Reflexão Bíblica do Domingo, 31.12.2017(Lc,2, 22-40)

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 30.12.17, sábado, às 17:13 horas

Local: São Paulo,SP. Brasil

1ª.Leitura: Eclesiástico 3, 3-7.14-17ª

2ª. Leitura: Colossenses 3, 12-21

Salmo 128(127)

________________________________________________________

Neste domingo, celebramos a Festa da Sagrada Família. O evangelho de amanhã(31), está previsto em Lucas, capítulo 2, versículos de 22 a 40.

SINOPSE: Maria e José levam o menino ao Templo, em Jerusalém, para a purificação segundo a Lei de Moisés.“Todo primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor. Como eram de família simples e humilde, levaram um para de rolas e dois pombinhos para serem oferecidos em sacrifício, conforme a lei Mosaica.

Simeão era um homem justo e piedoso. Não queria morrer ser ver a vinda do Salvador. 25.O Espírito Santo estava com ele. Ele tinha tido a Revelação do Espírito Santo de que não morreria sem primeiro ver o Messias. E profetiza que Ele seria sinal de contradição em Israel.

Simeão e Ana, a viúva de 84 anos, representam os pobres que esperam a libertação de Israel. Ele vai dividir as pessoas entre pobres que acreditam no Menino Deus e os ricos que esperam um Messias, coberto em ouro, que iria libertar o povo judeu do jugo do Império Romano.

Simeão pega o Menino nos braços e profetiza: “Agora Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar o teu servo partir em paz. Porque meus olhos viram a tua salvação, que preparastes diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel”. Uma espada há de atravessar-lhe a alma, diz à Maria Santíssima, Mãe de Jesus.

______________________________________________________

COMENTÁRIO A. BIGCUORE. Fico imaginando qual deve ter sido a reação de Maria, quando o profeta Simeão, lhe diz que o menino seria causa de contradição e que uma espada iria transpassar-lhe a alma!

Deve ter ficado meio atônita com a previsão pessimista sobre o Menino Deus.(aqui mostra a sua parte humana).

Mas, no íntimo, Maria tinha consciência de que seria Mãe do Salvador, pois o Arcanjo São Gabriel, quando da Anunciação, lhe revela: “O Espírito Santo virá sobre você, e a força do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus”.(cap. 1, 35).

___________________________________________________

LECTIO DIVINA: como podemos contextualizar o trecho supra?. A familia patriarcal de então, é bem diferente nos dias de hoje(2.017).

Todas elas tem imperfeições. O que não se pode mudar é o AMOR que deve ser o centro de qualquer família. O respeito entre pais e filhos e entre a família e sociedade, enfim, no mundo das relações humanas.

O Evangelista João, nos diz em uma de suas cartas, que DEUS É AMOR!. Sem dúvida, é o melhor conceito de Deus que já ouvi.

Hoje, neste mundo maluco em que vivemos, com muitas guerras e terrorismo, injustiças sociais gritantes, sobretudo no terceiro mundo, como sobreviver sem perder a sua essência?

Entendo que a ORAÇÃO, a meditação da Palavra de Deus, a vida sacramental (confissão e eucaristia) para nós cristãos católicos, são ESSENCIAIS para a sua sobrevivência.

Usar a tecnologia, como diz o Santo Papa Francisco, para a propagação do bem; da boa nova do Evangelho de Jesus, enfim, transmitir bons conhecimentos; agindo assim, o Espírito Santo faz morada no seio da família.

Resgatar a oração do Rosário e leitura da Bíblia, em família ajuda muito a mantê-la UNIDA e forte para enfrentar as vicissitudes da vida secular.

Uma pergunta se impõe: como está a sua família hoje? Ela é unida ou desunida? Está somente preocupada com os bens deste mundo ou tem consciência plena de que estamos aqui de passagem?

______________________________________________________

Fonte: ( 1 ) Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.312

(*) autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

______________________________________________________