1) São Paulo – 12.396.372 pessoas

São Paulo é uma cidade global com estatísticas impressionantes. Não é apenas a cidade mais populosa do Brasil, mas também a maior cidade das Américas, do Hemisfério Ocidental e do Hemisfério Sul, além de ser a 5ª maior cidade do mundo. São Paulo também está entre as 10 maiores regiões metropolitanas do mundo.

A cidade é conhecida pelo seu poder econômico, detendo 10,7% de todo o PIB brasileiro. Além disso, também possui grande influência cultural no país, sendo sede de importantes museus e eventos artísticos e esportivos.

Seus pontos turísticos mais famosos são o Museu de Arte de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa e o Parque Ibirapuera. A Avenida Paulista também é um ponto badalado da cidade, principalmente nos finais de semana.

2) Rio de Janeiro – 6.775.561 pessoas

O Rio não é apenas a cidade mais famosa do Brasil, mas também está entre as maiores cidades do país. Com mais de 6 milhões de habitantes, a região metropolitana do Rio de Janeiro é composta por 22 municípios e mais de 13 milhões de pessoas.

Fundada em 1565, a cidade do Rio de Janeiro serviu como capital do Brasil de 1763 a 1960, antes de ser transferida para Brasília.

É uma das cidades mais visitadas da América do Sul, conhecida por suas belezas naturais, carnaval, música e monumentos famosos. Por falar nisso, atrações famosas no Rio incluem a Praia de Copacabana, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Estádio do Maracanã.

O Rio de Janeiro também abriga a Caminhos Language Centre, a maior e mais interessante escola de português para estrangeiros no Brasil.

Leia mais: Pequenas Cidades para Visitar Próximas do Rio de Janeiro

3) Brasília – 3.094.325 pessoas

Localizada no planalto brasileiro, Brasília é a capital federal do Brasil e tem um dos maiores PIB per capita da América Latina.

Brasília é uma cidade planejada, parte de um projeto de mudança da capital para uma localização mais central. Foi projetada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, o engenheiro Joaquim Cardozo e o paisagista Roberto Burle Marx. Além disso, a UNESCO nomeou Brasília como a “Cidade do Design” em 2017.

O Lago Paranoá, a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional estão entre os destinos turísticos mais famosos de Brasília.

4) Salvador – 2.900.319 pessoas

Salvador é uma das cidades coloniais mais antigas das Américas e a primeira capital do Brasil. É conhecida por sua gastronomia, dança, música e arquitetura colonial, principalmente o bairro histórico do Pelourinho.

A cidade também é sede de importantes eventos religiosos, como a Festa do Bomfim e a Festa do Yemanjá, comemoradas principalmente nas religiões afro-brasileiras.

Além disso, o litoral de Salvador é um dos mais longos do Brasil, com extensão total de 80 km.

Seus pontos turísticos mais famosos são o Farol da Barra e a Praia da Barra, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o bairro histórico do Pelourinho. Salvador também é famosa pelo carnaval, com muito axé e seus trios elétricos.

5) Fortaleza – 2.703.391 pessoas

Fortaleza está entre os lugares mais visitados do Brasil. A cidade atrai turistas por causa de suas vilas de pescadores, praias tranquilas, estilo de vida litorâneo e vida noturna agitada.

Os pontos turísticos de Fortaleza incluem a Praia de Iracema, a Praia do Futuro, o Mercado Central e o mercado de pesca.

maiores cidades do brasil

6) Belo Horizonte – 2.530.701 pessoas

Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais. É uma das maiores cidades do Brasil, com uma população de cerca de 2,5 milhões de pessoas. Na verdade, sua área metropolitana abriga mais de 6 milhões de pessoas. Belo Horizonte, ou BH, como as pessoas a chamam, também é a primeira cidade moderna planejada do Brasil.

Por ser cercada por montanhas, Belo Horizonte abriga inúmeros parques e milhares de aves e mamíferos nativos.

Belo Horizonte também tem grande importância na história da arquitetura do Brasil. O bairro da Pampulha serviu para que arquitetos e artistas como Oscar Niemeyer, Burle Marx e Cândido Portinari exibissem suas obras.

