Definição de Mentira na CPI

Se a minha afirmativa é diferente da do outro, isto significa que estou mentindo?

E se ambos estivermos certos?

Desconhecem a fábula do "Escudo de Ouro e de Prata", em que os dois cavaleiros estavam certos, mas cada um achava que o outro estava errado, apenas por estarem em posições opostas em relação ao escudo.

É preciso sim contextualizar as respostas, como muitos dos depoentes disseram, pois nem sempre um sim ou um não satisfaz a pergunta.

E os próprios senadores não se digladiam, chamando uns aos outros de mentirosos, porque têm informações diferentes?

E em alguns casos, apenas a fonte das informações é que foi diferente. Assim, nenhum está mentindo. Mas, para agredir ou desmoralizar, empregam a palavra "mentira", sem contextualizar a informação.

A propósito da resposta sim ou não, se eu perguntar a alguém: "você continua roubando?"

Qualquer alternativa condena o interrogado.

A resposta teria de ser: "nunca roubei", pois um simples "não" estaria dizendo que já roubou, apesar de não roubar mais.

Assim, é preciso contextualizar a pergunta para um resposta correta.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 04/06/2021
Reeditado em 04/06/2021
Código do texto: T7271098
Classificação de conteúdo: seguro