Mensagem de Natal e de Ano Novo

“Tua Palavra transpassou meu coração, e eu Te amei.” Santo Agostinho

Está escrito, no jornal Presença Agostiniana de número 139, Ano XII, setembro e outubro de 2008, que “o toque final para a mudança de vida veio para Agostinho da leitura de uma passagem da Carta de Paulo aos Romanos: ‘Vivamos honestamente como em pleno dia; não em orgias e bebedeiras, prostituição e libertinagem, brigas e ciúmes. Mas vistam-se do Senhor Jesus Cristo e não sigam os desejos dos instintos egoístas’(13, 13-14)".

E a cada um de nós, o que Deus nos falaria, se buscássemos a Sua Palavra? No Boletim Informativo da Diocese de Ourinhos, Ano X_ novembro- dezembro/2008, número 59, páginas 6 a 10, leio a Mensagem Final do Sínodo dos Bispos em Roma e registro aqui um excerto: “Ao longo dos caminhos do mundo encontramos com freqüência homens e mulheres de outras religiões que escutam e praticam fielmente os ditados de seus livros sagrados e que conosco podem edificar um mundo de paz e de luz porque Deus quer que ‘todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade’(1 Tm 2,4). Queridos irmãos e irmãs, custodiai a Bíblia em vossas casas, lede, aprofundai e compreendei plenamente as suas páginas, transformai em oração e testemunho de vida, escutai-a com amor e fé na liturgia. Criai o silêncio para escutar com eficácia a Palavra do Senhor e conservai o silêncio depois da escuta, porque ela continuará habitando e falando-vos. Fazei que ela ressoe no começo de vosso dia, para que Deus tenha sempre a primeira palavra e deixai-a ressoar em vós à noite, para que a última palavra seja de Deus.”

E nós? Como desejarmos um mundo melhor se não começarmos por ouvir o que Deus quer de nós, se não olharmos primeiramente para dentro de nossos corações e virmos lá o que tem de ser mudado? Antes de mudarmos o mundo e as pessoas que há nele, é preciso que mudemos nós, e essa é a mais difícil e importante tarefa, porque não queremos enxergar essa realidade ou a postergamos. E queremos começar por mudar as pessoas e o mundo ou, pior, não queremos mudar nada. Como desejar a felicidade do outro, um Feliz Natal e Ano Novo ao outro, se a felicidade do outro depende também de mim e de mudanças em minha maneira de ver, pensar, agir?

Sabemos que neste mundo ninguém é ou será completamente feliz: cada qual tem sua cruz, e o mundo é por demais imperfeito, injusto, porque todos nós somos injustos, imperfeitos, indignos. Entretanto Deus quer fazer de cada um de nós perfeito instrumento Seu para a construção do Seu Reino, e o começo tem de ser agora, em nós e conosco. ”O remédio que cura a alma vem dEle, de Deus. A alma, de fato, pode ferir e não curar-se a si própria.”

Assim, apressemo-nos em buscar a Palavra, deixá-la agir em nós e levá-la ao nosso próximo, a todos os lugares, para que ela chegue até os confins da terra, como o Senhor mesmo nos ordenou. Concluindo, este é o meu desejo nesta hora: que neste Natal, no decorrer de todo o Novo Ano e sempre, daqui por diante, no mundo inteiro, pessoas como eu e você, de todas as religiões e crenças, nos empenhemos honestamente na construção desse mundo melhor, tão almejado, para todos nós.

Feliz Natal!

Feliz Ano Novo!

Neusa Storti Guerra Jacintho
Enviado por Neusa Storti Guerra Jacintho em 18/12/2008
Reeditado em 29/11/2009
Código do texto: T1342472
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.