Anorexia Espiritual

Anorexia Espiritual

Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso de maneira agressiva. As pessoas têm um medo intenso de ganhar ficaram obesas, mesmo estando dentro do padrão adequado para o seu corpo. As mesma abusam das dietas e exercícios. Em resumo, é uma doença em que se perde o apetite.

Trazendo esse quadro para o âmbito espiritual, podemos aplicar aos pecadores que não querem se alimentar da Palavra de Deus. Porque assim como o corpo precisa de alimentos para manter-se saudável; o espírito precisa da Bíblia Sagrada. Isso é: “Alimentar-se da Palavra.

Podemos ver um grande exemplo através do apóstolo Paulo, mandando que nos fortifica na graça.

II Timóteo 2:1

Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça.

Quem não se alimentar da Palavra de Deus, certamente perecerá na eternidade perdendo a salvação da sua alma. Vejamos uma recomendação de Jesus Cristo.

João 6:27

Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o filho do homem vos dará; porque comestes do pão e vos saciastes.

Em muitas passagens Bíblica encontramos versículos que recomendam o jejum (abstinência de alimentação por um breve período), mas em poucas horas o ser humano volta a sua rotina. No entanto, nunca foi recomendado o Jejum da Palavra. Isso é passar um tempo se ler a Bíblia.

Devemos abster-se da comida com o propósito da santificação, mas por um pouco de tempo. No entanto, não devemos proceder dessa maneira com a Palavra de Deus.

Salmo 119:11

Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

Por fim, devemos entender que a vida espiritual vai além de tudo que a mente humana possa compreender.

Romanos 14:17

Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito.

Bom é está dentro do grau de espiritualidade que o salmista conseguiu desfrutar. Vejamos o que ele chegou a escrever

Salmos 42:1-2

Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!

A minha alma tem sede de Deus, do Deus.

Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Mat. 16595