A lenda do Curupira

O Curupira é um anão muito travesso, com o corpo peludo e grandes dentes esverdeados. Vive assobiando, fazendo ruídos, chacoalhando galhos de árvores, assustando assim os caçadores. Ele tem os pés virados para trás, por isso, quando suas pegadas são encontradas todos pensam que ele está indo para um lado, porém, ele está caminhando no sentido contrário. Isso faz com que seja quase impossível encontrá-lo no meio das florestas por onde anda.

O maior desejo desse anãozinho é proteger as árvores, plantas e animais dos caçadores e dos homens que destroem as matas.

Além de assustar a todos com seus assobios, faz com que os caçadores fiquem perdidos seguindo suas pegadas e demorem para encontrar o caminho para voltar de onde vieram. Se por acaso encontram o Curupira no meio de uma mata, é preciso dar um nó em um pedaço de cipó para que ele vá embora.

Só há uma maneira de fazer o Curupira feliz: deixar para ele no meio da mata presentes como alimentos, flechas e fumo. E, é claro, não caçar ou maltratar animais nem derrubar árvores.