A origem do termo Igreja nos primeiros cristãos

INTRODUÇÃO

O significado do termo ekklesia é muitas vezes subestimado por pesquisadores modernos e de igual modo por cristãos modernos. Dentro da igreja cristã de hoje, a ekklesia é muitas vezes traduzido simplesmente como “igreja.” Enquanto o termo “igreja” é derivado de ekklesia , e não é um tradução direta.

A tradução para a igreja faz com que o termo ekklesia perca muito de seu significado. Esta tradução simplória não traduz a real conotação do termo ekklesia , que pode ser o "chamado do corpo de crentes a contribuir para o bem comum e a serem ativos em todas as áreas de seu cosmo". O termo ekklesia não foi usado ou derivado a partir do nada. Kittel e Friedrich, autores do New Testament Theological Dictionary afirmam que não há “[nenhum] sentido no amontoado pedante de diferentes expressões” ao definir ekklesia . Tal dicotomia promove a distinção de uma ekklesia secular e uma ekklesia sagrada, e um acúmulo desnecessário de diferentes expressões. Tal distinção é uma falácia recorrente dos crentes modernos: a crença de que existem algumas áreas da vida que são sagradas e algumas áreas que são seculares. Esta crença não é bíblica, visto que Deus abrange a totalidade da vida.

A definição secular fornecida pelo dicionário Merriam Webster define a ekklesia como “uma assembleia de cidadãos dos antigos estados gregos, no que tange especialmente à reunião periódica dos cidadãos atenienses para conduzir negócios públicos e para considerar assuntos propostos pelo conselho”.

A definição sagrada encontrada no New Testament Greek Lexicon da Versão King James da Bíblia Sagrada define a ekklesia como “um conjunto de cristãos reunidos para prestar adoração dentro uma encontro religioso” ou como “uma companhia de cristãos, ou daqueles que, esperando a salvação eterna por meio de Jesus Cristo, observam seus próprios ritos religiosos, realizam suas próprias reuniões religiosas e administram seus próprios assuntos, de acordo com os regulamentos prescritos para o corpo por causa da ordem”. No entanto, enquanto ekklesia é definida de modo diferente entre o público cristão e secular, ambos os contextos têm por paridade a obrigação por parte da comunidade e a contribuição para o bem comum.

A ideia de buscar o bem comum é o tema-chave subjacente encontrado tanto no grego histórico e no grego bíblico no qual o termo ekklesia está empregado. Ambas as definições contêm uma obrigação do “bem comum”, mas este tema é menos enfatizado na atualidade. O significado de a promoção do “bem comum” não pode ser exagerada. O bem comum é uma ideia construída através da história. A democracia grega foi estabelecida para o bem comum. Um dos objetivos da Constituição dos Estados Unidos, por exemplo, é promover o bem comum (ou bem-estar geral). A Bíblia é baseada no “bem comum”, pois espalha a mensagem do evangelho para todas as nações, a fim de que o homem possa se beneficiar do bem maior, conhecer a Cristo como Salvador. Assim como a conotação presente no âmbito religioso e mundano, a igreja destina-se a contribuir para o bem comum.

Portanto, em vez de definir ekklesia com base em duas definições separadas, Tara Claude procura sintetizar os dois levando em conta ambos os contextos de uso da palavra e enfatizando a obrigação da comunidade dentro da ekklesia. Avaliando o termo ekklesia neste sentido e produz uma definição que invoca “responsabilidade” e uma resposta para aqueles dentro da ekklesia moderna . Da mesma forma, a etimologia do termo ekklesia contribui ainda mais para a ideia de que a ekklesia “requer uma resposta”, pois denota um grupo de pessoas que deve responder a uma convite para se reunir. A ekklesia é “uma assembleia daqueles que foram chamados, e requer uma resposta e uma obrigação que envolve buscar o bem comum em favor de outros”. Esta definição expandida será produzida através de uma avaliação da etimologia de ekklesia.

