Pureza Espiritual

Pureza Espiritual

Existem pessoas que passam um vida nas Igreja, mas nunca crescem espiritualmente; não se purificam da maldade; de maneira que não apresenta nenhum fruto do Espírito Santo.

Mateus 5:8

Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

A pureza é um dos principais requisitos para salvação; sendo também um escudo para nos resguardamos do mundo pecaminoso, promovendo uma íntima comunhão com Deus.

I João 2:15-16

15 – Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

17 – Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

Perceba que existe uma grande diferença entre o salvo e o perdido:

• Salvo anda em novidade de vida, enfatizando os bons costumes;

• O perdido vive na prática exacerbada do pecado.

Filipenses 4:8

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se há uma virtude, se há algum louvor, nisso pensai.

Devemos evitar a má companhia; perceba que uma boa pessoa anda com outra da mesma natureza. Todavia, um ladrão estará ao lado de outro com a mesma índole. Existe um adágio popular que diz: “Digas com quem tu andas que eu digo quem tu és”.

Só pode chegar a presença de Deus uma pessoa pura de coração; e esse fenômeno começa a acontecer quando alguém entrega a sua vida a Jesus Cristo.

Salmos 24:3-4

03 – Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?

04 – Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, aquele que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

Perceba que é imprescindível estarmos separados do mundo; tendo em vista que a associação com pessoas negligentes, afeta agressivamente a nossa comunhão com Deus.

II Aos Coríntios 7:1

Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

Podemos exemplificar algo que relata bem a purificação. “Imagine uma pessoa toda vestida de branco, sendo colocada dentro de um depósito de carvão”. Certamente, a mesma ficará impregnada de fuligem e sujeira na cor preta.

O mesmo acontece com as pessoas que estão no mundo pecaminoso, por mais que tentem, jamais ficarão imunes; somente através de Jesus é que pode purificar-se.

I João 1:7

Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Então a aprendemos que a primeira coisa e ser feita para purificar-se espiritualmente, é aceitar a Jesus Cristo como salvador.

Que o Senhor vos abençoe, rica e abundamente.

Pastor Robson Colaço de Lucena