Evangelho do Domingo, 29.07.2018(Jo,7,16)

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 29.07.18, às 09:50 horas

Local: São Paulo,SP.

Evangelho - João 6,1-15

Um grande profeta surgiu, surgiu e entre nós se mostrou; é Deus que seu povo visita, seu povo, meu Deus visitou! (Lc 7,16)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Depois disso, atravessou Jesus o lago da Galiléia (que é o de Tiberíades.)

Seguia-o uma grande multidão, porque via os milagres que fazia em beneficio dos enfermos.

Jesus subiu a um monte e ali se sentou com seus discípulos.

Aproximava-se a Páscoa, festa dos judeus.

Jesus levantou os olhos sobre aquela grande multidão que vinha ter com ele e disse a Filipe: Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?

Falava assim para o experimentar, pois bem sabia o que havia de fazer.

Filipe respondeu-lhe: Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pedaço.

Um dos seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:

Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes... mas que é isto para tanta gente?

Disse Jesus: Fazei-os assentar. Ora, havia naquele lugar muita relva. Sentaram-se aqueles homens em número de uns cinco mil.

Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente dos peixes lhes deu quanto queriam.

Estando eles saciados, disse aos discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.

Eles os recolheram e, dos pedaços dos cinco pães de cevada que sobraram, encheram doze cestos.

À vista desse milagre de Jesus, aquela gente dizia: Este é verdadeiramente o profeta que há de vir ao mundo.

Jesus, percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte.

Palavra da Salvação.( 1 )

____________________________________________________

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. O que podemos inferir do texto em tela?

Antes de mais nada, convém ressaltar que o Mestre sempre que precisava tomar uma decisão, subia a alguma montanha para refletir. Neste caso, nos diz o Evangelista João, que Ele leva consigo dos apóstolos.

Estava se aproximando a Páscoa dos judeus. Havia uma grande multidão que acompanha Jesus, por onde Ele andasse.

Para testar Filipe, Jesus lhe faz a pergunta: onde compraremos comida para essa multidão? Felipe lhe responde que possuía apenas 200 denários.

O Mestre sabia o que fazer, afinal, Ele era o Filho de Deus e tinha o poder para realizar milagres. E o faz. Havia um menino com 5 pães de cevada e 2 peixes. Jesus manda que a multidão se acomode e realiza o MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO. Todos comeram, cerca de 5.000 pessoas e, ainda, sobraram o suficiente para encher doze cestos!

Os exegetas vêem nesta passagem, uma PRÉFIGURAÇAO DA SANTA EUCARISTIA. Gesto que Jesus realizou na última ceia, no cenáculo.

“Tomai e comei isto é o meu corpo; tomai e bebei este é o meu sangue. Fazei isto em memória de mim”.(Lc,22, 19-20)

Jesus, com este gesto, ensina aos discípulos a importância de se PARTILHAR os bens com os mais fragilizados da sociedade. Ele sinaliza que o verdadeiro amor, que a verdadeira felicidade, está em PARTILHAR A VIDA, com os nossos semelhantes!

No caso de nosso País o Brasil, se os políticos não roubassem, sobraria muitos recursos para se fazer a chamada JUSTIÇA SOCIAL. Poder-se-ia melhorar o perfil da distribuição de renda.

PERGUNTAS PARA REFLETIR EM GRUPO:

0.1. O que a sua comunidade faz para minorar os sofrimentos dos mais pobres da Paróquia?

0.2. Será que, em minha vida pessoal, estou pensando só em acumular riquezas e posteriormente usufrui-la egoisticamente?

0.3. Colabora com o dízimo em minha paróquia?

Um feliz e santo domingo a todos! Desça sobre você e toda a sua família, a benção do Deus, rico em misericórdia, Ele que é + Pai, + Filho e + Espírito Santo, amém!.

_____________________________________________________

JESUS TE AMA E QUER TE VER FELIZ!

_____________________________________________________

(*) autor é Escritor e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável.

(1) texto extraído do site católicoorante.org.br

_____________________________________________________