PEDAGOGIA DA PRESENÇA - ESTADO DE SP março 2021

Pedagogia da Presença (salesiana) - método preventivo de Dom Bosco, sacerdote italiano a fazer a primeira experiência pastoral com os meninos de rua em Turim, Revolução Industrial italiana no século 19.

https://www.youtube.com/watch?v=GVgErqx8_tY

______

É um princípio que está presente em todas as ações de toda a equipe

escolar, por meio de ações participativas e afirmativas em todo o cotidiano da escola. A materialização desse princípio se dá por meio do estabelecer de vínculos de consideração, afeto, respeito e reciprocidade entre os estudantes e os educadores.

Nesse período de pandemia, não é possível estar fisicamente presente. No entanto, isso não impede que a equipe escolar exerça de alguma forma a pedagogia da presença na vida de seus estudantes. Simples gestos podem fazer a diferença. É importante lembrar que esse pode ser um momento no qual as redes sociais da escola podem ser aproveitadas e amplamente utilizadas, com postagens que tenham a intenção de aproximá-los.

É também interessante incentivar que os tutores de cada estudante continuem atuando de forma presente e ativa junto aos seus tutorados, incentivando o desenvolvimento das habilidades acadêmicas e socioemocionais.

- Que tal estabelecer um canal de comunicação para que os estudantes compartilhem as suas experiências no processo educativo e para que haja a manutenção dos vínculos criados no ambiente escolar?

- Sugestões:

- Livro de Antônio Carlos Gomes da Costa: Por uma Pedagogia da Presença

- Palestra do Prof. Dr. Sérgio Ricardo Vieira Ramos (dividida em 4 blocos)

1 - https://youtu.be/NZix4mJgc-U

2 - https://youtu.be/acfmK4s3bfE

3 - https://youtu.be/4nLcS96bjXs

4 - https://youtu.be/rTjVRWd1Hsc

- Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com/2013/01/o-que-epedagogia-da-presenca-dicas-de.html

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 04/03/2021
Reeditado em 04/03/2021
Código do texto: T7198151
Classificação de conteúdo: seguro