O processo de SUBSTANTIVAÇÃO das palavras

(Este nosso texto é um dos conteúdos publicados em nossa obra gramatical intitulada "Nas entranhas da Língua" -, devidamente registrado no órgão competente sob o no. T-4276389).

A substantivação das palavras é um processo que consiste em uma palavra, que originalmente não é assim classificada, tornar-se, circunstancialmente, um substantivo.

Para que isso ocorra, basta que essa palavra QUE NÃO É ORIGINALMENTE SUBSTANTIVO esteja precedida ou de uma dessas três classes gramaticais :

- ARTIGO .

Ex.: O branco é o símbolo da paz.

"Branco", originalmente - por indicar uma característica (ex.: carro branco) - é adjetivo.

Entretanto, "branco" (como qualquer outra cor) por, neste tipo de frase, estar precedido de um artigo, deixou de ser adjetivo e tornou-se um substantivo.

- PRONOME ADJETIVO

Ex.: Esse seu não soa meio falso.

"Não", originalmente, é um advérbio de negação.

Porém, neste tipo de frase, em que ele ( o advérbio "não") aparece depois do pronome adjetivo (*) seu, deixa de ser advérbio e se transforma num substantivo.

(Em tempo : existem dois tipos de pronomes : o pronome adjetivo que, assim como ocorreu nesse exemplo - "seu não" - o pronome SEU ANTECEDE (e não, substitui) o substantivo; e o pronome substantivo que, como acontece em " meu pai é rico, O SEU, não, "O SEU" é pronome substantivo porque substitui a palavra "pai").

- NUMERAL CARDINAL

EX.: três gordos provocaram o afundamento do barco.

Observe que a palavra "gordo" (assim como aconteceu com o termo "branco" em "o branco), indica detalhe ou característica. Portanto, originalmente, "gordo" é adjetivo. Entretanto,

por estar precedido do numeral cardinal "três", essa palavra "gordo" deixa de ser adjetivo e se transforma em substantivo.

Apesar da existência desse processo chamado de SUBSTANTIVAÇÃO das palavras (de citação praticamente inexistente na quase totalidade das gramáticas normativas), podemos perceber nitidamente que, mesmo tendo sofrido tal alteração em sua classe gramatical, essas palavras não perdem a particularidade que exprimem.

E é em função desse esclarecimento (a não perda da particularidade que exprimem) que nos permitimos sugerir a criação de uma espécie de SUBTIPO de algumas classes gramaticais, a saber :

As palavras que, por circunstância (não serem substantivos, mas estarem precedidas ou de artigo ou de pronome ou de numeral cardinal), passaram a ser substantivadas, teriam duas possíveis classificações :

PRIMEIRA CLASSIFIAÇÃO : CLASSIFICAÇÃO CIRCUNSTANCIAL :

Substantivo.

SEGUNDA CLASSIFICAÇÃO : CLASSIFICAÇÃO ORIGINAL :

ou adjetivo, ou verbo, etc.

Para finalizar, mais um exemplo de palavra substantivada :

O pôr do sol é lindo.

"Pôr", originalmente - como sabemos - é verbo,

mas, neste tipo de contexto, deixa de ser verbo e se transforma em substantivo (ou verbo substantivado).

pedralis
Enviado por pedralis em 08/11/2019
Código do texto: T6789851
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.