Esperanto A língua mais falada no Mundo

A língua Esperanto foi criada em 1887, pelo Médico Oftalmologista polonês-judeu, Ludwik Lejzer Zamenhof "Dr. Esperanto" (*1859 +1917). Ao contrário das chamadas: Línguas planejadas, o Esperanto já saíu dos níveis de Projeto e Semilíngua. Vejam às características principais do Esperanto.: O emprego e o uso desta língua a transforma em Língua auxiliar Internacional. Total de falantes: * Nativos: De 200 a 2000 em 1996. *Falantes fluentes: Estimativa de 100 mil a 2 milhões de pessoas.Categoria: Língua artificial. Propósito: Língua auxiliar. Categorias e fontes: Línguas românticas, Línguas eslavas (Fonologia). Escrita: Alfabeto latino e Alfabeto esperanto. Regulado por: Academia de Esperanto. Característica principal: O Esperanto é falado em 120 países. Os *Esperantófonos são mais numerosos na Europa e na Ásia Oriental, do que nas Américas e na Oceania. Eles também são mais numerosos nas áreas urbanas. Na Europa, o Esperanto é mais comum nos países do norte e do leste, na Ásia, no Japão, na China, na Coréia e no Irã. Nmmas Américas, esta língua é falada no Brasil, na Argentina e no México. Na África, se fala o Esperanto no Togo e em Madagascar. Muitos Esperantófonos decidiram aprender a esta língua, por causa do Problema linguístico, em Esperanto: lingva problemo. Este Problema linguístico tem como uma das duas maiores causas o Imperialismo cultural.

Alguns Esperantistas famosos:

*Ludwik Lejzer Zamenhof

Oftalmologista polonês-judeu

Criador do Esperanto

*William Auld

Grande Poeta escocês e indicado ao Prêmio Nobel de Literatura

*Émile Boirac

Escritor francês e primeiro Presidente do Comitê de Língua Esperantina, que mais tarde veio a se tornar a Academia de Esperanto.

*Antoni Grabowski

*1857. +1921

Pai da Poesia esperantina

Luis de Minas
Enviado por Luis de Minas em 22/05/2019
Reeditado em 22/05/2019
Código do texto: T6653663
Classificação de conteúdo: seguro