Palavra de Deus. Evangelho do Domingo, 12.08.2018.(Jo,6,41-51)

PALAVRA DE DEUS. EVANGELHO DO DOMINGO 12.08.2018

EvangelhO - João 6,41-51

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou o pão vivo, descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver. Eu sou o pão vivo, descido do céu, amém, aleluia, aleluia! (Jo 6,51)

“Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João

Naquele tempo, os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”. Eles comentavam: “Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?”

Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído vem a mim.

Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. – Palavra da salvação.”( 1 )

_______________________________________________________

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. O presente evangelho é continuação da catequese eucarística do Evangelista João.

Os judeus não aceitavam a novidade introduzida por Jesus. Eles comeram o maná no deserto e morreram. Para os judeus esta afirmação era chocante com a religião de Moisés.

O novo sempre é “ameaçador”, pois os tirava da zona de conforto. Jesus, o vinho novo, como ele mesmo diz, Ele veio para aperfeiçoar a Lei Antiga dos Judeus e não revogá-la!.

Mas, eles se sentiam ameaçados. E quando o Mestre diz que ele é o “PÃO VIVO DESCIDO DO CEU”: quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que é a minha carne dada para a vida do mundo”(v. 51), os fariseus ficaram furiosos. Mas ele não é o filho do carpinteiro? Filho de José? E como pode ter descido do céu? (note o preconceito dos judeus).

Eles se apegavam a uma religião meramente RITUALISTA e se esqueciam do essencial que é o Amor, a compaixão, a misericórdia. Diz o profeta, Oséias, “eu quero a misericórdia e não o sacrifício”.

Por isso, que é essencial a todo cristão participar semanalmente a Santa Celebração Eucarística, que é uma atualização da última ceia. Sacrifício e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Tomai e comei este é meu corpo. Tomai e bebei este é o meu sangue!(Lucas 22).

Para todo cristão, o santo Sacramento da Eucaristia, é o pão dos anjos, o pão eucarístico que nos dá força, aumenta a nossa fé, para continuarmos a nossa caminhada rumo ao Pai Celestial.

Mas, o mais importante, é NÃO guardarmos egoìsticamente este pão em nosso coração, mas sim, distribuí-lo aos nossos semelhantes. Recebei de graça, dai de graça. O pão eucarístico é para todos! Devemos sempre partilhá-lo com os nossos irmãos e irmãs.

Que desça sobre você e sobre a sua família, a bênção do Deus, rico em misericórdia, Ele que Pai +, Filho+ e Espírito Santo+, amém!

______________________________________________________

(*)autor é escritor e comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). Também seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

(1) texto obtido do portal Catolicoorante.org.br

______________________________________________________