A ESTÓRIA DA HISTORIA

Uma estória sobre a historia das línguas, abordando a linguística de forma simples.

Ha muitos tempo atrás, no sul da Europa, um jovem e forte idioma chamado Latim, se apaixonou por uma jovem e bela língua chamada Latina.

Eles se casaram e tiveram quatro lindas filhas: A faceira língua italiana, a charmosa língua francesa, a assanhada língua espanhola e a culta língua portuguesa.

Por ser a caçula e ter nascido muito tempo depois das irmas mais velhas, a língua portuguesa aprendeu muito ouvindo e imitando suas irmas mais velhas e, se tornou a mais versátil de todas, porque agregou palavras, termos e significados de todas as irmãs.

É por isso, que hoje quem fala português entende melhor quem fala espanhol, francês e italiano do que vice versa

Muito longe dali, em época anterior no norte da Europa, um idioma já maduro chamado Saxônio, desposou uma senhora língua chamada saxônia e tiveram três filhas, a forte língua alemã, a nobre língua holandesa, a espavitada língua polonesa.

Nas guerras de conquista do império romano, o idioma LATIM, fora levado pelas soldados romanos ao campo de batalha do norte, e lá o altivo idioma LATIM conheceu a forte porem emotiva língua alemã que fora levada pelos guerreiros germânicos capturados pelos romanos.

Do relacionamento adultero entre o conquistador idioma latim e a conquistada língua alemã, nasceu um imperativo filho ilegitimo que, por ter nascido na Inglaterra, a chamada terra dos ângulos, recebeu o nome de inglês.

Ele foi tão mimado desde pequeno e e ficou tão revoltado por sua condição de filho ilegitimo, que cresceu com mania de grandeza e mais tarde decidiu conquistar e subjugar todo o mundo.

O Idioma inglês é então meio irmão da língua portuguesa que é a filha caçula, mais culta, mais versátil e com vocabulário mais significativo das descendentes do latim.

É por isso que quem fala português como nós, temos muito mais facilidade para aprender tanto o inglês como o alemão, comparado a quem fala qualquer outro idioma que não seja da mesma família deles, a família das línguas saxônias.