Etimologia de Ekklesia

Antes de definir a ekklesia no contexto, é crucial primeiro defini-la etimologicamente. A palavra ἐκκλησία ( ekklesia ) é uma palavra grega derivada de duas palavras de raiz, ek e kaleo . Ek é definido como “fora de” ou “de”. Ek também pode denotar uma separação. Kaleo significa “chamar”, ou um “convite”. Juntos eles formam ekklesia que é comumente traduzido de suas raízes como “aqueles que foram chamados”, ekklesia é muitas vezes traduzida como “uma assembleia convocada”, ou simplesmente “uma assembleia”. O ekkletoi são as pessoas chamadas, ou convocadas, ou reunidas, constituem a ekklesia e, portanto, a ekklesia não denota a ação de chamar ou os indivíduos chamados, mas sim, denota “a assembleia daqueles que foram chamados”. A ekklesia é uma palavra grega com uso histórico grego e uso bíblico grego. Ekklesia ocorre 115 vezes no grego que serviu de base para a palavra “church” da versão Kings James da Bíblia. Tem sido comumente traduzido como igreja, congregação ou assembleia no uso bíblico. Muitas vezes hoje, ao traduzir ekklesia na palavra “igreja”, a conotação de igreja do século 21 é lida com base na definição. Esta tradução, no entanto, não conceitua com de modo fidedigno contextos mais amplos de ekklesia , seja no idioma grego e no uso bíblico, nem isso revela o propósito por trás do escolha de palavras, ekklesia .

Definição do Grego koiné da palavra Ekklesia no contexto secular da Antiguidade

A importância do uso contextual grego da palavra ekklesia não pode ser exagerada, pois o contexto grego influencia fortemente o contexto e uso bíblico da palavra supracitada. No contexto grego, a ekklesia é principalmente “um fenômeno político”. Este uso político grego da palavra é anterior ao uso bíblico tanto na Septuaginta quanto no Novo Testamento. O uso bíblico é influenciado por uso prévio do termo e, portanto, devemos examiná-lo.

A ekklesia é reconhecida como “a chave para a democracia ateniense” e o corpo mais autoritário junto à democracia. O uso contextual do vocábulo grego ekklesia é definido como “um conjunto das pessoas em Atenas, convocadas por arautos”, ou “uma reunião de pessoas reunidas para assuntos de interesse comum.” Spiros Zodhiates define o termo grego ekklesia como “as pessoas chamadas ou aqueles chamados ou reunidos nos assuntos públicos de um Estado livre, o corpo de cidadãos livres convocados por um arauto”. Dentro dessas definições, o significado etimológico pode ser resumido como “uma assembleia convocada”. A ekklesia é o corpo ou a assembleia convocada, ou chamada para conhecer.

A ekklesia não era simplesmente uma comunidade abstrata daqueles que foram convocados ou chamados. Young-Ho Park sugere que para os gregos, no período da democracia clássica, o significado primário de ekklesia se referia a “uma reunião física em um momento e local específicos, em vez de uma comunidade abstrata”. A definição de Park mostra a ekklesia como tendo um papel real e um propósito para cumprir, em vez de ser “uma comunidade abstrata”, ou uma reunião exclusivamente relacional.

A Responsabilidade Cívica da Ekklesia

O propósito da ekklesia era cívico. Tara Claude destaca que Christopher Blackwell define a assembleia e seu propósito. Ele afirma que a ekklesia é “a reunião regular do homem, cidadão ateniense para ouvir, discutir e votar decretos que possam afetar todos os aspectos da vida ateniense, tanto pública quanto privado.” Estima-se que a assembleia ateniense continha 40.000 membros e se reunia em intervalos, entre 30 e 40 vezes por ano. A ekklesia, como um dos órgãos-chave da democracia ateniense atuava nos poderes legislativo, judiciário e executivo. A agenda da ekklesia foi definir por Boule, como sendo “o conselho administrativo do governo ateniense”, mas isto não limitou o escopo do alcance das responsabilidades da ekklesia. A ekklesia tratou de decisões sobre sugestões de mudanças na lei, nomeações para cargos oficiais e assuntos importantes de ordem doméstica e de assuntos da política estrangeira tal como contratos, tratados, guerra e paz, finança. Na extensa pesquisa de Park, cujo cerne era a ekklesia em seu contexto grego, aponta que a ekklesia deu a chance de trocar, exibir e conferir honra através de várias formas, como “coroas, assentos importantes, aplausos do público para orações, e assim por diante." Ele declara, “Dentre as numerosas possibilidades para honra pública, a ekklesia - e em nenhum outro lugar - era o lugar mais importante para honrar outros.” Portanto, a ekklesia como usada no contexto grego, refere-se ao corpo de cidadãos que exerceu responsabilidades de governo. A ekklesia era também um lugar para os cidadãos trocarem e conferir honras e participar da democracia ateniense.

