Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

EXPANSÃO DE ORAÇÕES (FRASES)


Expansão é qualidade que se amplia, cresce. Quando desenvolvemos nossas ideias, estamos expandindo-as de tal forma que o produto final é um texto.
O assunto que vamos apresentar é sobre expansão de orações (frases). Na Língua portuguesa, a frase é constituída de Sujeito ( Sintagma nominal, na nomenclatura da Linguística), cujo núcleo é o substantivo. E o outro constituinte é o verbo (Sintagma verbal, na nomenclatura da  Linguística).
Vejamos na prática:
Pedro estuda. Pedro, filho de Raimundo, estuda pela manhã. Pedro, filho de Raimundo, o qual cursa a primeira série do ensino médio, estuda, pela manhã, no colégio da rede pública estadual.
Qual é o Pedro que estuda? É o filho de Raimundo, e cursa a primeira série do ensino médio. As expansões que fazem referência a Pedro, que é um substantivo, exercem a função de adjetivo.
O verbo estuda, também foi expandido: pela manhã, no colégio da rede pública. As expansões do verbo estuda exercem a função de advérbio.
Pedro, da primeira oração, significa qualquer Pedro. As expansões restringiram de qual Pedro está-se falando. O mesmo acontece com o verbo estuda: quando? Onde?
Poderíamos acrescentar outras expansões a Pedro e ao verbo estuda. As expansões são os referentes de Pedro e do verbo estuda.
Raimundo de Assis Holanda Holanda
Enviado por Raimundo de Assis Holanda Holanda em 25/03/2018
Código do texto: T6290182
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Raimundo de Assis Holanda Holanda
Fortaleza - Ceará - Brasil, 75 anos
56 textos (48856 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/07/18 07:58)