SANTA-RITENSE E OU SANTARRITENSE?

Francisco de Paula Melo Aguiar

Fui indagado para saber como se escrevia o adjetivo pátrio de quem nasce em Santa Rita/PB, se “santa-ritense” e ou se “santarritense”?.

Escrevi várias vezes o referido adjetivo usando as duas formas acima, isso é visível em meus escritos, desde meu primeiro artigo e primeiro livro publicado na década de 70 do século XX.

Assim sendo, com maturidade ortográfica de que todo e qualquer topônimo é assim considerado substantivo masculino, que na geografia quer dizer: nome próprio de região, cidade, vila, povoado, lugar, rio, logradouro público, etc.

É a origem epistemológica de um nome segundo a geografia.

De modo que os topônimos e ou nomes de lugares, cujo primeiro elemento formador seja um verbo e ou grã e/ou grão e/ou cujos elementos sejam entremeados por um artigo definido, passam a ter necessariamente hífen. Nos demais casos formados por mais de uma palavra e/ou locução substantiva própria, não serão hifenizados. Exemplos.: Grã-Bretanha; Passa-Quatro; Bahia de Todos-os-Santos; Rio de Janeiro; João Pessoa., etc.

É importante mencionar de que os adjetivos pátrios de todos os topônimos são representados por locução substantiva própria passam necessariamente a ter o hífen, a sua forma única e correta de se escrever. Veja por exemplos: porto-alegrense; belo-horizontino; mato-grossense; etc.

Ainda que por analogia, a luz da ortografia dominante e oficial brasileira, o nome da cidade de Santa Rita, à luz do acima exposto, o adjetivo Pátrio tem que ser necessariamente “santa-ritense” e não “santarritense”. Claro com o uso do hífen tal qual se encontra registrado nos dicionários de Aurélio, Houaiss e no Volp, cujos documentos oficiais são considerados para os iletrados os pais dos burros.

De agora por diante não se tem mais dúvidas de que quem nasce em Santa Rita é “santa-ritense” no singular e no plural “santa-ritenses”.

Pois assim tá certo...

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 18/05/2021
Reeditado em 18/05/2021
Código do texto: T7258481
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.