A vida é dura, e o mingau cada um é que faz o seu.

É verdade meu irmão, a nossa não foi, de quem foi ou deixou de ser a culpa? Eu pessoalmente nunca entendi, nunca quis colocala sobre ninguém, se do nosso pai, não sei; se foi de nossa pobre mãe que Deus a tenha, não sei; se foi Deus que quis assim, quem sabe. Agora uma coisa é certa. Ainda podemos cada um de nós sermos felizes, em família ou sozinhos, pois quando ficamos adultos não temos ninguém pra colocarmos a culpa pelos nossos erros, a busca pela felicidade é uma constante: a felicidade pra cada pessoa é diferente, pode ser: um momento; um estado de espírito; estar com dinheiro; estar com saúde; estar com a família; escalar uma montanha; ficar sozinho em silêncio; ver o time do coração vencer; comer até a barriga doer; ver quem gostamos bem; beber até cair etc.....

Nessa última citação, eu encontrei a felicidade durante um tempo, mas me custou muita coisa.

Não

Eu não sei qual é o motivo desse seu estado melancólico, mas Gilberto eu quero aqui te dizer tenho muito orgulho do que cada um de nós se tornou. Temos que saber e entender que foi isso que foi isso que Deus nos reservou, ou o destino para os céticos.

Resta cada um de nós, pegar essa pequena poção de farinha seca que é nossa vida, juntar os temperos que cada um tem. E fazer dela a sua poção para seguir a vida. Uns de nós vamos fazer um simples chibé, outros um mingau com cocô, outro farofa de carne, outro fubá. De modo que cada um vai comer o que gosta com essa farinha, se nos quatro estivéssemos com a mesma farinha daria desentendimento na certa, pois cada um iria querer fazer uma coisa com essa pequena poção de farinha ou então misturar tudo fubá, chibé, mingau e farofa percebeu que seria tamanha a confusão e talvez estragarsemos a farinha, pois Quem iria comer uma mistura doida dessas.

Eu quis dizer que cada um de nós, graças a Deus ainda temos nossas vidas e podemos fazer dela um mingau ao nosso gosto, pois ninguém vivi ou viveu o que cada um de nós viveu, nem nossas vidas pertencem a alguém só a nós e Deus. Então que possamos viver para nós e não para a opinião dos outros. Você sabe onde encontrar sua felicidade não deixe ela ir embora por causa do que os outros falam ou pensam ao seu respeito.

Eu sou assim, polêmico talvez, mas a vida é minha e de Deus Ele tem tido misericórdia de mim.

No fim a felicidade é Deus, não família ou qualquer outra coisa.

Lucas: 14:26

Se alguém deseja seguir-me e ama a seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até mesmo a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.