VELHA PREVIDÊNCIA

Calcular e provar com argumentos uma economia de pouco mais que um trilhão de reais em dez anos com a reforma da previdência, é fácil, como deveria ser fácil também, mostrar a previsão dos efeitos que essa economia trará, feita principalmente em cima dos vulneráveis trabalhadores de salario baixo, os ignorados. Que absurdo, eu sentiria vergonha em anunciar e muito mais envergonhado em defende-la, ainda que fosse por razões de interesse próprio ou por fidelidade partidária. Já estou vendo os resultados dessa reforma, idosos desnutridos, doentes e cansados, nas filas do inss, nos hospitais, tentando uma vaga para consultar-se e se afastarem dos serviços para tratamentos de saúde, onde a saúde pública anda de mau a pior. A economia que o governo pensa em fazer com a reforma, vai resultar em muito mais do que um trilhão de reais, em meno de dez anos com despesas principalmente, tratamentos com saúdes dos sobreviventes desprovidos de consideração e respeito que terão que viver com metade de um salario mínimo, considerando que o minimo de hoje é insuficiente pra uma pessoa viver com o minimo de dignidade, imagino se isto é possível, a quem deveria receber mais. O governo pode ir pensando nos trilhões que terá de gastar construindo asilos para idosos incapazes, trabalhadores indigentes, homens e mulheres ruralistas ou não. Quem se arriscaria a ficar com seus velhos e queridos pais em casa, vendo-os morrerem por falta de condições financeiras, não pensarão duas vezes para coloca-los em um asilo pra idosos, isto se encontrar vagas é óbvio. Olha esta é ao meu ver a economia mais covarde que pude presenciar ate o momento da minha vida, ela não será catástrofe apenas para suas vítimas diretamente, mas também para o governo, que pode estar confirmando como o pior de todos os tempos. Já estou sentindo saudades da dupla Lula e Jose de Alencar, lembro-me ter visto algumas vezes os jornalistas perguntarem a Jose de Alencar que na época era vice presidente e ministro no governo de Lula, o que deveria acontecer com o valor dos juros da taxa selic, subir ou descer, os economistas cogitavam um aumento com medo da infração que era o bicho feio da queles tempos, e ele dizia, os juros tem que baixar, chegava a reunião do copom, os juros baixavam como se os dizeres dele fossem uma ordem. Sua morte não foi ruim apenas para o pais que perdeu uma referencia de homem público e empresário honesto inteligente, que ajudou o governo em suas principais base para o crescimento e estabilidade da economia, mas também para o PT e sua principal referencia, o Lula que acabou preso junto com outros colegas e parceiros da corrupção e de outros partidos, que o ajudaram a engrossar o caldo. Bem que podia ser só caldo de mocotó, sem outros ingredientes como pizza, mensalão, lava-jato. A verdade é que o fantasma da infração foi extinta, como a tuberculose e o sarampo no passado, e que agora estão voltando. Espero que as ameaças da infração seja apenas pretexto para forçarem a aprovação da reforma da previdência.

Senhor Paulo Guedes, não trate a reforma da previdência como se fosse um banco privado ou publico que quebrou, ou uma empresa como a Petrobrás, não tira de onde não tem o que tirar, para continuar enchendo o bolso de quem tem muito. É certo que a previdência depois de reformada ficará mais vulnerável a corrupção, sua reforma esta concentrada apenas em valores financeiros injustos, é o Robin Hood ao contrario, tirar dos pobres para continuar engordando os ricos. Escuta aqui Guedes, vou falar bem baixinho no seu ouvido, se esse projeto de reforma não é o seu, sai fora desse barco de mansinho, porque ele vai afundar e v.ex. no comando vai junto. é considerável que as pessoas mude de ideias e atitudes, mas não tão rápido e de contra mão contrariando os mais vulneráveis povo desse pais, estou me sentindo um velho desamparado no futuro próximo, pois a reforma da previdência esta dando sinais de que garantirá a aposentadoria de quem menos precisar dela para continuar vivendo. Guedes te conheci em uma entrevista no programa conversa com Bial na TV, lembra? Aquele era o economista a quem defendi, porque demostrou ter o dom para serviços públicos, uma referencia, defensor principalmente dos mais carentes cidadãs desse pais. Se não mudarem o jeito de enxergarem e a ideologia de governarem, teremos um montão de cidadãs miseráveis em muito pouco tempo nesse pais. A reforma da previdência deveria garantir mais igualdade entre seus associados, por se tratar de um orgão público e assistencial, pois ela esta sendo apresentada justamente o contrario. Não posso concordar com uma visão dessa natureza, ainda que não fosse vitima dela.

Continuo insistindo em dizer, e contrariando muita gente, mas a previdência do Brasil tem que ser extinta, depois de reconstruir uma nova com direitos iguais para todos. É só olhar para trás e buscar inspiração no plano real de FHC.

Desculpa-me Guedes se me enganei ao invés de ter sido enganado, a verdade é que tudo esta mudado e confuso.

Fica aqui uma pergunta. Será que pensam mesmo que a metade de um salario minimo é suficiente para uma pessoa idosa viver, ainda que não esteja doente? Se pensam, ta provado que não pensam, ou pensam errado, do contrario são meramente covardes, não merecem mais nem uma consideração por parte do povo que os elegeu. Estou triste e magoado.

Capitão, ainda resta um pouco de esperanças.

Autor= RCGUIM