SOU CONTRA A REDUÇÃO DA IDADE PENAL

Sou a favor da redução

da mortalidade infantil,

da corrupção no Brasil.

Sei o que é bom e legal,

Por isso sou contra

a redução da idade penal.

Sou a favor da redução

da evasão escolar,

da violência sexual no lar,

do descaso do Estado,

do desuso da razão,

da exclusão social

(Quero um Brasil legal)

Por isso sou contra

A redução da idade penal.

Sou a favor da redução

da impunidade política,

da miséria crítica,

do preconceito ao negro,

do desrespeito ao índio,

do jovem deseducado -

responsabilizado pelo mal

(Não quero ser marginal)

Por isso sou contra

A redução da idade penal.

Por isso sou contra

a redução da idade penal.

Redução da idade penal.

Por isso sou contra

a redução - da idade penal - sou contra

a redução da idade penal.

........

Este texto nasceu como letra de música e foi, de fato, musicada por Jarbas Mariz, paraibano, parceiro de Chico César e músico da banda de Tom Zé, e que tem composições suas gravadas por Gilberto Gil, Chico César, Marinês, M4J e pelo próprio, em quatro CDs.

A presente composição é parte integrante do espetáculo

teatral Mutatis, da Cia. de Teatro Religare, escrita a partir de poemas de Peterson Xavier, e conta a trajetória dos jovens envolvidos no grupo desde os “tempos sombrios” (privados de liberdade) até os “tempos de transformação” (a partir da arte), já que o grupo é oriundo de trabalho realizado na Febem de São Paulo com jovens em conflito com a lei.

Os questionamentos e sonhos destes jovens foram traduzidos para a linguagem do teatro, um relato de coragem e que gerou uma estratégia de enfrentamento à oferta da marginalidade.

O grupo se apresentou recentemente no Centro Cultural de São Paulo e neste 07/12/2006 na Casa de Cultura Salavador Ligabue/ Freguesia do Ó, hoje coordenada pelo meu parceiro Jarbas Mariz, que foi também o coordenador geral das oficinas e cursos de reeducação pela arte (FebemArte) realizados na Febem, na gestão Mário Covas.

O GRUPO

A Cia. de Teatro Religare nasceu dentro da Febem/SP nas atividades de teatro. Seus integrantes participaram das várias apresentações da peça Num Lugar de La Mancha – Amores e Aventuras de Dom Quixote - que incluiu no vocabulário destes adolescentes as palavras: sonho, ideal, objetivo.

Eles perceberam que muito do que imaginavam era possível e que havia um caminho a percorrer e que neste caminho encontrariam muitas vezes frustrações e desafios a vencer e, ainda, que se lutassem pelo sonho, ele seria de verdade.

Aí estão eles com um projeto de vida, um projeto de futuro. A fantasia criou um espaço entre a possibilidade e a realidade e dentro desse espaço a realização. Embora levem consigo o que eram, caminham na busca do que poderão ser, o que é muito importante.

Os adolescentes do Grupo de Teatro fazem parte do instituto Religare Reciclagem Cultural e Social uma Oscip (Organização Social Civil de Interesse Público), entidade sem fins lucrativos que vem suprindo uma demanda identificada ao longo de um processo de 15 anos de trabalho na Febem/ SP, que é a de inserção social e cultural de jovens em situação de risco e melhor: a osip apara o jovem egresso, com oferta de arte.

Instituto Religare:

www.religare.org.br

religare@religare.org.br