OS CINCO PASSOS DO NÃO-SUICÍDIO

Atualmente vivemos em uma era que, certas doenças históricas que no passado foram pandemia, hoje já foram controladas ou quase extintas. Mas em decorrência do tempo e do desenvolvimento social, hoje temos novas doenças que ainda precisam de cuidados.

A depressão é uma das doenças psicológicas que levam muitas pessoas ao ato extremo do suicídio. Por ser vista muitas vezes como algo banal ou um meio de chamar a atenção, o suicídio vem acompanhado de uma grande surpresa, uma vez que seus praticantes nunca se demonstraram tristeza a ponto de cometer tal ato, se mostram sempre pessoas alegres, já perceberam? Baseado em alguns pensamentos pessimistas meus, elaborei aqui os CINCO PASSOS DO NÃO-SUICÍDIO.

Pra você que chegou a conclusão de que não faz mais sentido continuar vivendo e que essa seria sua única saída, leia esses passos, tenho certeza que vai ser muito diferente de muitos textões clichês que você já leu por aí.

1- NÃO TEMA À MORTE; bom, esse parece um passo óbvio pra quem chega nesse estado, mas é muito importante que nessa hora você não caia nessa ironia de temor aquela que você quer encontrar. É importante que você pense na morte no sentido literal da palavra, nos seus efeitos, na dor que isso vai te causar até conseguir de fato, partir desse mundo, se isso já lhe causou um certo arrepio e te desencorajou, procure ajuda que você, com certeza, vai conseguir resolver esses problemas sem precisar cometer suicídio.

2- PENSAR NO PÓS-MORTE; suicídio é uma palavra forte, e consequentemente uma ação forte também, por sempre se tratar de uma morte brutal, e muitas vezes de atitudes súbitas, é preciso que você imagine como será depois de sua morte. Não pense na falta que você vai fazer, não agora, agora é a hora que você imagina como acharão seu corpo. Sim, quando você retirar sua própria vida, seja lá qual for o método que escolher, vai ser doloroso pra quem o encontrar primeiro, seja seus pais, irmãos ou amigos. Pense que acharão seu corpo frio, ensanguentado se resolver se cortar, roxo se resolver se enforcar ou babando se resolver optar por medicamentos. Esse passo é importante porque você precisa ter na sua cabeça que essa cena NUNCA MAIS vai sair da cabeça de quem o ver, as lembranças da sua mãe serão o seu nascimento, sua formatura e subitamente invadirá a mente dela a cena do seu filho dependurado por uma corda ou deitado no chão envolto a uma poça de sangue. A primeira imagem sua na cabeça das pessoas que o virem vai ser sempre a do dia da sua morte. Se isso te assustou um pouco e te fez repensar, procure ajuda que você, com certeza, vai conseguir resolver esses problemas sem precisar cometer suicídio.

3- PENSAR NAS PESSOAS QUE O FIZERAM CHEGAR A ESSE PONTO; esse é o passo da raiva, da angústia e do ódio. Você vai numerar um a um que pra você são responsáveis pela sua decisão e o que eles fizeram, se enquanto fizer isso sua postura for de aceitação, suportar essa dor que sentiu ou ainda está sentindo enquanto relata pra você e pro papel a atitude dessas pessoas, leia o próximo passo. Mas se você chorar de raiva, o lápis ficar mais forte no papel, sentir arrepios e serrar os dentes, ficar com vontade de quebrar a cara daquela pessoa, não se conformar estar sentindo aquilo, pare por aqui. A morte na sua essência é algo pacífico, muitas vezes você tem uma doença que te consumirá até seus órgãos não poderem trabalhar sozinhos, te deixando assim, pleno, sem vida. Quando você não se conforma com a angústia que está sentindo, com essa aflição, procure ajuda que você, com certeza, vai conseguir resolver esses problemas sem precisar cometer suicídio.