A Polis e Ekklesia

Uma distinção deve ser feita entre a função e o propósito da ekklesia . O papel da ekklesia era atuar como um corpo governante no qual os cidadãos participavam da democracia. A questão maior é “para que serviu a ekklesia ?” A resposta a esta pergunta é encontrada no âmbito da compreensão grega da polis, a cidade-estado grega. Esta compreensão oportuniza uma maior compreensão do contexto grego da ekklesia e ajuda no desenvolvimento de uma definição ampliada do termo ekklesia e do papel que o termo tem atualmente.

Na mente grega, a polis tinha um significado incomparável para qualquer outro grupo social, pois existia com o propósito de viver bem.

Em relação à polis, Aristóteles a considerava “a última forma de organização humana e existe para satisfazer os objetivos mais elevados da vida social”. A liberdade foi encontrada apenas através da polis. Essa liberdade, que não deve ser confundida com a ideia de liberdade do século XXI, foi definida primeiramente como a ausência de um mestre e, em segundo lugar, como a capacidade de participar no controle de sua vida através da participação na polis. O homem não tinha significado fora da polis, como era definido por seu envolvimento e habilidade dentro da polis. Foi somente através da participação na polis que o homem acreditava-se viver a boa vida e obter a liberdade porque somente através da polis o homem poderia controlar sua vida. A polis não concedeu liberdade; a polis era o meio pelo qual os cidadãos obtiveram a liberdade através da "participação". Park identifica o significado da polis quando ele afirma: “Ser uma parte de uma polis foi o único caminho para a realização humano mais elevada e chegou a ser considerada uma forma de superar a futilidade da vida individual, a limitação última do que foi mortalidade." A polis deu significado ao homem.

Aristóteles acreditava que a cidadania era constituída pelo direito políticos iguais de governar e ser governado por sua vez. A principal maneira de fazer isso era participando da ekklesia . Portanto, a ekklesia foi o meio mais significativo pelo qual os cidadãos participaram e cumpriram seu papel como cidadãos. Para enfatizar ainda mais este ponto, Park postula que “a participação na decisão, atendendo à ekklesia era de maior importância na identidade e orgulho grego." O objetivo da ekklesia foi encontrada no propósito da polis; permitir que os cidadãos participem da polis que produzia liberdade e a boa vida.

A ekklesia desempenhou um papel fundamental e àqueles na ekklesia foram avaliados com base em sua parte no conjunto da polis. Filósofos na Antiguidade sustentavam essa parte-todo na sócio-cosmologia que estava em alta consideração e que influenciou o propósito da ekklesia . Kei Eun Chang acredita que no mundo greco-romano, a conexão parte-todo criava espaço ético. Ele afirma: “O fato de que esse conceito reconheceu que um indivíduo faz parte de um organismo cívico e de todo o cósmico tornou-se um ponto de partida para teorias éticas na Antiguidade. O comportamento virtuoso só era concebível no contexto dessas relações individual-comunitária”. Ou seja, isso quer dizer que a ideia de que a liberdade e o propósito do homem se encontram na polis criou uma ética como cidadãos definiram eles mesmos e seus ações de acordo para seus relação para o todo. Cumprir um papel no todo, através participação na ekklesia, formou uma ética em que o bem do todo foi considerado pelas partes que constituíram o todo.

Chang aponta que o ponto de partida de Aristóteles para suas teorias sociopolíticas e éticas assenta neste estabelecimento de uma clara relação cívica parte-todo. O significado da vida em polis criou uma clara dinâmica cívica parte-todo que, por sua vez, levou ao envolvimento e consideração do todo durante a participação. Chang afirma que “tal entendimento do universo como um todo orgânico tem implicação moral e facilita a moralidade conectiva de buscando a 'vantagem comum' do todo." 29 Porque o cidadão fazia parte da polis, a ação moral era considerada em relação à parte de um indivíduo dentro de todo o organismo e conduzida a uma atenção plena à vantagem comum de toda a polis. Os indivíduos, as partes, procuraram para beneficiar o polis, o todo, porque de sua relação com a polis.

