Palavra de Deus para HOje. Domingo 07.10.2018

Antoni BigCuore*

Data: 07.10.2018

Hora: 10:49 horas

________________________________________________________

Anúncio do Evangelho (Mc 10,2-16)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 2alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?”

4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher.

7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto.

11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e se casar com outro, cometerá adultério”. 13Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam.

14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.( 1 )

Palavra da Salvação! Glória a Vós Senhor.

_________________________________________________________

REFLEXÃO A. BIGCUORE: Hoje dia importante no calendário romano, cristão católico. Memória de Nossa Senhora do Rosário. A chamada batalha de Lepanto. Recordamos abaixo.

________________________________________________________

"Maria apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão.

Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.

A celebração de hoje convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.

A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.

Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão: “Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério”.

Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas – por isso Rosário – é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós! ( 2 )

________________________________________________________

SOBRE O EVANGELHO DE HOJE:

No evangelho de hoje, há duas vertentes: a primeira Jesus fala sobre o divórcio. A segunda, Jesus repreende os discípulos que não queriam que as crianças se aproximassem do Mestre.

"Deixem as crianças vir a Mim. Não lhes proíbam, porque o Reino de Deus pertence a elas. Eu garanto a vocês: quem não receber como criança o Reino de Deus, nunca entrará nele".( 3 )

Os fariseus sempre querendo colocar Jesus, numa "saia justa", então lhe perguntam se era permito o homem se separar da mulher. O Mestre lhes diz que, pela dureza do coração deles, é que Moisés, permitiu a carta de divórcio, em caso de adultério.

Os tempos modernos são bem diferentes do contexto sociocultural em que viveu Jesus. Mas, a Igreja Crista Católica é contra o divórcio. Ela entende que a união deve ser para sempre. Mas, infelizmente, por influência da "mentalidade do mundo", com suas mazelas e dificuldades, o divórcio acabou se disseminando pelo mundo e, como já era previsto, NÃO RESOLVEU o problema da felicidade humana!

Casamento é como um banquinho de 3 pés: 1 pé é formado pelo homem, outro pela mulher e o terceiro por Deus. Se não houver, esta comunidade a três, este casamento está fadado ao fracasso.

Uma vez ouvi de um padre Jesuíta, que "NEM TODOS OS CASAMENTOS FORAM UNIDOS POR DEUS"!.

Tem casamento que é passível de anulação pelo Tribunal Eclesiástico.

Amar como uma criança, eis o caminho para ser feliz!. A criança não discrimina, ela se socializa com as demais crianças, de maneira espontânea, pura e verdadeira.

Que as nossas relações humanas, sejam pautadas pelo equilíbrio, respeito e solidariedade. Assim, estaremos construindo uma sociedade melhor e mais fraterna.

Que desça sobre você, a sua família e seus amigos, a Bênção, do Deus rico em Misericórdia, Ele que é +Pai, + Filho e Espírito Santo+,amém!

_______________________________________________________

(1) texto capturado do portal canção nova.

(2) idem, idem.

(3) Bíblia Paulinas, edição pastoral, ano 1.989, página 1.296.

_______________________________________________________

Antoni BigCuore é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

_______________________________________________________