Uma festa no coração...

O Natal se aproxima e começa a fazer das suas.

Não o Natal propriamente dito.

Mas a idéia geral que prevalece em alguns lugares distintos.

O comércio , a mída e tudo o que o envolve estão vindo mais cedo?

Pelo que notei, desde o início de novembro!

E dão a certeira idéia de união,

confraternização, perdão ...

tudo com ão, assim grandão e bom.

Sempre o valor real do Natal, não discuto. A festa religiosa é linda.Sempre!

Ano passado,antes desta noite chegar ,fui ao supermercado de ultima hora, quase no fechamento , buscar alguma coisa que faltava para um prato final e a moça no caixa,

ao passar minha compra , olhou-me e falou:

- Ai Jesus, tá chegando , tomara que passe logo...

E começou a chorar. Um choro silencioso onde as lágrimas caiam naturalmente .

E ela enxugava querendo escondê-las. Não ousei perguntar o motivo mas sinceramente

nem precisava. Tão fácil de descobrir... Melhor não ir fundo para não ferir.

Disse-lhe algumas palavras que saíram com bastante dificuldade de minha garganta amarrada .

Estas lágrimas seriam pela falta de alguém que se foi?

Pelas saudades de outros natais? Pela impossibilidade de se sentir feliz numa data tão especial, onde a alegria, os presentes ,as trocas carinhosas ,

os amigos e parentes em mesa enfeitada farta e posta são tão essenciais?

Ou obrigatórios? Seria tudo isso junto. Pois sim.

Acabam nos impondo a necessidade da alegria e da felicidade, da união e tudo-o -mais- que-perfeito .

E uma grande maioria se perde nessa

obrigatoriedade-sem-sentido . Desalmados rigores sociais , provocando regras e formas

de comportamentos numa sociedade manipulada por condicionamentos que nem sempre nos entristecem .

Claro que não!

Mas ,muitas vezes, podem nos incomodar sim , principalmente se formos sensíveis, se estivermos em perdas . E muitos estão.

Aos que sentem esta terrível opressão , se atentem para a pureza da data , se auto - protejam da comercial manipulação. Resistam alegremente aos

artifícios mais exuberantes , com uma tendência ao falso , ao consumismo repetitivo e extenuante. Elevem a sua alma a Deus-menino.Apóiem-se na Sua força e na Sua compreensão.No renascimento de almas , no aperfeiçoamento delas.Tentem fazer a festa dentro do coração , servida em pratos de paciência calorosa , numa sapiência a ser conquistada aos poucos,todos os anos.

Grande boa vontade embrulhada em papéis coloridos de aceitação.

Paz , saúde e prosperidade, irmão!

nov-2006

luferretti
Enviado por luferretti em 28/11/2006
Reeditado em 28/11/2006
Código do texto: T304070