4- PENSAR NAS PESSOAS QUE NUNCA TE DEIXARIAM FAZER ISSO; aqui você vai amolecer o coração pensar apenas nas pessoas que um dia te fizeram sorrir, não apenas seu pai ou sua mãe, ou seus parentes mais próximos, pense em todos, naquele amigo que sempre sorri quando te vê, naquela velhinha que te considera um gênio da informática, naquele vendedor que sempre foi muito simpático com você, no seu professor que te usou como exemplo pra alguma coisa e te deixou com vergonha, no seu primeiro amor de escola, aquela paquera infantil e inocente. Quando pensar nos seus parentes mais próximos, pense nos seus avós que na idade avançada vão ter que aprender a compreender que existem tormentos capazes de nos fazer tirar nossas próprias vidas, pense no seu irmão mais novo que te via como exemplo não ter mais em quem espelhar, no seu irmão mais velho que te via como alguém pra proteger, não ter mais alguém pra salvar, e finalmente nos seus pais, que vieram a esse mundo conformados a seguir o ciclo da vida, em que seus filhos os enterrem, e por ironia de mal gosto do destino, terem eles que esterrar seu filho. Se isso tudo pra você se passar como nuvens, como algo distante, se você for indiferente ao sofrimento deles, vá para o último passo. Caso você já sinta saudades deles antes mesmo de partir, aquela raiva do passo anterior de tornou compaixão dos seus amigos e parentes, pare e procure ajuda que você, com certeza, vai conseguir resolver esses problemas sem precisar cometer suicídio.

5- PENSE EM VOCÊ; finalmente, depois de ter pensado na morte, nos seus amigos, pais e parentes, e nas pessoas que você não gosta, é a hora de pensar em você mesmo, vamos conversar. O que queria ser quando era criança? já realizou aquele sonho que tinha? Me fala se já amou e foi correspondido? Sensação boa né? já andou numa montanha-russa que o fez gelar? Sem as mãos? Nossa, que adrenalina boa. Já comeu algo tão bom que não quisesse parar mais? Parece que vai explodir, você já saiu por aí de moto/carro/bicicleta, sem destino? Sentir o vento no rosto, se sentir livre de tudo, já deu um mergulho sem se preocupar com a temperatura da água? já abraçou alguém que te faz tão bem que você não queria largar mais? Você fecha os olhos e respira fundo, aproveita cada centímetro daquele abraço, você já ensinou seus avós a usarem a internet? pense se já ajudou seu sobrinho/primo/filho a andar de bicicleta, se já aprendeu a tocar algum instrumento e se sentou em uma roda de músicos pra cantar e tocar aquilo que sabia, se já saiu com os amigos pra conversar e jogar conversa fora, se já assentou em uma praça e só observou o movimento, sem se preocupar com a hora, compromisso, atrasos, nada, se já olhou pra alguém e pensou: “Meu Deus, que pessoa retardada, mas eu adoro ela”… Bom, essas são coisas simples de um dia a dia comum, que fazem muito a diferença na vida de alguém, são os momentos bons que nos fazem permanecer vivos, assim como são os momentos bons que salvam um casamento, momentos bons que salvam um serviço, e momentos que irão salvar sua vida, se você permitir, é claro. Pense o seguinte, se você morrer, a maior perda vai ser para seus amigos e aqueles que gostam de você, para seus inimigos sua morte seria uma vitória, e ninguém quer entregar um jogo por W.O não é mesmo? a morte não vai ser a solução dos seus problemas, é o início deles, você não vai se superar se morrer, Timóteo, Simão Pedro, Tiago e muitos outros apóstolos morreram pelo evangelho, e mesmo assim hoje existe mais de uma religião, Meirielle Franco, lembram dela? como esquecer essa grande mulher... morreu, basicamente, por denunciar policiais corruptos, e mesmo assim ainda existem esse tipo de gente na sociedade. Entende o que eu quero te dizer? saiba que morrer é mais difícil que continuar lutando, mas a recompensa por conseguir sair desse transtorno é consideravelmente maior do que simplesmente se entregar à escuridão. Não é fácil, não disse que seria, mas só você pode fazer isso, só você pode se salvar, mas lembre-se que não é só você que pode tirar sua vida, então se formos pensar bem, estar vivo já é viver em desvantagem, então não há nada mais valioso pra você hoje do que sua vida. Se depois destes cinco passos você ainda pensar em cometer tal ato, saiba que você não vai precisar, porque você já está morto por dentro, está apenas existindo.