Senão se Converterdes, Morrereis. (Lc,13,1-9)

Antoni BigCuore*

Data: 24.03.2019, domingo, às 10:53 hrs.

Local: São Paulo,SP.,Brasil

____________________________________________________

Evangelho - Lucas 13,1-9

____________________________________________________

Glória e louvor a vós, ó Cristo.

Convertei-vos, nos diz o Senhor, porque o reino dos céus está perto (Mt 4,17).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

13 1 Neste mesmo tempo contavam alguns o que tinha acontecido a certos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.

2 Jesus toma a palavra e lhes pergunta: “Pensais vós que estes galileus foram maiores pecadores do que todos os outros galileus, por terem sido tratados desse modo?

3 Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.

4 Ou cuidais que aqueles dezoito homens, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os demais habitantes de Jerusalém?

5 Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo”.

6 Disse-lhes também esta comparação: “Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou”.

7 Disse ao viticultor: ‘Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a; para que ainda ocupa inutilmente o terreno?’

8 Mas o viticultor respondeu: ‘Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo.

9 Talvez depois disto dê frutos. Caso contrário, cortá-la-ás’”.

___________________________________________________

REFLEXÃO A. BIGCUORE. O evangelho em tela, nos traz à mente as tragédias do mundo de hoje. Especificamente, no Brasil, represas de Mariana e Brumadinho. No sul da África, terremotos matando centenas de pessoas.

Certamente entre elas, existiam pessoas boas e ruins. Compassivas e más. Entretanto, as tragédias aconteceram matando justos e injustos.

O que Jesus nos pede é que devemos nos CONVERTER. Mudança de mentalidade (metanóia) do grego. Converter é MUDAR DE VIDA.

Passar de uma vida de prazeres, hedonismo, para uma vida essencialmente espiritual. Sermos pessoas boas, generosas, com coração compassivo e penitente.

A Quaresma é tempo propício para isto. Que tal, fazermos um pacto com nós mesmos para a cada dia sermos melhores?

Estudar mais a Bíblia (Palavra de Deus), deixando, de lado, um pouco o celular. Fazermos cursos catequéticos; participara de alguma Pastoral na sua paróquia; estudar mais; se preocupar mais com o meio ambiente (a casa comum) como diz o Santo Padre o Papa Francisco?

Diz o Mestre: “..3senão se arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo”.

Um feliz e santo domingo a todos! Saúde, paz e alegria em seus corações!

___________________________________________________

(*)autor é amigo do bem e divulgador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

_____________________________________________________