Idolatria

Idolatria

Idolatria é: Culto prestado aos ídolos; no sentido figurado – amor excessivo, admiração exagerada.

De maneira que torna-se um problema de ordem social, psicológica e espiritual, uma vez que essa ação tem conotação diabólica. Vejamos a luz da Bíblia uma grande citação nos primeiros Livros Sagrados.

Êxodo 32:18-19

18 – Porém ele respondeu: Não é alarido dos vitoriosos, nem alaridos dos vencidos, mas alarido dos que cantam, eu ouço

19 – E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o Bezerro e as danças, acendeu-se o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-s aos pés do monte.

Temos um evento que narra Moisés ao descer do Monte Sinais, onde recebeu os dez mandamentos da parte de Deus; e quando estava chegando perto do arraial percebeu o povo em um ato deliberado festejo, adorando um bezerro do ouro que Arão havia fabricado. Essa atitude gerou uma grande indignação ao profeta Moisés, sem falar na reprovação do Senhor Deus. Ensinando-nos que o homem caído da graça, transforma qualquer objeto em elemento de adoração.

Isaías 42:8

Eu sou o Senhor; e este é o meu nome!

Não darei a minha glória nem a imagens o meu louvor.

Temos a mais bela recomendação que um ser humano pode receber; o que envergonha os líderes das falsas religiões, que temem anunciar a verdade e terminarem sozinhos, porque se o pecador ouvir o Evangelho genuíno, automaticamente deixa a prática da idolatria.

Podemos tomar o exemplo das crianças que as do sexo feminino brincam de bonecas; enquanto os meninos brincam com bonecos de soldados. A esse evento recebe o nome de lúdico (divertimento e brincadeira).

Todavia muitas pessoas parecem que nunca crescem; tendo em vista que continuam brincando com os bonecos das imagens de escultura; cometendo todos os tipos de idolatrias. Brincando com Deus como se esse tipo de comportamento não tivesse conseqüências para a vida eterna.

Gálatas 6:7

Não se deixe enganar: de Deus não se zomba (brinca). Pois o que o homem semear isso também colherá.

I Aos Coríntios 10:14

Por isso meus irmãos, fujam da idolatria.

Então, todo cuidado é pouco para não ferir a santidade de Deus, prestando culto e adoração as imagens de esculturas. Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

MMA – Ministério Missão América

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil