AMAI OS VOSSOS INIMIGOS

Antoni BigCuore*

Data: 24.02.2019, domingo, às 11:06 horas

Local: São Paulo,SP.,Brasil

____________________________________________________

Evangelho Segundo - Lucas 6, 27-38

____________________________________________________

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27”A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. 30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva.

O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis?

Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.

36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor! ( 1 )

____________________________________________________

REFLEXÃO A. BIGCUORE. O texto em tela, um dos mais bonitos da Bíblia, nos remete ao verdadeiro amor que Jesus ensinou a seus discípulos e, também a nós, no tempo de hoje.

Se amardes os seus amigos, que mérito há nisto? Indaga o Mestre. Os pagãos também o fazem.

A essência do Amor de Deus, é a GRATUIDADE!. Amar sem nada exigir em troca. Amar os inimigos e orar por eles, é a essência da mensagem evangélica de hoje, dentro da liturgia cristã católica.

“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados: não condeneis e não sereis condenados; PERDOAI, e sereis perdoados.” (versículos 36-37).

Todo cristão autêntico DEVE amar os seus inimigos ou adversários. Deve amar qualquer pessoa, indistintamente de sua cor, raça ou religião. O amor de Deus, é um amor compassivo, misericordioso. E nossa atitude como cristão, deve seguir esta exortação do Mestre Jesus.

Deus seja louvado!. Feliz e santo domingo a todos!

____________________________________________________

(1) Portal Católico Orante

(2) Bíblia Jerusalém, Paulus editora, página 1.940.

(*) autor é Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça sua página poética e filosófica: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

_____________________________________________________