QUEM SEMEARIA UMA SEMENTE BOA EM UM SOLO RUIM?

Marcos 4:3 – Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.

A parábola do semeador ensina muito mais do que os vários tipos de solo que podem receber as sementes (à beira do caminho, em solo rochoso, entre espinhos, terra boa). Na parábola do semeador, a maioria do público que ouvia Jesus, certamente, era de pessoas que sabiam lidar com a plantações e sementes. Em sua maioria eram agricultores e pecuaristas que sabiam os segredos para lidar com a terra e retirar dela o seu melhor.

Jesus começa a parábola identificando o principal personagem, o semeador.

Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. (Marcos 4:3)

Na verdade, esse semeador não tem uma identidade, um documento. Jesus deseja que seus ouvintes se vejam no papel do semeador da história.

Mas o mais impressionante desse ensino é a forma como o semeador semeava a semente. Ele não a distribuía apenas nos solos mais férteis e preparados como era o mais óbvio. O semeador deixa cair sementes [propositalmente] em solos que, em sã consciência, ninguém semearia semente alguma (à beira do caminho, em solo rochoso, entre espinhos.

Marcos 4. 1-9;

1 - E outra vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar.

2 - E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina:

3 - Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.

4 - E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram;

5 - E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda;

6 - Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se.

7 - E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto.

8 - E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem.

9 - E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Provavelmente esse “semeador” confundiu muito as pessoas.

Inclusive os apóstolos consultaram Jesus em reservado, pois não compreenderam bem o ensino do Mestre Jesus Cristo.

Mas não há confusão! A tarefa do semeador é primeiramente se identificar como semeador e saber da sua missão. Não são todos que decidem semear. Alguns, mesmo tendo sementes, preferem guardá-las e não usá-las e, claro, desagradam a Deus agindo assim.

É preciso “sair” para semear como vemos nos versículos.

Com relação aos solos, o crente semeador deve semear a palavra em todo tipo de solo que tiver oportunidade. Deus é quem cuida do crescimento e não quem semeia. O semeador apenas semeia.

O crescimento da semente não deve preocupá-lo. Paulo também mostrou essa realidade.

1 Coríntios 3:6 - Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.

Assim, cada um de nós deve refletir a respeito do ser semeador da seara de Cristo Jesus, do buscar ter sementes, e do sair para espalhá-las nos mais diversos locais e não somente naqueles que parecem mais férteis para nós.

Glória a Deus, Amém Senhor. -

NRS03012018

Glorifiquemos o filho, Jesus, para que o nosso Pai Celestial seja

glorificado.

Glória a Deus, Amém Senhor.

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 16/01/2019
Código do texto: T6552673
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.