Gravidez precoce na adolescência: corpo saudável abriga outro corpo saudável.

"Nós somos nosso corpo: a mais e mais relevante e íntima casa da gente é o nosso corpo, onde habitamos. Cuidemos dele. Sejamos dele responsáveis e é nele que tomais nossas mais importantes decisões de vida... ao longo da vida. Eu me cuido e defendo meu corpo... lugar onde abriga minhas escolhas... Aí, tem corpo liberdades e direitos..."

Edineuma Oliveira Andrade

Palestrante: Edineuma Oliveira Andrade – Psicóloga Escola

Site disponível: https://meet.google.com/waa-rcho-saz

Dia: 11/03/2021.

Horário: Das 14:00 às 15:45

Local da Palavra:

Escola Estadual Integral “Prof. Hélio Penteado de Castro”

Patrocínio e iniciativa:

Diretora Flavia Modolo, Vice-Diretora Sandra G. Ferreira

Campanha - São Paulo lança campanha “Gravidez na adolescência..."

Particularidade:

Bate-papo, professores no pátio da escola com os alunos.

Participação de toda a escola e alunos.

Reflexão: O QUE ACONTECE COM O CORPO COM O PROCESSO

GESTACIONAL NA GRAVIDEZ HUMANA?

1ª Parte

Locus e habitat da vida:

Trilhas do desafio de educar e veredas

do gerar cidadãs e cidadãos hoje!

Cinco Oikos (no grego)

ou as 5 CASAS

DA VIDA DA GENTE

COMO PESSOA

DESDE QUANDO NASCEMOS.

1. Corpo – útero – gravidez aqui acontece na menina que encontra o rapaz...

2. Lar – minha família

3. comunidade – escola - clubes- igreja – cidade – você não escolhe quase nada e conquista amigos...

4. Brasil: do Iapoque ao chuauí... Fauna e flora ... tamanho continental e tão ainda desigual e natureza desrespeitada...

5. Gaia – Nossa mãe Terra

Medidas a serem adotadas já!

1 Vencer a cultura machista por uma cultura de diálogo ...

2 Incutir a responsabilidade e a paternidade e a maternidade como valores e prevenção...

3 Educar e informar e orientar os filhos e as filhas sobre a gravidez...

4 Os meninos e as meninas desejam e são curiosos e curiosas sobre o corpo e a sexualidade e as suas funções...

5 As escolas terem projetos de educação à prevenção na adolescência ... gravidez se aprende em casa e na escola também.

6 Proteção ao corpo e à vida se ensino... Ninguém tem direito de tocar a você sem sua permissão. Sugestão da Edineuma Oliveira Andrade

2 ª Parte

Dinâmica de grupo: IMAGINAÇÃO – Estamos grávidos!

Mapa mental e atitudes ergonômicas

e educação do corpo e das escolhas.

Os alunos estão ligeiramente grávidos... E o que vou fazer...

Estamos grávidos!

Tempo: 15 minutos para escrever.

1. - Nome na folha e sua idade:

- Estamos grávidos (nome de livro) agora...

2. Que sentimento e pensamento tive pela cabeça ?

O que vou fazer agora? Estou apavorado! Angustiado... com medo...

3. - Quantas semanas terei daqui na gravidez no meu corpo?

9 meses: 9x30=270 dias. Em torno de 280 dias...

4. - Para quem vou contar?

Meu médico, meu professor...

5. - Quem vai me ajudar?

Minha irmã e minha tia.

6. - O que vai acontecer com o corpo e a mente durante a gravidez?

A necessidade do pré-natal vem nesse período da gravidez até o parto.

O corpo da mãe alimenta o embrião com o cordão umbilical, vai desenvolvendo até se tornar feto humano, vai adquirindo as características de ambos os progenitores... inchaço do seios da mãe, interrompe a menstruação, caibras, desejos, chorar,...

A mãe pode sentir e o pai também: vômito, cansaço, receios, ansiedade, insegurança, se vou sair ou não, vou à escola ou não, o que vou falar com os outros ...

O corpo está inchando ou eclâmpsia com risco de vida para mãe e do bebê...

7. Que parto acontecer?

Não sei, talvez natural ou cesariana...

8. - Que risco pode acontecer?

Troca de sangue, medo no parto, de perder o neném, ficar só, ser deixado pela mulher, ... eclâmpsia.

9. - Tenho recursos ou dinheiro?

Um pouco: plano de saúde, fraldas, remédios, leite, quarto do bebê, trabalho etc.

Lembretes

O primeiro momento da gravidez até o parto é repleto de emoções, experiências, riscos, receios, pode o bebê vir saudável ou não, viver ou morrer...

Se o bebê nascer e viver, será por toda vida! É um processo de atenção total.

As roupas e tudo de bebê é muito caro...

