Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

LINGUAGEM & LÍNGUA - Aula no ensino médio


 
1---Desde quando o homem fala?  Sabe-se lá, na certeza?!...  A LINGUAGEM, traço distintivo entre o homem e o animal, desenvolveu-se há 1,5 milhão de anos atrás, com o Australopiteco ou "macaco-homem" - prImeiro passo para a verbalização - e o estudo de fósseis faz supor um primeiro hominídio se comunicando por meio de sinais sonoros intencionais, já não os gritos automáticos instintivos de ancestrais zoológicos.  Há um milhão  de anos, a fase decisiva na elaboração da FALA, o Homo Erectus com suas primeiras palavras, mas somente o Homo Sapiens , por volta de 40 mil anos passados, completará o processo da conquista da linguagem.     -     Há cerca de 6 mil anos, na Mesopotâmia, o sumeriano, mais antigo sistema de ESCRITA - respondia à necessidade dos sacerdotes para prestar contas  (a hoje desesperadora 'transparência' nunca transparente...) de recebimentos e gastos das corporações.  O sumeriano  /escrita cuneiforme/  viria a ser o protótipo de outros importantes sistemas de escrita, como por exemplo o egípcio, hieróglifos no ano 2500 a.C.     -     Antes de chegar ao ponto atual, a ESCRITA  passou por dois estágios  1-PICTOGRÁFICA  (representação pictórica da realidade, isto é, pintura) - para denotar um gato, era o desenho do animal;  2-com o tempo, desenhos simplificados com significado arbitrário, como uma jarra com um traço representaria uma medida de cevada, uma medida de cerveja com dois, possibilitando a representação de ideias e palavras, estando assim criada a escrita IDEOGRÁFICA  (ideia).     -     Aproximadamente em 1500 a. C., na Mesopotâmia, sacerdotes e mercadores selecionaram 29 caracteres usados pelos babilônios e atribuíram a cada um deles um valor fonético (som):  finalmente surgiu a escrita fonográfica ou alfabética.  Outro alfabeto foi estabelecido pelos fenícios, de que se originaram as escritas gregas e romanas, entre outras.     -     Antes da invenção da escrita, o homem já utilizava sistemas de sinais para registrar informações:  os incas peruanos, por exemplo, faziam esses registros por meio de nós em fios de tamanhos e cores diferentes que pendiam de um fio principal.  No continente americano produziram-se dois sistemas de escrita ideográfica:  a escrita mais da América Central   (civilização remonta ao século IV de nossa era) e a escrita asteca do México  (civilização florescente a partir do século IX).     -     SIGNO LINGUÍSTICO ou palavra (representação verbal dos elementos do mundo) - combinados segundo regras convencionais para cumprir sua missão comunicativa.
 
2---Existem hoje cerca de 7 mil línguas no mundo, apenas 400 têm escrita, menos de 100 com tradição gráfica e literária, e - dessas - 12 são línguas de mais de 100 minhões de usuários:  chinês, inglês, hindi-urdu, espanhol, russo, árabe, bengali, português, malaio-indonésio, japonês, alemão e francês.
 
3---A língua portuguesa consta atualmente com mais de 400 mil palavras.
 
4---Num cartaz de estrada, com um desenho de esquilo roendo uma noz:  "Troque as bichas pelos bichos".     -     Apenas uma troca de fonema (som), palavras inteiramente distintas.  Em Portugal, "bicha" significa 'fila'...  O parque convida os habitantes da cidade a trocar a irritação da vida urbana pelo sossego da vida em meio à natureza.
 
                                          F  I  M
 
Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 20/02/2019
Código do texto: T6579951
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Rubemar Alves
Salto - São Paulo - Brasil, 52 anos
770 textos (36257 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/05/19 03:51)
Rubemar Alves