Definição bíblica Tradicional e Uso de Ekklesia

A definição bíblica tradicional da ekklesia é multifacetada. No entanto, essa definição subenfatiza o contexto grego mais amplo da definição e a influência da cultura sociopolítica sobre o grupo recém-formado de cristãos. O processo único mais comum que culminou no uso de ekklesia dentro do uso bíblico é a assembleia, ou melhor assembleia de cristãos. Kittel e Friedrich mantêm uma única conceituação de "assembleia", pois esta definiçao explica tanto as aplicações abstratas quanto concretas da palavra. Ele observa que, no uso bíblico, a frase é muitas vezes a "ekklesia de Deus", em vez de simplesmente "ekklesia". A adição da frase "de Deus", o leva a crer que uma simples tradução da assembleia é adequada. Na tradição bíblica, a assembleia de Deus é definida como tendo múltiplas facetas de sua existência. Há uso e evidência para uma existência espiritual, uma existência relacional, uma existência distinta em uma localização geográfica específica, e uma existência universal.

O aspecto relacional e espiritual da ekklesia se enraiza na compreensão etimológica da ekklesia. Lembre-se que com base em suas palavras-base, ekklesia significa “uma assembleia conclamada”. Historicamente, esta comunidade chamada é convocada para se reunir. Na compreensão bíblica tradicional, entende-se que a ekklesia é uma comunidade daqueles que foram chamados por Cristo. Em Mateus 18:17, pode-se ver o emprego de ekklesia quando Jesus disse: "Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano". A igreja aparece aqui como a comunidade dos crentes em Cristo e que tem poder de julgamento, e logicamente as questões cívicas e éticas dos cristãos são tratadas na Igreja, a epistola de Coríntios ratifica tal hipóteses conforme o trecho em que Paulo trata de um cristão que havia cometido incesto com a madrasta:

"Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro?

Deus julgará os de fora. "Expulsem esse perverso do meio de vocês". (1 Coríntios 5:12,13 )

Tanto a ekklesia grega secular quanto a ekklesia bíblica são convocadas, uma pelo arauto da cidade; a outra por Cristo através dos evangelistas e apóstolos (em grego 'enviados'). Os que atendem ao chamado da ekklesia são semelhantes no ponto em que são "chamados", mas por fontes diferentes. Cristo chamou todas as pessoas para si e aqueles que aceitam o chamado, a salvação, são membros da Assembleia de Deus. O Dicionário Internacional da Teologia do Novo Testamento e Exegese afirma que a 1ª Epístola aos Tessalonicenses também introduz à mente grega a alegação do chamado de Deus, que saiu através do apóstolo e outros pregadores na forma da oferta de reconciliação, o que pode ser visto também 2 Cor 5:19-20:

"19 Porque Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus".

Portanto, espiritual e relacionalmente falando, a ekklesia de Deus é composta por aqueles que foram chamados por Deus e responderam ao chamado aceitando a salvação através de Jesus. Note que ambas as chamadas requerem uma resposta. Não são apenas aqueles que foram chamados, mas aqueles que responderam ao chamado e se juntaram à comunidade da ekklesia. A ekklesia é composta por aqueles que optaram por responder ao chamado e assembleia.

No sentido coloquial, a ekklesia refere-se a conjuntos individuais e distintos de cristãos. Em 1 Tessalonicenses 1:1 e 2 Tessalonicenses 1:1, Paulo aborda o corpo dos crentes como a ekklesia "dos tessalonicenses em Deus, o Pai". I Coríntios 1:2 afirma que a carta é para a ekklesia "de Deus que está em Corinto”. Nestes casos, Paulo refere-se à ekklesia como uma entidade individual e distinta em um local geográfico. Embora exista uma existência física da ekklesia, o edifício e a localização não é o que constitui a ekklesia. A assembleia de crentes no local específico constitui a ekklesia. David Guzik faz alusão a isso quando afirma: “A maioria das pessoas hoje associa a palavra igreja a um prédio onde os cristãos se encontram. Mas a antiga palavra grega para igreja (ekklesia) era uma palavra não religiosa para uma ‘assembleia’ de pessoas, tipicamente reunidas para um propósito específico.” Guzik está descrevendo como a ekklesia não é apenas um lugar, mas é mais distintamente as pessoas reunidas lá para um propósito. A ekklesia, enquanto é especificada como ocorrendo em um lugar, ainda é uma assembleia que reúne-se em virtude do chamado. Não depende da localização, mas depende da reunião de pessoas específicas (cristãos) em um local específico.

