Projeto de vida em Moran; curso: Da Educação Integral ao Ensino Integral - 1ª Edição ...2022 janeiro dia 27.

A importância de construir Projetos de Vida na Educação

José Moran

Educador e pesquisador de projetos de inovação

www2.eca.usp.br/moran

moran10@gmail.com

Os colégios Maristas apresentam um material online com vídeos, textos e atividades, chamado Circuito Projeto de

Vida para os estudantes.

O grande desafio é como desenvolver uma visão integral de mundo, competências cognitivas e

socioemocionais como pensamento crítico, criatividade, responsabilidade, colaboração,

comunicação, autocontrole, a partir dos quatro pilares da Unesco - aprender a ser, a fazer, a

conhecer e a conviver -, que podem agrupar-se em três dimensões:

1) Dimensão da Identidade (Eu comigo, aprender a ser): Compreender-se, aceitar-se e

saber usar suas habilidades para crescer, realizar-se e buscar o seu bem-estar

2) Dimensão da Cidadania (Eu com o mundo, aprender a conviver): Relacionar-se de forma

harmoniosa e produtiva com as outras pessoas na família, na escola e na comunidade.

3) Dimensão Produtiva (Aprender a fazer): Desenvolver as competências profissionais para

empreender e contribuir para uma vida profissional realizadora.

O desafio é desenhar o Projeto de Vida dentro do modelo curricular e da cultura de cada escola,

integrando-o de uma forma peculiar e adaptando-o ao seu momento e possibilidades. O mais

importante é a mudança de mentalidade de todos e a percepção da sua relevância. Algumas

ações:

* Conhecer os modelos de integração do Projeto de Vida no currículo feito por outras

instituições educacionais.

• Desenhar uma proposta viável no curto prazo e outra de implementação no médio

prazo. Para isso é importante envolver as famílias, trazê-las para esta discussão e

também os alunos para que opinem, entendam o processo e ajudem no seu desenho.

Pode ser experimentado o modelo de Design, baseado na empatia, na chuva de ideias e

no desenho de uma solução viável no curto e no médio prazo (o que dá para

implementar agora e daqui a alguns anos).

Projetos de vida são orientações para que cada pessoa se conheça melhor, descubra seus

potenciais e os caminhos mais promissores para a sua realização em todas as dimensões.

MORAN, Jose. Aprendendo a desenvolver e orientar projetos de vida. Disponível em

www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/projetos_vida.pdf

MORAN, Jose. Construindo novas narrativas significativas na vida e na educação. Disponível

em www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2016/04/construindo.pdf

ROGERS, Carl. Libertad y creatividad en la educación. Barcelona: Paidós, 1982.

Trajetórias criativas Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental: Uma proposta

metodológica que promove autoria, criação, protagonismo e autonomia. Disponível em

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16320-sebtraj-criativas-caderno1-proposta&category_slug=setembro-2014-pdf&It

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16320-seb-traj-criativas-caderno1-proposta&category_slug=setembro-2014-pdf&Itemid=30192

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SOBRE EDUCAÇÃO E ESCOLA INTEGRAL

Da Educação Integral ao Ensino Integral - 1ª Ediçã... 27/01/2022

REFERÊNCIA

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COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Pedagogia da presença: da solidão ao encontro. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2001.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Paris: Unesco, 1996. cap. IV, p. 31. Disponível em: m: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por. Acesso em: 24 jan. 2020.

SÃO PAULO (ESTADO). Decreto nº 59.354, de 15 de julho de 2013. Dispõe sobre o Programa Ensino Integral de que trata a Lei Complementar nº 1.164, de 4 de janeiro de 2012, alterada pela Lei Complementar nº 1.191, de 28 de dezembro de 2012. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2013/decreto-59354-15.07.2013.html. Acesso em: 16 jun. 2020.

SÃO PAULO (ESTADO). Lei Complementar n. 1.164, de 4 de janeiro de 2012 (atualizada até a Lei Complementar nº 1.191, de 28 de dezembro de 2012). Institui o Regime de Dedicação Plena e Integral – RDPI e a Gratificação de Dedicação Plena e Integral – GDPI aos integrantes do quadro do Magistério em exercício nas escolas estaduais de Ensino Médio de período integral, e dá providências correlatas. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2012/lei.complementar-1164-04.01.2012.html. Acesso em: 16 jun. 2020.

SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Como é estudar numa escola pública. [vídeo]

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia, 1990.

http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/10/vida.pdf
Enviado por J B Pereira em 25/01/2022
Reeditado em 27/01/2022
Código do texto: T7436712
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