Cruz e seu significado - Conheça os diferentes tipos de cruz e seu significado Internet

Como símbolo universal do cristão, tem suas variações, segundo fatos históricos e diferentes culturas e comunidades cristãs.

Etc.

__________

Cruz como experiência salvífica do discipulado

J B Pereira

A cruz é o sinal do cristão e da cristã.

A experiência da cruz é batismal, mística na piedade cristã, bíblica como palavra orante como nos salmos penitenciais e na nossa condição existencial de mortais em Jesus o Servo de Javé, que livremente nos salvou pela Cruz, abraçada corajosa e em sacrifício de sua própria vida pela humanidade. Assim, Jesus nos libertou como homem ou Filho do Homem e como Deus ou Filho de Deus.

Não está mais na cruz. Cruentamente (quando houve derramamento de sangue de Jesus na Cruz lá no Calvário), o evento de Jesus morto se deu para não mais se repetir, a não ser incruentamente no santo Sacrifício da Eucaristia no contexto da missa.

Jesus revela sua divindade e esconde sua humanidade no hóstia pequena. O Padre consagra a hóstia grande na missa com o poder in nomine de Christi ou in persona Christi. Amém!

É o Memorial do Senhor morto e glorioso ou ressuscitado para não mais morrer. Mistica e eucaristicamente, MISTERIUM FIDEI - o Mistério da nossa Fé se repete em razão bíblico-teológica da Páscoa, que Jesus quis nos revelar e ser o ápice da sua vida e sua missão, diante dos apóstolos no Cenário na quinta-feira (antes de sua derradeira morte de cruz na sexta-feira da Paixão do Senhor Jesus).

Cabe a Igreja como comunidade de Fé continuar celebrar o mistério eucarístico como presença real e vivas do Senhor Jesus como o mesmo Jesus nos confiou e confirmou seu amor concreto como alimento espiritual especialíssimo com presença real e não meramente simbólica ou mero simbolismo.

A mais antiga referência desse celebrar da Ceia do Senhor aparece em Primeira Coríntios 11, em que o texto paulino nos insere na sacra tradição eucaristia apostólica, fidelidade à Eucaristia na Igreja de Deus.

Jesus, a Virgem de Fátima e José e o Santo Anjo Bom de sua Custódia pessoal a proteja, amorosa e hodiernamente.

Tudo por Jesus, nada sem Maria Santíssima e S. José. "Ad Jesu, per Maria in Gloria Tibi Trinitas Dei ab eterno".

Paciência é a chave do sucesso.

E está em cada ato de amor praticado ao próximo e contra as injustiças.

A paciência contém: escutatória, humildade, serenidade, respeito e cuidado com atenção ou foco no que se faz e como se faz.

J B Pereira e https://catholicus.org.br/conheca-os-diferentes-tipos-de-cruz-e-seu-significado/
Enviado por J B Pereira em 20/10/2021
Reeditado em 26/10/2021
Código do texto: T7367723
Classificação de conteúdo: seguro