Há muitos casos de referências a uma ekklesia específica, uma assembleia em um local específico, mas também há referências bíblicas a uma ekklesia mais geral e universal. Park afirma que o uso de Ekklesia por Paulo faz alusão a haver uma ekklesia por cidade, mas que "a conotação pode ser expandida no uso de Paulo para cobrir o amplo espectro da comunhão da casa à igreja universal". O Léxico Grego do Novo Testamento da versão King James, afirma que a ekklesia pode se referir a, “seu corpo inteiro de cristãos espalhados por toda a terra; coletivamente, todos os que adoram e honram a Deus e a Cristo, seja qual for o lugar que estejam.” Assim, há um elemento universal para a presença da ekklesia.

A existência universal da ekklesia leva ao aspecto do reino da ekklesia e o papel que a ekklesia desempenha em relação ao Reino de Deus. Entende-se que a ekklesia faz parte do reino de Deus na Terra, mas não é inteiramente o reino de Deus, pois ainda faz parte desta era. Portanto, é distinta do reino de Deus, embora seja uma parte dele. Spiros Zodhiates descreve o Reino como um reinado e a ekklesia como um reino. No entanto, o reino e a ekklesia se complementam. Ele descreve essa relação complementar:

Toda a história do crescimento da ideia do reino levou, naturalmente, à crença de que o reino de Deus sobre o qual Cristo ensinou seria expresso e realizado em uma sociedade. Seu reino está visivelmente representado em Sua igreja, e a igreja é o Reino dos Céus na medida em que já chegou, e ele se prepara para o reino que se revestirá da glória.

A ekklesia, aqui traduzida como igreja, é uma parte do reino na medida em que é o reino de Deus está expresso e realizado na sociedade, mas também aguarda e se prepara para a futura vinda do Reino. A ekklesia é a ferramenta de Deus para realizar e se preparar para o reino na Terra. O que isso significa para o papel da ekklesia na sociedade? Isso leva ao propósito cívico da ekklesia que primeiro justifica uma discussão sobre a influência grega sobre a ekklesia bíblica.

A Evolução da Ekklesia

O uso bíblico tradicional e a definição de ekklesia tem ignorado em grande parte o componente cívico e o contexto grego da ekklesia. A definição tradicional não é totalmente imprecisa, pelo contrário, está incompleta. Olhar para o contexto mais amplo da ekklesia leva a uma definição mais completa e completa com implicações de longo alcance. A definição de ekklesia deve incluir um contexto grego mais amplo porque o termo ekklesia não foi produzido ou usado a partir do nada. O uso da ekklesia para descrever o corpo cristão também é notável porque opta por não usar o termo "sinagoga" e, em vez disso, usa o termo ekklesia que tem uso sociopolítico grego. O contexto mais amplo também leva a uma compreensão da ekklesia como uma assembleia cívica, em vez de uma assembleia estritamente religiosa.

Influências Helenísticas

Olhando para o corpo de crentes, especificamente em Corinto, a população cristã estava sob a influência grega. Anna Miller demonstra como a população grega foi restabelecida e cresceu em Corinto logo após sua derrota em 146 a.C. Os colonizadores romanos usaram a cultura grega e enfatizaram-na para validar o domínio romano. Portanto, o corpo cristão em Corinto estava imerso na cultura grega. Os cristãos viviam sob influência grega enfatizada pelos romanos e tinham conhecimento sobre a cultura ao seu redor. Portanto, quando Paulo usa o termo ekklesia ao se dirigir a eles, a assembleia em Corinto conhecia o contexto mais amplo do termo. Park, sobre a relação judaica com a cultura grega e romana, afirma que “não pode considerar o mundo judeu do 'Segundo do Templo de Jerusalém´ uma ilha política no mar do mundo helenístico e romano. A compreensão judaica da palavra ekklesia deve ser entendida no contexto da realidade política greco-romana na qual as comunidades judaicas viviam.” Essas comunidades, judias e recém-cristãs, estavam imersas na cultura greco-romana que as influenciou diretamente.

