Reflexão de Natal

Eu não achava que seria tão duro assim, tão sofrido. Perdi meu chão. Minha família se desfez diante dos meus olhos, fiquei sem casa, sem um lar.

Perdi minha esposa, minha companheira, minha amiga, meu amor. Perdi a companhia dela, do meu filho, perdi o que me manteve de pé por muitas vezes que eu quis desabar, desistir.

Me ver em uma véspera de Natal sem estar ao lado da mulher que Deus me deu como esposa, sem estar ao lado do tão desejado filho, que foi a maior benção que Deus deu a nós dois, me fez cair em lágrimas, clamando a Deus por um fim em tão grande sofrimento.

Meu choro hoje foi mais sentido, mais triste que qualquer choro que eu já chorei, e foi mais dolorido que eu jamais pude imaginar que lágrimas seriam. A dor, hoje, doeu!

Hoje, sozinho com meus pensamentos, sou grato a Deus por ter me resgatado de um caminho que me afastava Dele diariamente. E o meu coração enganoso e pecaminoso ainda me faz “relutar” em aceitar de bom grado que todas as coisas cooperam para o meu bem, que em tudo devo agradecer, já que tudo coopera para o meu bem, e, o mais importante, que por tudo posso passar buscando a Deus e entregando minha vida para honrá-lo e glorificá-lo. (Romanos 8:28; 1 Tessalonicenses 5:18; Filipenses 4:13)

Sim, hoje estou mais triste do que a soma de muitos dias, mas essa tristeza é da falta que eu sinto de ter aqueles que eu amo perto de mim, jamais por me sentir abandonado pelo Deus que me sustentou por todos os dias da minha vida, isso é motivo de alegria e é o que me permite estar de pé e enfrentando todas as lutas, firmado na rocha que é Jesus Cristo. (Salmos 62:6, Salmos 71:3; Mateus 11:28-30)

É possível passar pela tribulação e sofrimento sem que nossa fé e esperança diminuam, sendo que o contrário é o que deve acontecer, essas situações devem nos fazer crescer em fé e comunhão com Deus. (Romanos 5:1-5)

Nada na minha vida foi mais difícil, mais doloroso, mais sofrido do que essa situação que eu estou passando, mas ao mesmo tempo eu nunca vi tanto de Deus em minha vida como tenho visto desde o dia 1º de outubro de 2021. (1 Coríntios 2:9)

Das lições que eu tirei de tudo isso, e foram algumas poucas no meio de tanta coisa, posso destacar que:

1) Quanto mais distante de Deus estamos, menos enxergamos a verdade de nossos atos – A nossa visão do que estamos fazendo fica alterada, maculada pelo pecado, e, distante do Espírito Santo, passamos a achar que até mesmo nossos erros estão dentro da vontade de Deus. Começamos a enxergar santidade em nossa vida e nossos atos, deixando de perceber que estamos em pecado e o quanto ofendemos a Deus com isso. (Romanos 8:7-9; Romanos 7:14-20; 2 Pedro 1:9; Sofonias 1:17; João 9:39-41; 2 Coríntios 4:4)

2) Nada pode preencher o vazio que sentimos senão a presença de Deus e do Espírito Santo – Nem riqueza, nem bebida, nem festa, nem pessoas que te bajulam, nem bens materiais que você deseja, nada, absolutamente NADA, pode preencher o vazio que sentimos sem a presença de Deus em nosso coração. Por mais que tenhamos o que nosso coração enganoso deseja, isso nunca supre o vazio de forma definitiva, apenas momentaneamente. E o vazio cresce e pede mais, assim que se vê satisfeito em seus desejos carnais, nunca sendo suficiente o que damos a ele. (2 Coríntios 3:17; Gálatas 5 19:24; Romanos 8:11; 1 Coríntios 2:12; Romanos 15:13; 1 Coríntios 12:7; Ezequiel 36:27; Gálatas 6:8; Efésios 5:18)

3) Com Deus tenho alegria, paz, satisfação e contentamento – Ainda que eu não tenha o que meu coração deseja, ainda que eu não tenha o que eu acho que preciso, ainda que as coisas estejam, supostamente, fora de controle, com Deus no meu coração posso ter paz para viver conforme o que Ele tem de propósito em minha vida, satisfeito e com contentamento naquilo que eu preciso e que Ele me dá, nem a mais e nem a menos do que eu realmente preciso, inclusive para meu crescimento espiritual, o que, de forma natural, me traz a alegria de saber que estou suprido por Deus em todos os aspectos que eu preciso na minha vida. (Filipenses 4:7; 1 Timóteo 6:8; Filipenses 4:11; Tiago 1:2; Gálatas 5:22; João 15:11; Filipenses 4:4; Romanos 14:17; Salmos 16:11)

4) A salvação é de graça, mas o andar com Cristo deve ser custoso – Deus nos dá a salvação de graça, e isso é Dele e não nosso para que ninguém se glorie disso. Porém o andar com Cristo é custoso, já que todos os dias devemos lutar contra nossa carne e nosso coração pecaminoso, para viver de maneira santa em um mundo perdido, que jaz no maligno. Pagamos o preço de sermos vistos como loucos ou bitolados, já que devemos viver para agradar a Deus e não a homens, pagamos o preço de ter de abrir mão de viver conforme nosso coração para viver conforme Jesus viveria no nosso lugar, e isso nos faz decidir o tempo todo contra nossa carne e contra os padrões do mundo. Temos de abandonar tudo (desejos carnais, vida pecaminosa, padrões mundanos) e carregar a nossa cruz para seguir a Cristo. (Efésios 2:8-9; 2 Coríntios 10:3; Filipenses 1:29; Lucas 9:23, Gálatas 5:24; 2 Coríntios 5:14-17)

Sou grato a Deus por tudo, e sei que o choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã, sem esquecer que a noite é do tempo de Deus e não do meu tempo de homem, não ficando ansioso ou preocupado com o dia de amanhã. (Salmos 30:5; Mateus 6:34; Filipenses 4:6)