3 ª Parte

Considerações finais da palestrante

Premissas das abordagens.

A. Corporeidade: lugar da identidade: Mente, corpo, coração, útero...

No século 19, Freud se preocupava com a sexualidade infantil e já tinha as bases da terapias contra os traumas psicológicos da criança. Os movimentos feministas lutaram pela emancipação política e social da mulher. E foram rechaçados como o 8 de março: dia internacional da mulher nascido da morte de corpos queimados em fábricas ... E ainda estamos engatinhando com a consciência do corpo e da libertação das emoções e a dignidade do corpo humano como consciência e identidade.

B. Condição epistemológica, ética, educacional, filosófica: Liberdade de escolha, pensando o corpo meu... minha responsabilidade... Ninguém escolhe nada fora de seu corpo... Quase tudo está relacionado ao corpo e ao cérebro humanos. Daí a neurociência e a cultura do corpo que flui desde o século XX.

C. Axiologia do corpo:. A mais importante é o corpo, nossa melhor e mais íntima casa... que devemos aí pensar a sexualidade e gravidez...

Eu me cuido e defendo meu corpo... lugar onde abriga minhas escolhas... Aí tem corpo liberdades e direitos... Lidar com o corpo é-nos desafio e aventura, dor e ternura... Daí os valores e o dinamismo da corporeidade como condição de ser gente entre pessoas... Nascer e morrer, existir e se realizar na história com nossas opções e relacionamentos.

Fala do Prof. Alessandro, de ciências da nossa escola.

Solicitamos que venha mais vezes no presencial da Edineuma Oliveira Andrade à escola na fala do prof. Alexandro, que descreveu o Projeto da Escola sobre Prevenção se faz na escola!: A sexualidade e prevenção da gravidez precoce. Cabem ao pai e à mãe educar e formar a formação afetiva e sexual dos filhos no lar. Temos vergonha de falar disso muitas vezes, embora vemos expostos em filmes... celulares.

Mas, alem de tantas funções acumulada historicamente pela escola, ainda a família delegou ou deslocou a educação sexual à escola.

O professor além de acolher o aluno em sua condição de inciante à alfabetização, socialização do saberes, tem que o educar para conhecer o corpo e a cidadania na responsabilidade sexual.

4 ª Parte

AGRADECIMENTO

Diretora Flavia Modolo

Escola Estadual Integral “Prof. Hélio Penteado de Castro”

A Diretora Flávia Modolo sintetiza os resultados positivos da presença da psicóloga escolar Edineuma Oliveira Andrade, na escola, hoje.

Citou alguns nome de alunos, que participaram da dinâmica (mapeando o corpo como a primeira casa), diante do desenho de um dos alunos.

E sinalizou, contente, a sensação ou a impressão que ficou ao terminar a palestra: Momento agradável e formativo!

Endossou a necessidade de eventos deste nível e de profissionais, que sejam competentes em temáticas urgentes como a educação na área da sexualidade humana e do sentido do corpo, a consciência e a libertação do corpo na história e na vida das pessoas.

_______ //// _______

REFERÊNCIAS

Apoio familiar ajuda jovens a enfrentar desafios da maternidade precoce

11/março/2014 Publicado em: Saúde. Entrevistas realizadas após o parto reforçaram a importância do apoio familiar e indicam a necessidade de melhorar o atendimento a adolescentes grávidas. email ligialaudade@usp.br, com Lígia Gonzaga Ramos Laudade. Disponível em: <Dhttps://revista.pgsskroton.com/index.php/renc/article/view/2474ttps://www5.usp.br/noticias/saude-2/apoio-familiar-ajuda-jovens-a-enfrentar-desafios-da-maternidade-precoce/>. Acesso em: 11 de março. 2021.

Campanha - São Paulo lança campanha “Gravidez na adolescência é para a vida toda”. 28 de fevereiro de 2020. Disponível em: < https://justica.sp.gov.br/index.php/sao-paulo-lanca-campanha-gravidez-na-adolescencia-e-para-a-vida-toda/#:~:text=O%20Governo%20do%20Estado%20de,Lei%20n%C2%BA%2013.798%20de%202019.>. Acesso em: 11 de março. 2021.

Conflitos relacionados à gravidez na adolescência e a importância do apoio familiar. Marilene Prima Leite; Simone Bohry. Disponível em: <https://revista.pgsskroton.com/index.php/renc/article/view/2474

fD>. Acesso em: 11 de março. 2021.

RAPPAPORT, Clara. Encarando a adolescência - São Paulo: Ática, janeiro 2011, 112 p. (Coleção Discussão Aberta).

J B Pereira e https://meet.google.com/waa-rcho-saz
Enviado por J B Pereira em 11/03/2021
Reeditado em 12/03/2021
Código do texto: T7204400
Classificação de conteúdo: seguro