Documentário=complexo gira lata

Qual é a crítica que o documentário faz ao preconceito difundido e absolvido pela elite brasileira ( documentário=complexo gira lata)

'Complexo': série do RJTV mostra como fuzil e drogas fazem parte da rotina de moradores há décadas. Longa recebeu o prêmio de Melhor Filme Internacional de Direitos Humanos. Artivist Film Festival em Hollywood, nos Estados Unidos. Há mais de 30 anos a presença de drogas e armas de grosso calibre são uma constante nas comunidades que formam os conjuntos de favelas do Alemão e da Penha. O documentário baseia-se nos depoimento de três moradores do conjunto de favelas e, apesar das filmagens terem ocorrido durante uma grande operação policial em 2007, não há cenas de grande violência. Ao invés de sangue, o diretor Mário e o diretor de fotografia Pedro priorizaram os dramas pessoais e visões de mundo de Seu Zé, responsável pela Associação de Moradores do Complexo há mais de 30 anos, Dona Célia, mãe de sete filhos, e MC Playboy, cantor de funk admirado na comunidade. Também conta com depoimentos de traficantes, mas é por meio desses três personagens que os irmãos Patrocínio aproximam o espectador de uma realidade que, até a invasão do Complexo do Alemão pelas Forças Armadas no fim do ano passado, era quase sempre associada unicamente ao crime organizado.

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 22/05/2018
Código do texto: T6343890
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.