A espera pelo Natal ou Quando virá o Messias?

A espera pelo Natal sempre circundou o coração humano. É um sentimento antigo. Por centenas de gerações antes do primeiro Natal, durante as festas das famílias judias, ouvia-se a recorrente pergunta: “Quando virá o Messias?”.

A espera milenar chegou ao fim com uma surpreendente anunciação do nascimento de Jesus por incontáveis seres angelicais que não se limitam a tempo, espaço e meios de transporte. Um estrondoso coral de anjos aguardava apreensivo o momento de darem esta boa notícia como lemos em Lucas 2:14 “E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: “Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.“. A ansiedade dos que esperavam encontrou um oceano de paz e salvação segura.

Entretanto, a ansiedade de hoje pelo Natal tornou-se mãe de filhas virtuosas e outras nem tanto. A criatividade é uma dessas filhas. Ela é pau pra toda obra e o Natal é prato cheio com seus símbolos modernos. Neste ambiente, a criatividade e sua mãe ansiedade tem feito Papai Noel vestir seu macacão vermelho e aparecer bem mais cedo em helicópteros, trio elétrico e outros exóticos trenós. Recentemente vi pendurarem o “bom velhinho” em uma tirolesa para “chegar chegando”. Valeram-se de todo cuidado para que nem o homem de vermelho e tampouco as vendas de Natal viessem abaixo.

Os que esperam e celebram o Natal que traz a salvação tem coros e júbilos sobrenaturais, mas aos que esperam as variantes natalinas contentam-se com tirolesas, helicópteros e trios elétricos transportando um Papai Noel de saco cheio.

Desejo de todo coração que sua espera alcance neste Natal dádivas eternas de salvação!

Feliz Natal!