Muitos estudiosos têm argumentado que o termo ekklesia dentro dos círculos cristãos é derivado unicamente do seu uso na Septuaginta e que este uso informa o uso do Novo Testamento da ekklesia. No entanto, a influência grega na época de seu uso no Novo Testamento foi significativa. Park sugere que os destinatários de Paulo estavam mais expostos à influência grega do que ao mundo do Septuaginta. Isso indica que os destinatários de Paulo não definiram a ekklesia com base em seu uso no Septuaginta. Ele ressalta que os judeus da época teriam tido grande exposição ao mundo grego e à cultura política devido à diáspora e sua presença na Palestina, e que essa influência teria tido um significado maior para eles do que é muitas vezes assumido. Além disso, a ekklesia na Septuaginta era o “modelo da vida virtuosa”, que na mente grega estava relacionada com a ideia da melhor constituição. A ideia da ekklesia como um modelo de vida virtuosa no Septuaginta teria alimentado a ideia grega da ekklesia e ainda mais imposta influência grega.

Além disso, pode-se argumentar que o termo ekklesia originou-se com os helenistas, não dentro da igreja. Não há evidência para um termo aramaico subjacente. Trebilco afirma: “A designação parece ter emergido pela primeira vez como o termo grego ἐκκλησία, em vez de ser uma tradução de uma designação aramaica anterior.” Ele ainda apoia esta afirmação enfatizando a ligação com os helenistas em vez de todos os primeiros cristãos quando Paulo escreve sobre sua perseguição à igreja. Ele acredita que Paulo está recordando uma designação inicial dos helenistas ao falar de perseguir à ekklesia. Como nota, o uso do termo ekklesia para significar o corpo cristão de crentes foi introduzido antes de Paulo empregá-lo para se referir ao corpo cristão. Parece ser um título que os cristãos assumiram por si mesmos, em vez de um Paulo inventado para denotar comunidades cristãs.

Há estudiosos que colocam a questão “por que o termo ekklesia usado denota o corpo dos crentes do Novo Testamento e não o termo ‘sinagoga’, como era frequentemente usado no Antigo Testamento?” Alguns sugeriram que os seguidores de Cristo não queriam a associação com uma instituição judaica. No entanto, esta não pode ser a única razão. Uma das principais diferenças entre a ekklesia e o termo “sinagoga” é que a sinagoga denota um grupo puramente religioso, enquanto a ekklesia nunca foi usada anteriormente para se referir a um grupo culto ou religioso. Kittel observa que não há evidências suficientes para argumentar que houve sempre um uso culto da ekklesia no mundo grego, como ele denotava predominantemente corpos cívicos. Kittel também observa que os crentes do Novo Testamento escolheram evitar um termo culto ou religioso e, em vez disso, escolheram um “secular”.

A razão pela qual a ekklesia foi escolhida, e não sinagoga, é porque a ekklesia foi usada para invocar a ideia de uma assembleia cívica, não uma assembleia exclusivamente religiosa. Contextualmente, ekklesia era uma palavra guiada sociopolítica grega. Mesmo no Septuaginta o termo ekklesia foi usado para denotar uma assembleia de toda a nação, não simplesmente uma reunião de qualquer tamanho. É claro do contexto grego e da interação de Paulo com a ekklesia que a ekklesia cristã se considerava uma assembleia cívica. Paulo Christopher reconhece o poder da ekklesia.

a Igreja é a união de todo aquele que crê, não está escrito que: “ (...) onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. (Mateus 18:20).

