E você? Como estão suas habilidades?

Staiger afirma que a natureza, mãe da contemplação, é lugar da poesis, o lirismo em potência.

O eu lírico mergulha no objeto contemplado. E esta fusão lírica fortificada a impressão de leveza ou profundidade a que a literatura nos lega por séculos sua fineza de transportes de sentidos e sensações e expressividade de contextos inusitados.

Ler e poetizar é continuar na história ou na memória coletiva. O poeta não morre, pois vive em cada verso seu!

Há atitudes e habilidades que só a gente pode fazer, mas podemos aprender ou desenvolver com outras pessoas mais e melhor pessoas.

J B Pereira

__________

https://porvir.org/5-habilidades-essenciais-para-a-vida-adulta-que-a-escola-precisa-desenvolver/

___________

E você? Como estão suas habilidades?

Habilidades Essenciais segundo Harvard

A habilidade de definir problemas sem um guia.

A habilidade de perguntar questões difíceis que desfiam pressupostos prevalecentes.

A habilidade de assimilar rapidamente dados necessários nas massas de informação irrelevante.

A habilidade de trabalhar em equipes mesmo não sendo guiado.

A habilidade de trabalhar absolutamente sozinho.

A habilidade de persuadir outros de que seu curso é o certo.

A habilidade de conceituar e reorganizar a informação em novos padrões.

A habilidade de discutir ideias com um olhar na aplicação.

A habilidade de pensar indutivamente, dedutivamente e dialeticamente.

A habilidade de atacar problemas heurísticamente.

Habilidades Essenciais segundo Princeton

A habilidade de pensar, falar e escrever com clareza.

A habilidade de raciocinar criticamente e sistematicamente.

A habilidade de conceituar e resolver problemas.

A habilidade de pensar independentemente.

A habilidade de tomar iniciativa e trabalhar independentemente.

A habilidade de trabalhar cooperando com outros e aprender colaborativamente.

A habilidade de julgar o que significa compreender algo em sua totalidade.

A habilidade de distinguir o importante do trivial, o duradouro do efêmero.

Familiarizar-se com diferentes modelos de pensamento (incluindo quantitativo, histórico, científico e estético).

Profundidade de conhecimento em um campo específico.

A habilidade de ver conexões entre disciplinas, ideias e culturas.

A habilidade de perseguir o aprendizado ao longo da vida.

Habilidades Essenciais segundo Colégio George Wyth

A habilidade de compreender a natureza humana e liderar de acordo com ela.

A habilidade de identificar características pessoais necessárias e transformá-las em hábitos.

A habilidade de estabelecer, manter e melhorar relacionamentos duradouros.

A habilidade de manter a vida equilibrada.

A habilidade de discernir a verdade do engano independente da fonte da informação.

A habilidade para discernir o verdadeiro do certo.

A habilidade e disciplina para fazer o que é certo.

A habilidade e disciplina para melhorar continuamente.

Habilidades Essenciais segundo Josh Kaufman

Assimilar Informações – Como encontrar, consumir e compreender informações para identificar o que é mais importante em meio um desafio ou problema.

Escrita – Como comunicar pensamentos e ideias escrevendo de forma clara e concisa.

Fala – Como comunicar pensamentos e ideias a outros de forma clara, concisa e confiante.

Matemática – Como utilizar precisamente conceitos de aritmética, álgebra, geometria, cálculo e estatística para analisar e resolver problemas comuns.

Tomada de Decisão – Como identificar questões críticas, priorizar, focar a energia e o esforço, reconhecer falácias, evitar erros comuns e lidar com a ambiguidade.

Rapport (Empatia)– Como interagir com outras pessoas de forma que os encoraje a gostar, confiar e respeitar você.

Resolução de Conflitos – Como antecipar potenciais fontes de conflito e resolver desacordos quando ocorrerem.

Criação de Cenário – Como criar, clarificar, testar e comunicar possíveis cenários futuros que auxiliam no processo de tomada decisão, seja para você ou para outros.

Planejamento – Como identificar os próximos passos necessários para atingir um objetivo, levar em conta as dependências, e preparar-se para a desconhecida e inevitável mudança através do uso de contingências.

Autoconhecimento – Como precisamente perceber e influenciar seus próprios estados emocionais, incluindo gestão efetiva da sua energia, força, vontade e foco.

Inter-relação – Como reconhecer, entender, e fazer o uso de recursos chave de sistemas e relacionamentos, incluindo causa-e-efeito, efeitos secundários e terciários, restrições e loops de feedback.

Aquisição de Habilidades – Como aprender uma habilidade desejada de forma que resulte em competência utilizando os recursos disponíveis, desconstruindo processos complexos, e ativamente experimentando abordagens em potencial.

E você? Como estão suas habilidades?

J B Pereira e https://blog.andrefaria.com/habilidades-essenciais-para-ser-um-bom-profissional
Enviado por J B Pereira em 05/05/2021
Reeditado em 05/05/2021
Código do texto: T7248816
Classificação de conteúdo: seguro