EXPANSÃO DE ORAÇÕES (FRASES)

Expansão é qualidade que se amplia, cresce. Quando desenvolvemos nossas ideias, estamos expandindo-as de tal forma que o produto final é um texto.

O assunto que vamos apresentar é sobre expansão de orações (frases). Na Língua portuguesa, a frase é constituída de Sujeito ( Sintagma nominal, na nomenclatura da Linguística), cujo núcleo é o substantivo. E o outro constituinte é o verbo (Sintagma verbal, na nomenclatura da Linguística).

Vejamos na prática:

Pedro estuda. Pedro, filho de Raimundo, estuda pela manhã. Pedro, filho de Raimundo, o qual cursa a primeira série do ensino médio, estuda, pela manhã, no colégio da rede pública estadual.

Qual é o Pedro que estuda? É o filho de Raimundo, e cursa a primeira série do ensino médio. As expansões que fazem referência a Pedro, que é um substantivo, exercem a função de adjetivo.

O verbo estuda, também foi expandido: pela manhã, no colégio da rede pública. As expansões do verbo estuda exercem a função de advérbio.

Pedro, da primeira oração, significa qualquer Pedro. As expansões restringiram de qual Pedro está-se falando. O mesmo acontece com o verbo estuda: quando? Onde?

Poderíamos acrescentar outras expansões a Pedro e ao verbo estuda. As expansões são os referentes de Pedro e do verbo estuda.

Raimundo de Assis Holanda Holanda
Enviado por Raimundo de Assis Holanda Holanda em 25/03/2018
Código do texto: T6290182
Classificação de conteúdo: seguro