Para muitos, a oração do Pai nosso ensinada por Jesus, não passa de um mantra que é repetido quase sem pensar, como se algum poder existisse em uma simples repetição.
Mas sabemos que esse modelo de oração ensinado por Jesus não é para ser meramente repetido, mas entendido de uma forma profunda. Devemos saber por que estamos orando. Devemos saber o que Deus quis comunicar com esse modelo simples e profundo de oração. Vamos entender grandes lições que a oração do Pai nosso traz ao nosso coração. Entender essas lições é entender o que o Pai nosso deseja de nós e como Ele deseja que nos portemos e nos apresentemos perante ele.

As grandes lições da oração do Pai nosso

(1) Aprenda o sentido da sua vida

Temos visto como nunca pessoas vivendo uma vida sem sentido, sem direção. Mesmo pessoas que estão na igreja, muitas vezes ainda não conseguiram achar o sentido da sua vida. Vivem vidas vazias, sem rumo, levadas pelas circunstâncias que lhes atingem dia a dia, e que nem sempre as levam para perto de Deus.

A oração do Pai nosso nos ensina aqui uma grande lição:

Mateus 6:9-10;

9 - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10 - Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

Como Deus é santificado?
Como o reino Dele vem?
Como a vontade Dele é feita?

A resposta a essas perguntas está em nossa atuação como filhos de Deus, ou seja, não apenas desejamos que estas coisas boas aconteçam, mas vivemos a nossa vida com um sentido claro de fazer a vontade do Pai, de santificá-Lo, de viver o reino Dele e apresentá-lo a outros.

A grande lição aqui é aprendermos que em Deus, e na busca de fazer a vontade Dele, encontramos o sentido verdadeiro da nossa vida. E é por isso que podemos chamá-Lo de Pai. Quem não busca essas coisas não tem Deus como Pai. Quem não acha esse sentido para a sua vida não consegue ver Deus como um Pai nosso.

(2) Aprenda a saciar os seus desejos

Encontrar o sentido da nossa vida em Deus não é a única coisa que precisamos para vivermos plenamente. Temos outras necessidades. Necessidades físicas e emocionais. Nesse sentido, o Pai nosso nos ensina:

Mateus 6:11 - O pão nosso de cada dia nos dá hoje;

O grande ensino aqui é buscar em Deus a saciedade das nossas necessidades. Isso não significa que devemos orar e não fazer nada, ficarmos apenas esperando Deus nos servir. Não; Significa que munidos de um sentido de vida muito bem claro, buscaremos andar nos caminhos de Deus, trabalharemos com a força que Ele nos dá, buscaremos deixar algum legado abençoado a este mundo e, enquanto vivemos nossa vida dessa forma, Deus nos saciará em nossas necessidades de hoje.
Jesus é o maior exemplo disso. Apesar de não ter riquezas, viveu plenamente e saciado pelo Pai em todas as suas necessidades. Sabedores que seremos saciados pelo Pai, o nosso coração pode descansar das ansiedades e preocupações que destroem a nossa paz.

(3) Aprenda a se livrar do peso da culpa

Nossa natureza humana vez ou outra nos surpreenderá. Feriremos e poderemos também ser feridos. Esse é o peso do pecado, o peso da culpa que o pecado nos traz. O grande ensino do Pai nosso é este:

Mateus 6:12 - E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

Pedir perdão e perdoar deve fazer parte da vida dos filhos desse Pai nosso. O pai perdoa o filho arrependido, nos liberta do grandioso peso que a culpa nos traz, mas exige, ao mesmo tempo, que também tiremos a culpa de outros ombros, que também perdoemos, assim como ele nos perdoa. Os filhos de Deus não devem carregar esse peso terrível da culpa e nem devem colaborar para que outros também o carreguem.

(4) Aprenda a superar o medo do mal

Quem conhece o Pai nosso profundamente sabe que ele odeia o pecado. Ele não suporta ver Seus filhos manchados com ele. A grande lição do Pai nosso nos orienta:

Mateus 6:13 - E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém
.
Outra versão

“e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre” (Mateus 6:13).

Por mais fortes que possamos ser, em nosso íntimo, temos medo do mal. O maligno naturalmente desperta em nós um medo avassalador. Isso ocorre porque o maligno busca sempre atentar contra o nosso desejo de amar e servir ao Pai nosso.

A grande lição aqui é unir-se ao Pai. Não temos o poder de nos livrar do mal.
Mas, junto com o Pai, podemos resistir ao mal, podemos ser libertos dele, podemos ficar de pé. Mas só na presença do Pai isso é possível. Quando, por algum motivo, deixamos a presença Dele somos presas desprotegidas para o maligno.

Finalizando

9 - Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu,
que todos reconheçam que o teu nome é santo.
10 - Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!
11 - Dá-nos hoje o alimento que precisamos.
12 - Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam.
13 - E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. (Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém.”) (Mateus 6:9-13)

Glória a Deus, Amém Senhor.
NRS14032018
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 19/05/2018
Reeditado em 21/06/2018
Código do texto: T6341027
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.