( Presépio da Igreja São Sebastião de minha cidade)


Olá caros amigos,


No Natal não é preciso dizer grandes coisas, nem repetir palavras bonitas. Acho que estamos saturados disso porque fala-se tanto e o mundo continua o mesmo. Ou melhor, as pessoas continuam as mesmas ou até piores. Elas falam em desejo de mudança, mas no fundo acho que não queremos mudar, ou seja, existe em nós uma tendência homeotástica como disse a terapeuta da autora de um livro que estou lendo. Temos medo de mudar e ficar pior.
 Bem, mas relendo um informativo do Padre Reginaldo Manzotti, me fixei em apenas uma coisa que ele disse: que nós, nessa caminhada capengamos, caímos, todo ano.  Isso é uma grande verdade e esse ano de 2016 foi um ano muito difícil em todos os sentidos. Mas nessa época natalina surge-nos a oportunidade de uma nova luz. A oportunidade de levantar e endireitar nossas veredas, porque senão como Cristo nascerá em nossos corações? E como seguiremos nossa peregrinação? Cristo nos dá essa oportunidade no Natal através da reflexão. E refletir é sempre muito importante para aprender administrar as crises que vem junto com o pacote de nossas vidas, porque muitas coisas e pessoas não podemos mudar. Outras sim nós podemos e uma delas é nós mesmos.
As crises vem talvez como uma oportunidade para repensar a vida, o modo de viver. Vem para nos evoluir. Isso tenho aprendido ao longo desse ano com a família Amor Exigente e apesar de às vezes resistir, confesso que tenho me descoberto mais forte e também descoberto que, apesar de tudo, o que importa mesmo é a graça de Deus em nós. Na verdade tenho descoberto muitas coisas, inclusive que viver um dia de cada vez é uma forma de viver melhor. Claro que nunca seremos perfeitos. Estamos eternamente em construção, por isso é importante viver um dia de cada vez para irmos nos moldando sem ansiedades. O amanhã não sabemos se existirá. Mas quando ele chegar resolveremos os problemas dele ou viveremos a alegrias dele.
Por isso quero relembrar uma frase da cantora Joan Baez: “você só pode decidir como vai viver AGORA”...
Portanto que a luz de Cristo nesse Natal  ilumine nosso “AGORA”. E como disse o Padre Reginaldo Manzotti: “retomemos o caminho para gruta, retomemos e condicionemos a nossa vida pessoal e familiar na busca de Deus”.
FELIZ NATAL a todos...
 
DEZEMBRO DE 2016