TENTATIVAS DE IMITAÇÕES

Já tentei:

Miar para chamar um gato, mas ele nem me olhou. Virou-se para o lado como se nada estivesse acontecendo.

Latir para chamar um cachorro, mas ele sequer abanou o rabo.

Assoviar para imitar um pássaro e alguns deles vieram para perto de onde eu estava.

Mugir para atrair um touro no campo, mas ele nem olhou para o meu lado.

Relinchar para atrair um cavalo, porém ele não ouviu ou não entendeu.

Já gritei ralhando com uma criança e ela se pôs a chorar, embora não tenha entendido nada.

Conclusão: Podemos com intensivos treinamentos fazer com que alguns animais pratiquem algumas atividades, mas isso não quer dizer que eles nos entenderam as imitações.

No circo, os treinadores ensinam os cavalos dançar. No entanto ele só dança ao som de determinada música. Se treinar um cavalo para dançar ao som do Brasileirinho ele aprende todos os passos. Entretanto, se mudar de música, por exemplo: para o Tico-tico no fubá o animal não dá meio passo sequer.

Assim se passa com quase todos os animais domesticáveis.

Nós os seres humanos também só conseguimos praticar ginástica artística e outras modalidades de esportes como dança em tablados, em piscinas, etc. com treinamento específico e ao som também de uma música específica.

Inútil tentar imitar os animais em geral. Agora, os pássaros que além de terem ouvidos sensíveis são extremamente inteligentes por isso algumas vezes conseguimos imitá-los. Até assobiadores específicos são fabricados manualmente ou em séries que atraem várias espécies de pássaros.