7) Manaus – 2.255.903 pessoas

Manaus fica dentro da floresta amazônica. Sim, uma grande cidade com mais de 2 milhões de habitantes está localizada bem no meio da maior floresta tropical do mundo.

Esta cidade é uma das capitais mais quentes do Brasil, com temperaturas médias de 26,7°C, podendo chegar a 38,3°C no verão. Além disso, está situada próximo à confluência dos rios Negro e Solimões, um fenômeno natural surpreendente na região amazônica.

Manaus é um destino turístico, com muitas atrações, como o Teatro Amazonas, o Mercado Adolpho Lisboa, o Parque Cultural Esporte e Lazer Ponta Negra e muito mais.

8) Curitiba – 1.963.726 pessoas

Curitiba é a maior cidade da Região Sul do Brasil. É uma das poucas cidades brasileiras com Índice de Desenvolvimento Humano muito alto e uma das cidades mais seguras do Brasil.

A cidade também possui um dos maiores índices de área verde do Brasil, com 52 metros quadrados de área verde por pessoa. Com mais de 30 parques e florestas, você pode visitar a maioria das atrações turísticas da cidade usando um ônibus turístico que passa pelos destinos mais importantes.

9) Recife – 1.661.017 pessoas

Recife se destaca como grande atração turística do Nordeste do Brasil, tanto por suas praias quanto por seus locais históricos. A cidade também é famosa pelo carnaval, considerado por muitos o melhor do Brasil.

A cidade de Recife também é a casa do Frevo, uma dança e música brasileira de ritmo acelerado. Os passos do Frevo têm raízes nos movimentos da Capoeira e você precisa usar um pequeno guarda-chuva colorido para dançar.

Assista ao vídeo da professora Deise para aprender mais sobre Recife e o estado de Pernambuco.

10) Goiânia – 1.555.626 pessoas

Goiânia é o berço da música sertaneja no Brasil, fortemente ligada ao estilo de vida rural goiano.

Localizada a cerca de 200 quilômetros de Brasília, Goiânia é a segunda maior cidade da Região Centro-Oeste do Brasil. Além disso, está inserida no bioma Cerrado, um ecossistema semelhante à savana localizado nas terras altas do Brasil central.

ciudades más grandes de brasil

11) Belém – 1.506.420 pessoas

Belém é a capital do estado do Pará, na região Norte do Brasil. É a 11ª cidade mais populosa do país e a primeira colônia europeia na Amazônia.

Belém tem uma importância valiosa para a cultura do Brasil. É o lar de festivais tradicionais, incluindo o Círio de Nazaré, o maior evento religioso do país.

Entre os famosos pontos turísticos de Belém estão o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas e o Theatro da Paz.

12) Porto Alegre – 1.492.530 pessoas

De acordo com o censo de 2010, Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas do Brasil, com cerca de um milhão de árvores. Capital do estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre é também a capital mais austral do Brasil.

As atrações famosas de Porto Alegre incluem o Jardim Botânico, o Parque Farroupilha e o Lago Guaíba.

13) Guarulhos – 1.404.694 pessoas

Guarulhos é a primeira cidade desta lista que não é capital de nenhum estado. Localizada no estado de São Paulo, abriga o Aeroporto Internacional de Guarulhos, um dos mais importantes aeroportos do Brasil.

Guarulhos é famosa por suas indústrias e negócios.

14) Campinas – 1.223.237 pessoas

Campinas concentra 10% da produção industrial do Brasil. É a 11ª cidade mais rica e o terceiro maior parque industrial do país.

O Bosque dos Jequitibás, o Parque do Taquaral e o Parque da Pedreira do Chapadão estão entre os destinos turísticos mais famosos de Campinas.

15) São Luís – 1.115.932 pessoas

São Luís é uma cidade cheia de cultura. Aliás, a festa do Bumba Meu Boi é uma grande tradição na cidade desde o século XVIII. É tão importante que a UNESCO a declarou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2019. Da mesma forma, a UNESCO também listou o centro histórico de São Luís como Patrimônio Mundial por causa de seus mais de 3.000 edifícios de estilo colonial.

 

 

Internet - Language
Enviado por Paulo Miranda em 09/07/2022
Código do texto: T7555651
Classificação de conteúdo: seguro