A QUEM PERTENCE O FUTURO?

A QUEM PERTENCE O FUTURO?

Pode parecer tão obvia a resposta, mas não é. De primeiro plano dirão: “o futuro a Deus pertence”, parece simples, não? Mas o que é futuro? É o que está por vir em relação ao tempo? Se o problema é o tempo, convém distinguir três concepções fundamentais: Primeiro, o tempo como parte mensurável do movimento; Segundo, o tempo como movimento intuído; Terceiro, o tempo como estrutura das possibilidades. Na primeira concepção vincula-se, na Antiguidade, o conceito cíclico do mundo e a vida do homem (metempsicose) e, a época moderna, o conceito científico do tempo. A segunda concepção vincula-se o conceito de consciência, com a qual o tempo é identificado. A terceira concepção, derivada da filosofia existencialista, contem algumas inovações conceituais na análise do conceito de tempo. Esse é o entendimento dentro da Filosofia. (Dic. Filosofia – Ed. Mestre Jou)

Via-de-regra é senso comum relacionar o entendimento inicial de que “o futuro a Deus pertence”, como se a nós não houvesse nenhuma responsabilidade em cuidar do nosso tempo em detrimento do nosso futuro. Logo, se a questão é remeter toda a reponsabilidade para que Deus decida o nosso futuro, qualquer tentativa em cuidar do tempo seria algo inútil – a vida já esta decidida! Tem gente que embora relacionando a sua fé com a vida temporal, ou foge da responsabilidade em cuidar bem de sua vida no tempo que tem, ou seja, o hoje - passa de longe como se tudo estivesse traçado para acontecer; ou se desculpa de que “Deus está no controle de tudo”. Isso me intriga, porque dizem como se fosse tão íntimo de Deus que até sabem da Sua agenda, esquecendo de que nos foi dada uma vida para ser vivida aqui em nossa casa (neste planeta) eternamente. No entanto, com a ruptura da aliança com Deus, foi sentenciado ao homem, trabalhar para o seu sustento, dar nome aos animais, etc. (o que continua fazendo até hoje) Por tudo isso, o que era eterno, foi partido pelo “tempo”, agora em duas etapas: aquela que fez reduzir, diga-se de passagem, o tempo de vida em primeira instancia, quando foi cunhada a cláusula pétrea da MORTE – todos vão morrer!

Então, o que fazer? Estupidamente, parece a muitos, continuar se esquivando de pensar sobre o tempo que tem para resolver esse problema – reconstruir a aliança com o Criador, única maneira de recuperar a eternidade – o segundo tempo será eterno. Enquanto foge, continuamos atentos às criações filosóficas sobre o tempo, milhares de frases cheias de sabedoria, que embora prenhe de razão, ofuscam o saber eterno:

“Pense que seus sonhos já estão lá no futuro e só é preciso atravessar alguns obstáculos”.

Segundo Steve Jobs: “cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”.

Para o escritor Augusto Cury: “Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro”.

Em contrapartida: “Pare de ser prisioneiro do seu passado. Transforme-se no arquiteto do seu futuro”. Provérbio chinês: “O passado é história, o futuro um mistério e o presente uma dádiva”.

Para não ser prolixo, é muito interessante entender que esse “tempo” é uma longa estrada que só se torna possível caminhar sendo puxado pela “FÉ”, e isso é inerente em todo ser humano. Por isso a Bíblia afirma: “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Essa força que se chama fé é que nos conduz todo dia, é o dia será sempre o “hoje”. Logo, do HOJE depende o nosso FUTURO. Sendo assim, o tempo que temos aqui, pertence a cada um de nós. Mas o tempo que se chama eternidade, esse, sim, pertence a Deus, tendo Ele se revelado a nós no tempo da salvação. Tudo está escrito no Seu Manual, a Bíblia – incontestavelmente ela é a Palavra de Deus que continuará orientando os passos daquele que Nele crê até que venha a eternidade.