LINGUAGEM & LÍNGUA - Aula no ensino médio

1---Desde quando o homem fala? Sabe-se lá, na certeza?!... A LINGUAGEM, traço distintivo entre o homem e o animal, desenvolveu-se há 1,5 milhão de anos atrás, com o Australopiteco ou "macaco-homem" - prImeiro passo para a verbalização - e o estudo de fósseis faz supor um primeiro hominídio se comunicando por meio de sinais sonoros intencionais, já não os gritos automáticos instintivos de ancestrais zoológicos. Há um milhão de anos, a fase decisiva na elaboração da FALA, o Homo Erectus com suas primeiras palavras, mas somente o Homo Sapiens , por volta de 40 mil anos passados, completará o processo da conquista da linguagem. - Há cerca de 6 mil anos, na Mesopotâmia, o sumeriano, mais antigo sistema de ESCRITA - respondia à necessidade dos sacerdotes para prestar contas (a hoje desesperadora 'transparência' nunca transparente...) de recebimentos e gastos das corporações. O sumeriano /escrita cuneiforme/ viria a ser o protótipo de outros importantes sistemas de escrita, como por exemplo o egípcio, hieróglifos no ano 2500 a.C. - Antes de chegar ao ponto atual, a ESCRITA passou por dois estágios 1-PICTOGRÁFICA (representação pictórica da realidade, isto é, pintura) - para denotar um gato, era o desenho do animal; 2-com o tempo, desenhos simplificados com significado arbitrário, como uma jarra com um traço representaria uma medida de cevada, uma medida de cerveja com dois, possibilitando a representação de ideias e palavras, estando assim criada a escrita IDEOGRÁFICA (ideia). - Aproximadamente em 1500 a. C., na Mesopotâmia, sacerdotes e mercadores selecionaram 29 caracteres usados pelos babilônios e atribuíram a cada um deles um valor fonético (som): finalmente surgiu a escrita fonográfica ou alfabética. Outro alfabeto foi estabelecido pelos fenícios, de que se originaram as escritas gregas e romanas, entre outras. - Antes da invenção da escrita, o homem já utilizava sistemas de sinais para registrar informações: os incas peruanos, por exemplo, faziam esses registros por meio de nós em fios de tamanhos e cores diferentes que pendiam de um fio principal. No continente americano produziram-se dois sistemas de escrita ideográfica: a escrita mais da América Central (civilização remonta ao século IV de nossa era) e a escrita asteca do México (civilização florescente a partir do século IX). - SIGNO LINGUÍSTICO ou palavra (representação verbal dos elementos do mundo) - combinados segundo regras convencionais para cumprir sua missão comunicativa.

2---Existem hoje cerca de 7 mil línguas no mundo, apenas 400 têm escrita, menos de 100 com tradição gráfica e literária, e - dessas - 12 são línguas de mais de 100 minhões de usuários: chinês, inglês, hindi-urdu, espanhol, russo, árabe, bengali, português, malaio-indonésio, japonês, alemão e francês.

3---A língua portuguesa consta atualmente com mais de 400 mil palavras.

4---Num cartaz de estrada, com um desenho de esquilo roendo uma noz: "Troque as bichas pelos bichos". - Apenas uma troca de fonema (som), palavras inteiramente distintas. Em Portugal, "bicha" significa 'fila'... O parque convida os habitantes da cidade a trocar a irritação da vida urbana pelo sossego da vida em meio à natureza.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 20/02/2019
Código do texto: T6579951
Classificação de conteúdo: seguro