A Leveza do Ser

Quero falar das amenidades e levezas do nosso ser, aquelas coisas que passam por nós e pouco percebemos e quase não prestamos atenção. Quando elas passam deixam apenas um leve perfume ou como se fosse uma breve brisa suave em nosso ser. Não deixam lembranças fortes e nenhum peso em nossos sentimentos. As vezes, são até imperceptíveis em nossa consciência e não anunciam presságios ou marcam nossa vida de forma mais profunda, mas também podem trazer alegria e infinitas saudades.

A pouco passamos por um lago tranquilo na sua quietude muda e, fina conformação. Todos os dias poderia passar por aquele lago e ele estaria lá no mesmo lugar, quieto e mudo como sempre. Vez em quando o vento encrespando sua superfície o faz um pouco diferente, pequenas ondas a balançar e o movimento em diversas direções. Outros momentos, o sol brilhando mais fortemente faz suas águas brilharem, como um espelho refletindo sua luz. De noite as estrelas brilhando como pérolas na sua superfície e a Lua Cheia clareando suas águas, prateando e refletindo o belo luar. Mas tudo isso pode ser apenas uma linguagem poética de ver as coisas. O que importa tudo isso, para uma mente ocupada com os ofícios da vida, o atropelo dos dias e as metas a serem vencidas na luta pela sobrevivência e na conquista do dia a dia? Poderia passar milhares de vezes por aquele lugar e nem mesmo ver o lago, quieto, mudo, preso em suas margens sólidas e bem definidas, obscuro na sua profundidade, surdo aos meus anseios e a minha fome de liberdade.

Assim também, às vezes, passamos pela vida, sem perceber muitas coisas que estão contidas dentro de nós (más ou boas) ou próximo da gente, bem perto mesmo, na nossa presença ou na nossa frente. Mas, que não vemos e não percebemos por distração ou ocupação com outras coisas “mais importantes” ou as quais damos mais importância. O auto conhecimento só pode ser desenvolvido pela auto observação e pela humildade de sabermos que pouco sabemos de nós mesmos e de tudo quanto há. Todo ser humano tem um enorme potencial dentro de si que está muito além daquilo que imaginamos, mas que raramente é despertado. Talvez por falta de oportunidades ou de circunstancias favoráveis que levem a pessoa a se desenvolver de forma contínua até o topo de sua capacidade. Ou mesmo, porque a pessoa não despertou no seu interior o querer para progredir ou não deixou de lado a preguiça mental para o exercício da sua consciência.

Para subir ao topo é preciso força de vontade, se levantar continuamente e buscar o caminho certo e, se preciso for, devemos construir o próprio caminho, fazendo por onde conseguir nossos objetivos e não desistindo nunca. Temos na terra verdadeiros tesouros que são desconhecidos da maior parte da humanidade e que, as vezes, só muito tarde, as pessoas se dão conta da sua existência. Assim, vivem e morrem pobres de espírito, mesmo tendo nascidas com um imenso crédito na sua forma humana, poderes que não são usados e riquezas que não são percebidas. Passam a vida como que esquecidas e morrem ignorantes, enquanto o conhecimento espera um dia o despertar espiritual.

Tem coisas na vida de uma pessoa que somente ela pode resolver e não adianta nada se lastimar ou reclamar. A vida, para ser leve e ao mesmo tempo profunda, precisa de uma decisão interna que começa com uma observação constante de si mesmo e uma luta interior para retirar e transformar aquilo que existe de negativo dentro da pessoa. Se essa luta for bem definida, então gradualmente alguns traços permanentes irão se formar, iniciando um processo de iluminação, que irá cristalizar forças importantes dentro de si. Essas forças podem movimentar o progresso espiritual e de aperfeiçoamento do ser humano tornando-o forte e inabalável. Deste modo, uma pessoa se torna muito mais forte que outras que nunca passaram por onde ela passou. Nesse processo a pessoa encontra a Paz interior e a leveza do seu Ser, pois compreende que a vida é breve e deve ser bem vivida, sem culpas, sem medo e sem preocupações. Acreditar em si mesmo, ter auto confiança e determinação naquilo que queremos faz com que a pessoa não saia do seu centro, não se perturbe com as dificuldades passageiras, não se preocupe com o seu futuro, não ache que o fardo é muito pesado de carregar, não se ofenda com palavras e atitudes alheias, enfim o caminhar se torna tranquilo e suave, mesmo que haja sofrimentos e desafios a passar. Quando temos amigos e acreditamos em Deus, não estamos sozinhos neste caminho e sempre temos a quem pedir um socorro e sermos auxiliado.

Deus está nas pequenas coisas da vida e também nas pequenas criaturas, como diz Cecília Meireles no seu poema “Sem fim”:

"No mistério do sem-fim

Equilibra-se um planeta.

E, no planeta, um jardim,

E, no jardim, um canteiro;

no canteiro uma violeta,

E, sobre ela, o dia inteiro,

Entre o planeta e o sem-fim,

A asa de uma borboleta."

Assim também os pequenos gestos podem transmitir grandes mensagens. Um leve sorriso pode significar muito a quem dá e a quem precisa e recebe. O desenvolvimento da gentileza, do sorrir, da amabilidade, da generosidade facilita a vida de qualquer pessoa. Tudo isso precisa da presença da humildade, a maior das virtudes humanas. Esse dom que faz com que a pessoa compreenda mais as criaturas, o Criador e toda a sua obra.

Como faz falta a humildade nas pessoas de um modo geral! Quantos conflitos a serem evitados, desgastes desnecessários! Como passamos despercebidos perante as pessoas quando temos esse dom em nós! Somente aqueles que tem olhos abertos podem ver, assim como poucos vêem Jesus e outros seres iluminados. Como faz bem um sorriso em horas de tensão, como um pedido de desculpa ameniza uma situação de desentendimento! Como é difícil ver as pessoas dispostas a suavizar a sua vida e a dos outros!

Todo aquele que coloca dificuldade na vida das outras pessoas também será colocado a prova com as dificuldades alheias. Tudo virá de volta de acordo com as nossas obras.

Como posso tornar-me mais suportável ao longo do tempo a mim mesmo e aos outros?

Não pesar tanto a si e também aos outros!

Não se culpar por falhas que cometeu por ignorância, pois essa é a nossa natureza, imperfeita e sujeita às imperfeições! Precisamos é reconhecer, aprender e se aperfeiçoar, esse é o caminho do ser humano.

Não podemos ser por demais severos conosco mesmo, tão pouco ser relaxados e desajustados ao ponto de incomodar quem está a nossa volta. Para isso precisamos do equilíbrio emocional, mental e espiritual.

O grande sentido da vida, o amor, aquele que conforta, ameniza, preenche, eleva, une, transforma, edifica, faz o ser humano viver a vida plena. Para esse desenvolvimento é preciso nossa atenção permanente, o nosso olhar constante, o cuidado com esmero e a nossa presença. Sem essa dedicação dificilmente a pessoa desenvolve o amor dentro de si. É preciso cativarmos uns aos outros para que essa força cresça em nós. Nessas coisas residem nossa salvação desse mundo de pecadores.

Vivamos a vida que Deus nos deu com simplicidade e gratidão e ela será generosa conosco e nos dará a maior fortuna que existe na terra.

Lua Crescente, Boston, 3 de março de 2017