A palavra qahal (comunidade do povo eleito) engendrou a palavra ekklesia (igreja) de modo indireto, onde a igreja é uma reunião segundo a etimologia grega dessa palavra, isto é, se duas ou três pessoas crêem em Deus e em Jesus Cristo elas são igrejas por estarem reunidas. Também através da boca de duas ou três testemunhas um fato é considerado verídico, pela lei mosaica quando ela tratava de causas penais, mas especificamente da pena capital conforme Deuteronômio 19:15; 17:7 e Números 35:30, a fim de evitar juízos injustos e parciais foi essa lei dada a Moisés, e pelo mesmo motivo Jesus enviou os 72 de dois em dois, no capítulo 10, do Evangelho de Lucas, onde estava a "dupla", aí estava a Igreja, pois a Igreja era móvel e não um santuário feito por mãos humanas de modo estático, mas o ser humano, neste novo contexto era considerado como um templo santo ( 1 Coríntios 6:19; João 2:19-22) provenientes de Deus que deu a vida, assim como Deus está em todo o lugar, a Igreja que é a congregação dos eleitos deve estar em todo lugar e por esse motivo Jesus ordenou que os crentes fossem testemunhas até os confins da Terra (Atos dos Apóstolos 1:8),isto em conformidade com o Salmo 24:1 “Do Senhor é a Terra e toda a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” .

Com o passar do tempo a Igreja recebeu outras conotações, passou a designar o grupo de cristãos de determinada religião, a instituição e o prédio onde são celebradas os ritos religiosos.

REFERÊNCIAS

. Arndt, William F., Wilbur Gingrich, John R. Alsop, and Walter Bauer. A Greek-English Lexicon of the New Testament and Other Early Christian Literature: A Translation and Adaptation of Walter Bauer’s Griechisch-Deutsches Wörterbuch Zu Den Schriften Des Neuen Testaments Und Der Übringen Urchristlichen Literatur, 4th Rev. and Augm. Ed., 1952. Chicago: University of Chicago Press, 1957.

Blackwell, Christopher W. “The Assembly.” In Dēmos: Classical Athenian Democracy. The Stoa: A Consortium for Electronic Publication in the Humanities, 2003, www.stoa.org.

Blue Letter Bible. “Strong’s G1577- Ekklesia.” Accessed November 1, 2019. https://www.blueletterbible.org/lang/lexicon/lexicon.cfm?strongs=G1577.

Brown, Colin. The New International Dictionary of New Testament Theology. Grand Rapids, MI: Zondervan Publishing House, 1976.

Chang, Kei Eun. The Community, the Individual and the Common Good: Τὸ ´Ιδον and Τὸ

Συμδέρον in the Greco-Roman World and Paul. The Library of New Testament Studies. London: Bloomsbury T&T Clark, 2013. http://dx.doi.org.ezproxy.liberty.edu/10.5040/ 9781472550873.

Christopher, Paul, Pamela Klassen, and Winnifred Fallers Sullivan. Ekklesi: Three Inquiries in Church and State. Chicago: University of Chicago Press, 2018. ProQuest Ebook Central. https://ebookcentral-proquest.com.ezproxy.liberty.edu/lib/liberty/detail.action? docID=5050425.

Danker, Frederick William. The Concise Greek-English Lexicon of the New Testament. Chicago: University of Chicago Press, 2009. ProQuest Ebook Central. https://ebookcentral- proquest-com.ezproxy.liberty.edu/lib/liberty/detail.action?docID=3038361.

Donnegan, James, and Johann Gottlob Schneider. A New Greek and English Lexicon : Principally on the Plan of the Greek and German Lexicon of Schneider: the Words Alphabetically Arranged. 2nd edition. Boston: Hilliard, Gray & Co., 1831.

Erickson, Millard. Introducing Christian Doctrine. Edited by Arnold Hustad. 3rd ed. Grand Rapids, MI: Baker Academic, 2015.

Guzik, David. “Jesus, The Wisdom of God,” in Study Guide for 1 Corinthians 1. Blue Letter Bible. Last modified 2013. https://www.blueletterbible.org/Comm/guzik_david/Study Guide2017-1Cr/1Cr-1.cfm.

Kittel, Gerhard, and Gerhard Friedrich. Theological Dictionary of the New Testament. Vol. 3.

Grand Rapids, MI: Eerdmans Publishing Co, 1965.