povo derruba os portões e invade o castelo)

JACQUES

Vamos tomar o que é nosso! (saem de cena perseguindo Jean)