Você, leitora mulher, se sentiria elogiada ou ofendida se ouvisse esta frase do seu amado ?

A frase é :

"Querida, você está cheirosa hoje !"

À primeira vista - por isso é de uso consagrado essa frase -, ela contém um inocente elogio.

Porém, se nos detivermos na análise mais aprofundada disso, vamos observar que, assim falada, essa frase é TOTALMENTE OFENSIVA :

Primeiro (esse primeiro motivo é menos ofensivo) é o emprego da forma verbal ESTÁ. Ela indica algo que não ocorre sempre.

Neste caso, significaria que NEM SEMPRE a pessoa a quem foi dita a frase é cheirosa.

Segundo - este, sim, é extremamente ofensivo - é o emprego do advérbio HOJE.

O emprego desse advérbio, neste tipo de contexto, faz inferir (concluir) que A PESSOA A QUEM A FRASE ESTÁ SENDO ENDEREÇADA APENAS N E S T A D A T A CONSEGUIU FICAR CHEIROSA.

Para que essa mesa frase volte a ter o sentido elogioso, seria necessário fazer a seguinte alteração :

"Querida, você está AINDA MAIS cheirosa hoje".

Assim colocada ou dita, fica claro que a pessoa destinatária da mensagem JÁ É NATURALMENTE CHEIROSA, sendo que, nesta data, conseguiu ser ainda mais cheirosa do que de costume.

(Situações como esta são tratadas em nossa obra gramatical "Semântica Básica Aplicada, onde estão relacionadas centenas de frases que, como esta - que deveriam ter uma determinada interpretação, acabam tendo outra que, por vezes, beira uma ofensa.

Nosso contato para os interessados : email : pl-silva1952@bol.com.br ou telefone (071) 9-92673474. Também profiro palestras , em caráter gratuito, para difusão do trabalho, em escolas públicas ou particulares, faculdades, sobre conteúdos voltados para nossa língua, nas áreas de morfologia, sintaxe e semântica. ).

pedralis
Enviado por pedralis em 22/11/2019
Código do texto: T6800959
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.