Atividade Tecnologia e Orientação de EStudos

NOME: ________________________________________

DATA: __________

SEGUNDO BIMESTRE DE 2021

PROFESSOR JOÃO BOSCO

TECNOLOGIA: 9A e 9B

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS: 7C E 9D

COTIDIANO - UOL NOTÍCIAS

Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal

Pietra Carvalho

Do UOL, em São Paulo

02/06/2021 21h09Atualizada em 02/06/2021 21h15

Faxineira da Unesp é aprovada em vestibular: 'Conquistei esse espaço'

Maria Helena, de 54 anos, teve apoio de programas da universidade e dos filhos para conseguir passar no vestibular - Reprodução/Arquivo Pessoal

Maria Helena, de 54 anos, teve apoio de programas da universidade e dos filhos para conseguir passar no vestibular

Maria Helena Rosa, de 54 anos, trabalha há quase 8 na equipe de limpeza da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Mas em 2021 ela transformou sua relação com a universidade e irá conciliar o trabalho no campus de Bauru, no interior de São Paulo, com as salas de aula da faculdade de biologia.

Em entrevista ao UOL, a faxineira contou que buscava a vaga desde 2017, quando começou a aproveitar oportunidades no próprio ambiente de trabalho: o PEJA (Projeto Unesp de Educação de Jovens e Adultos), em que monitores dão aulas de conceitos básicos para os inscritos, e o cursinho preparatório Primeiro de Maio, um outro projeto de extensão da própria universidade, já voltado ao vestibular.

RELACIONADAS

"É uma trajetória bem complicada, né, para falar a verdade. Eu trabalho na Unesp por uma terceirizada, então meu horário de trabalho é das 6h30 às 15h30, e eu vi lá que tinha oportunidade de estudar", conta Maria Helena. "E eu conciliava os três, os dois cursos e o trabalho. Das 15h30 às 17h, eu fazia o PEJA, e aí 19h eu ia pro cursinho", explica ela.

A caloura do curso de licenciatura em biologia conta que sempre recebeu apoio das professoras dos preparatórios e que gostava de "voltar ao passado" ao relembrar as matérias que viu durante a juventude, mas sempre com o objetivo de concluir sua trajetória com uma aprovação no vestibular.

"Logo no início eu pensava que queria tentar fazer faculdade de arquitetura, mas aí optei mesmo por biologia, porque eu adoro plantas, animais. Foi uma coisa que eu coloquei na minha mente e falei: 'é nesse caminho que eu vou'. E fiquei 4 anos nessa luta até conquistar esse espaço maravilhoso", comemora Maria, que foi aprovada na primeira chamada no vestibular de 2021.

Ao ser questionada sobre sua reação ao ver a lista de aprovados, ela confessa que não estava confiante durante todo o processo, mas que a notícia foi recebida com uma comemoração na própria universidade.

"Eu fiquei muito tensa. Porque foi assim: 'eu prestei o vestibular pensando: 'ah, se não der certo eu tento ano que vem'. Por que eu sou assim, teimosa, eu gosto de desafios bons. Aí eu fiz a primeira fase. Quando eu vi: 'aprovada para a segunda fase', pra mim a Unesp ficou assim uma coisinha pequenininha. Aí eu pensei: 'ai, será que eu tenho bagagem suficiente para passar da segunda fase?'. E ficava guardando aquilo dentro de mim, preocupada", lembra a estudante, que era tranquilizada pelo filho.

Maria conta que pensou em não abrir o resultado no dia da divulgação da lista, mas que foi incentivada pelo chefe do Departamento de Química da Unesp, onde trabalha.

"Quando eu abri, foi uma surpresa. Eu sentei e falei pra ele assim: 'dá uma olhada'. Aí eu dei um grito e falei: 'a Unesp ficou pequena pra mim'", brinca a universitária. "Eu amei, e agora é seguir em frente, né? Conquistei essa tão sonhada chance de entrar em uma faculdade", completa.

Apoio dos filhos

Ao comentar sobre a rotina fora da universidade, Maria exalta que sempre teve o apoio dos filhos, já adultos. Durante a pandemia, com as aulas do cursinho acontecendo remotamente, a filha da faxineira, que é pedagoga, ajudava a mãe nos estudos.

"Meus dois filhos estão sempre dando força, sempre do meu lado, apoiando. Minha filha é professora pedagoga, e meu filho é engenheiro mecatrônico. Então assim, eu apoiei, dei todo o básico para eles estudarem, e continuei trabalhando. Aí agora eu falei: 'bom, meus filhos já estão formados, porque não aproveitar esse espaço? Se eu trabalho em um lugar em que há a possibilidade?'", detalhou ela.

"Minha filha professora me dava umas orientações, uns 'puxões de orelha', e deu tudo certo", comemora a universitária.

Ela conta que, além de se dedicar às aulas do cursinho, também estudava em seu horário de almoço na Unesp, durante 40 minutos, e aos finais de semana, quando tinha mais tempo.

Ao comentar a conquista da vaga, Maria Helena diz esperar que sua história estimule outros estudantes, principalmente os mais jovens.

"Eu venho da roça, de uma família bastante humilde, e eu lutei sozinha, eu fui mãe e pai para os meus filhos. E eu espero que quem está lendo procure fazer pelo menos um pouquinho, para expandir o mundo, porque essa rotina de só ficar em casa, e só lava e passa, você tem que ter algum tipo de atividade para ocupar a cabeça. Eu gosto de estudar, de ficar sempre iniciando coisas novas pelo estudo, então é o que eu ofereço pro mundo", conclui.

FONTE:

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/06/02/faxineira-da-unesp-ira-estudar-na-faculdade-conquistei-esse-espaco.htm

_____

Leia a notícia acima para responder com atenção as perguntas a seguir:

1º Como é o nome da pessoa a conquistar a vaga no vestibular?

a) Em qual universidade?

b) Qual a idade da caloura?

2º Qual é o estado de vida (casada ou solteira) da caloura?

a) Onde se preparou para o vestibular?

b) Como e quanto tempo teve para se preparar para o vestibular?

3º A família deu ou não apoio a sua iniciativa de fazer as provas de vestibular?

Fale sobre a família dela.

J B Pereira e https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/06/02/faxineira-da-unesp-ira-estudar-na-faculdade-conquistei-esse-espaco.htm
Enviado por J B Pereira em 03/06/2021
Código do texto: T7270451
Classificação de conteúdo: seguro